GRUPO DE ORACAO SAO FRANCISCO DE ASSIS-VAZANTE-MG
C.I.C. nº 2416 “Os animais são criaturas de Deus. Deus envolve-os na sua solicitude providencial (cf. Mateus 6,26). Pelo simples facto de existirem, eles o bendizem e lhe dão glória (cf. Daniel 3,57-58). Por isso, os homens devem estimá-los. É de lembrar com que delicadeza os santos, como um S. Francisco de Assis ou S. Filipe Néri, tratavam os animais.”
―Francisco de Assis
Lucimar fez a abertura do Grupo de Oração num clima de muito fervor.
O Espírito Santo de uma forma maravilhosa e criativa foi agindo com poder tocando os corações, ungindo o povo, o local e abrindo as mentes e o coração ao Amor do Senhor.
Vamos no decorrer das semanas, trazer uma série de textos sobre o grupo de oração, textos estes extraídos da RCC e que na verdade tem sidos utilizados para ministrar cursos aos participantes de grupos.
Nosso blog espera esclarecer aos interessados, apresentando um farto material que será divulgado sobre temas diversos no grupo.
1° Tema – Arautos da Salvação1
1. Arautos da Salvação = Pregadores
Nós fomos criados para a comunhão com Deus, criados para viver no jardim do Édem
(jardim das delícias), mas com o pecado fomos expulsos do paraíso e a porta ficou trancada e
guardada por um anjo de guerra.
Só que com a morte de Cruz, Jesus abre a porta do
paraíso, tira o anjo de guerra e o véu do templo é rasgado. O lugar denominado
"Santo do Santos" já não éproibido aos que estão no lugar dos "santos" no templo.
Jesus o Rei convoca os pregadores a serem os Arautos da Boa Notícia: "A porta do céu
está novamente aberta para a humanidade".
Aprouve a Deus salvar o homem pela pregação. A palavra pregação usada pelo apóstolo
Paulo aos Coríntios deriva do termo grego kerys que quer dizer arauto.
A pregação é o exercíciodo trabalho do arauto do Rei.
Condições para ser anunciador:
2. Quem pode ser pregador?
1)
A) antes experimentá-lo. Para anunciar Jesus Cristo eficazmente é necessário
primeiro experimentaro seu poder na própria história. Se o anunciador não tiver experiência de Salvação não teráautoridade para anunciar.
A principal condição para realizar bem o anúncio é que este sejabaseado numa experiência de vida. "A experiência pessoal tornou-se uma condição essencialpara a eficácia profunda da pregação, somos até certo ponto, responsáveis pelo avanço do evangelho que nós proclamamos." (Evangelli nuntiandi – E.N. N° 76).
B) palavras. O testemunho autenticamente cristão é o primeiro meio de evangelizar. São Pedro
exprimia isto muito bem quando evocava a singularidade de uma vida pura e respeitável, para
que, aqueles que "não obedecem a palavra, venham a ser conquistados sem palavras, pelo
procedimento" (E.N. N° 41).
C) amado e servido por todos os homens. "O Senhor quer que nós, que um dia recebemos o anúncioda palavra, não deixemos desaparecer o primeiro amor que nos leva a proclamar para todos oamor com que Deus nos amou" (Ap 2,3-4).
Faz parte do zelo, o cuidado para não disseminarconfusão ao anunciar o evangelho. "Pregar, não as nossas próprias pessoas ou as nossas idéiaspessoais, mas sim um evangelho do qual não somos senhores e proprietários absolutos" (E.N. N°15).
2)
A) encarado como obrigação, é necessário querer. E querer de todo coração. Está escrito que duas pessoas não poderão andar juntas se não houver acordo entre elas (Am 3,3). Ser arauto de Cristo é estar em completa comunhão com Ele.
B) que sabe aonde quer chegar, independente do que terá de enfrentar pelo caminho. O primeiro
homem a escalar o Everest, depois de várias tentativas sem conseguir êxito foi convidado parauma conferência em uma Universidade. Ao subir ao palco, bem à suas costas haviam colocadoum enorme cartaz do Everest. Ele não se sentiu incomodado e logo disse olhandopara o cartaz:
"Everest você já cresceu tudo o que tinha que crescer, eu estou apenas começando". Ele foi o
primeiro a escalar o Everest porque era determinado.
C) Jesus sabiam muito bem o que isto significava. Os discípulos assumem as conseqüências da sua1 Apostila Arautos da Salvação, RCC Brasil. 4decisão, conscientemente. Tomar a cruz significa dedicação total. Significa viver para Deus.
O sofrimento é essencial para o ser humano (Papa João Paulo II).
D) judaísmo, esta palavra (seguir) estava ligada diretamente ao relacionamento entre um aluno daTorá e o rabino. O aluno subordinava-se a este rabino, seguia-o em todo lugar por onde ele
andasse, apreendendo dele e servindo-o. Ex. Expulsar espírito da preguiça é difícil porque ele se esconde. Já viu alguém pedir oração porque está com muita preguiça?
3)
O arauto inconseqüente (Lc 9, 57-58).
A) ofereceu-se espontaneamente para seguir Jesus. Atitude louvável! Contudo, decidiu sem pensar,sem avaliar as conseqüências. A resposta dura de Jesus não visava desanimá-lo, mas instruí-lo,pois ele não conhecia a si próprio, ao Senhor e nem a extensão do discipulado.
O arauto Soft (Lc 9, 59-60). Soft em inglês significa suave, é o famoso "devagar".
B) Cristo não aceita mercenários nem turistas no seu grande Reino, aqueles que valorizam conforto e segurança acima dos interesses do Senhor não podem ser bons arautos.
C) de ficar enraizado neste mundo. Por exemplo, Bartimeu em Mc 10, 46, enquanto estava na beira do caminho, nas trevas, nem fora e nem no caminho; bem como, At 3, 2, o coxo sentado a porta do templo.
4)
A) Ananias quanto Jeremias profetizam na casa do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo. Ananias afirma: "Assim fala o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: vou romper o jugo do rei de Babilônia. Ainda exatamente mais dois anos, e farei voltar a este lugar todos os objetos do templo..." nos versículos 15 e 16 Jeremias profetiza ao profeta Ananias: A tentação de querer ser agradável aos homens (I Tes 2,4). Em Jeremias 28, tanto
"Ouve bem,Ananias! Não te outorgou missão o Senhor. És tu que arrastas o povo a crer na mentira. Por isso, eis o que disse o Senhor: vou afastar-te da face da terra. Ainda neste ano morrerás, pois que insuflaste a revolta contra o Senhor." Muitos pregam evitando assuntos que incomodam,alterando padrões morais da Bíblia, usando palavras lisonjeiras.
B) e noite (fazendo tendas) para não ser pesado aos fiéis. Mesmo eles que estavam prontos a
compartilharem suas próprias vidas.
C) quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas
26).
3. Exemplos de arautos
1) primeira vez o faraó diz não (Ex 5, 2). B) Na segunda vez o faraó disse que adorassem dentro doEgito (Ex 8, 25). C) Na terceira vez o faraó permitiu que fossem, porém não deveriam ir longe(Ex 8, 28). D) Na quarta vez o faraó disse para não levarem os filhos (Ex 10, 9-11).
2) exorta e os leva a crer (vs. 21 – 25). B) Paulo os corrige e os encoraja (vs. 31 – 34). C) Paulo osconduz são e salvos (vs. 44).
4. O Pregador
O pregador ou arauto da salvação é uma pessoa guiada pelo Espírito Santo, com o
objetivo único de conquistar as pessoas para Jesus. Ele é a voz que clama, é a seta que indica ocaminho. Mas não é, jamais, a Palavra, o Caminho. Por isto é muito importante que o pregador do grupo de oração seja uma pessoa madura na fé, que conheça bem Jesus, que é o Verbo do Pai, a Palavra verdadeira, o único caminho.
O perigo de um pregador imaturo é de que, não conhecendo a Verdade, ele desvie muitas
pessoas do verdadeiro caminho. São Paulo orienta que para ser capaz de ensinar a pessoa "nãopode ser um recém-convertido, para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair namesma condenação que o demônio. Importa, outrossim, que goze de boa consideração por parte dos de fora, para que não se exponha ao desprezo e caia assim nas ciladas diabólicas (...) Antesde poderem exercer o seu ninistério, sejam provados para que se tenha c Certeza de que são irrepreensíveis" (I Tim. 3, 6-7, 10).
O que podemos entender por Verdade? A verdade é o próprio Jesus, conforme a Igreja
Católica Apostólica Romana ensina (Declaração Dominus Iesus). Mas o que vem a ser um
pregador maduro?
Pergunta um tanto difícil de responder, tendo em vista que estamos falando de fé, de conhecimentos sobrenaturais, de graça. Mas, como disse Jesus: são pelos frutos que conhecereis a árvore. Assim, cabe à comunidade de fé, aos membros do grupo, em especial àequipe de serviço, decidir sobre quem deve pregar no grupo de oração.
a) Ativismo - se o demônio não nos pega pela omissão (preguiça), poderá nos pegar pelo
excesso de atividades boas (religiosas). O ativista não tem tempo para a amizade com Jesus
(oração pessoal), como acontece com Pedro e Jesus em Jo 21, 15ss (Pedro, tu me amas?).
b) A falta de pureza nas intenções - O homem vê o exterior, Deus perscruta as intenções do
coração (1Sm 16,7). Uma ação vale para Deus quanto vale a intenção com a qual é feita. O
Espírito Santo não pode agir na evangelização se o movente não é puro. Deus não se faz
cúmplice de mentira e não valoriza a vaidade.
c) Falta de humildade - Não pregar a si mesmo: "De Fato, não nos pregamos a nós mesmos,
mas a Jesus Cristo, o Senhor" (2Cor 4,5). Não buscar a glória pessoal: "Eu não busco a minha
glória!" (Jo 8,50).
d) Excesso de amor-próprio (a si mesmo) - Astúcias do amor próprio: "O ego quer ser admirado e amado"; Ostentação de vaidade; Desejo de agradar aos outros para conseguir vantagens;
Desejo de tornar-se célebre (com muita fama); Centralizar-se em si mesmo.
"Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a" (Mt 7,21-23).
vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não
pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e
fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: nunca vos conheci retirai-vos de mim,
operários maus!
e) Incredulidade.
.a Docilidade ao Espírito Santo
.b Orar diariamente
.c Zelar pela própria santidade
.d Amar as pessoas
.e Aprender com os bons pregadores
.f Viver o que se prega
.g Simplicidade na exposição e profundidade nas idéias
.h Escolher cuidadosamente o tema e as idéias principais para compor o roteiro
.i Treinar exaustivamente
6. Decálogo do orador sacro2
5. Obstáculos do pregador
Paulo fala do seu trabalho dia
O primeiro homem narrado por Lucas
João Paulo II conduziu o rebanho de Deus entre lobos. Ex. Um repórter lhe perguntou se nãoestava na hora de deixar de ser Papa em virtude de sua saúde e outras coisas. O Papa respondeu:Jesus só desceu da cruz depois de morto.Paulo (At 27, 13-44) salva os tripulantes de uma embarcação na tempestade. A) Paulo osMoisés (Ex 5-11) vai ao faraó seguindo às ordens de Deus para a salvação do povo. A) NaA tentação de buscar glória de homens (I Tes 2, 6). Jesus disse em Lucas: Ai de vós(Lc 6,A tentação de agir com intuitos gananciosos (I Tes 2, 5). Os que vencem as tentaçõesO arauto indeciso (Lc 9, 61-62). Aquele que não renuncia à antiga vida e corre o risco
Os que passam pelo teste do cha madoDisposição para o trabalho - (Mt 16,24) Siga-me... Disposição em seguir Jesus. NoConsciência - (Mt 16,24) Tome sua cruz... Ao falar sobre a cruz, os discípulos deDeterminação - (Mt 16,24) Renuncie a si mesmo...
A alegria no Grupo de Oração desta segunda feira foi contagiante. Você pode conferir através do vídeo, a descontração do grupo. Venha você também participar.
As obras estão ocorrendo na Igreja mas provisoriamente as reuniões do grupo estão sendo feitas no salão.
Dona Terezinha é uma frequentadora assídua do grupo de oração, junto com seu marido e família.
Ela nesta penúltima semana foi agraciada com a bondade do pai, sendo curada interiormente na oração de Cura na gestação, na infância e fase adulta. Diz ela que tudo parecia que estava sendo falado para ela.
Vamos constatar através do testemunho que foi filmado o que Deus fez na sua vida.
Ela é uma senhora de poucas palavras, mas por traz das filmagens contou com detalhes para Lucimar o que o Senhor fez naquele dia.
O testemunho dela é muito bonito e vale a pena você ouvir.
Foi em meio a dificuldades, mudança de local, visto obras na Igreja São Francisco, festividades em outra comunidade e um um período sem ter o grupo de oração em face da Festa de Nossa Senhora da Lapa, que o Grupo de Oração São Francisco retornou, agora, iniciando um novo ciclo e acreditando na misericórida do Senhor, na União do Núcleo e na presença do povo, em face da obra que é de Deus e que nasceu pela vontade do Senhor.
Sim, o Grupo de Oração nasceu em Face do desejo e do Coração de Deus, pois a intenção era rezar o terço na comunidade e de repente virou um Grupo de Oração.
Assim, vocês poderão constatar a serenidade, a tranquilidade, dessas três pessoas que estão sempre no Grupo, que são Cida Moreira, sempre presente, manifestando o seu amor através da música.
Lucimar, a coordenadora, vencendo os desafios no grupo, em meio as provações, tentações e erros humanos e por outro lado sendo amparada pelo amor divino mestre.
Augusta, que retornou a Cidade de Vazante, após um longo período fora e que durante anos fez um trabalho comunitário voltado ao Senhor e que agora volta unindo à comunidade São Francisco para todos juntos fortalecerem o Grupo.
Foi assim, no último grupo de oração e a prova está aí, a filmagem para todos verem e ouvirem. Vamos clicar e participar?
Foi num clima de muita paz, que Lucimar iniciou o grupo de Oração, clamando a misericórdia do Senhor e convidando o povo a abrir os corações.
Transmitindo a serenidade que vem de Deus, ela passou ao povo a confiança que temos de ter no Senhor. E foi através dessa confiança que todo o grupo foi conduzido pela ação do Espírito Santo.
Cida Moreira tem uma participação fundamental no Grupo de Oração, pois através de suas canções leva o povo a refletir e contribui e muito para aquele que está à frente ajudando.
Assim, houve uma sintonia entre Cida e Lucimar, através do próprio Santo Espírito, para assim, realizar a vontade do rei Jesus.
Augusta Moreira dos Santos, fala sobre a transfiguração interior
É interessante verificarmos, como o Espírito Santo é criativo, mesmo porque não é comum a gente ver falar em transfiguração interior e Deus nos falou no grupo sobre ela.
Deus disse que quer fazer essa transfiguração em nós, transformar a tristeza em alegria, o ódio em amor, a agonia em confiança. Preste atenção.Ouça.
A palavra de Deus é maravilhosa, rica em detalhes, o Espírito Santo vem e realiza maravilhas com as orientações bíblicas e assim o povo de Deus abre o Coração.
Veja, o pai quer adoradores, você quer ser um adorador? Você quer adorar em Espírito e em Verdade?
Irmã Rejane animando, cantando e dançando e orando
A filmagem até não ficou boa, pois não estávamos com o equipamento apropriado para filmagem, mas vale a pena ver a alegria desta freira, que encanta a todos por onde passa.
No início do filme está ruim o som e a imagem, mas espera um minuto que melhora.
Temos que ressaltar que houve problemas no som, naquele momento, mas mesmo assim, dá para você sentir a vibração e a energia dela.
Você nesta filmagem terá a oportunidade de vivenciar um momento muito lindo de oração.
Aconteceu em Americana, momentos emocionantes de amor, libertação e cura.
Quando o Espírito Santo age, ele repassa aquilo que o pai quer nos transmitir. E assim, o amor flui, a unção ocorre, o poder de Deus se manisfesta e as pessoas se rendem ao amor de Jesus.
Foi neste clima que na cidade de Americana, a comunidade se inebriou do amor do Senhor e houve curas no período da gestação, da infãncia, adolescência e fase adulta, ocorrendo assim a cura interior na vida dos participantes.
Lá ocorreu também, curas físicas, foram vários testemunhos.
Houve também, libertação, pessoas foram libertas de ressentimentos, mágoas, rejeições e até de opressão.
Como foi lindo a experiência com o Espírito Santo de Deus, participantes do retiro, puderam sentir e vivenciar a descida do Espírito Santo sobre elas, tal como em pentecostes.
Assim, como ocorreu em Americana, várias outras Cidades, tem tido a oportunidade de passar pela mesma experiência.
Para mim, Augusta, falar de Irmã Rejane, é muito fácil, mesmo porque a conheço desde Janeiro de 2011, num Retiro de Cura Interior em Franca-SP, que fiz e foi ministrado por ela.
Apartir daí não a deixei mais. A gente começou a se comunicar via internet e depois por telefone e por duas vezes fui no Estado do Maranhão, para visitá-la e começamos a fazer trabalhos juntas.
Ela é fundadora do Instituto das Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus, é recém criado o instituto, vi o mesmo nascer e foi lindo.
É uma trajetória de vida, amor e sofrimento.
Irmã Rejane, dá palestras no Brasil e exterior, é Coordenadora Nacional do ministério para religiosas e consagradas da Renovação Carismática Católica e faz muito bem espiritualmente às pessoas.
Já brinquei com a irmã, que ela é o Padre Leo de saias, há certos momentos dos encontros que a gente morre de rir.
Vou passar para vocês um video amador, que eu mesma filmei, numa filmadora simples, que carregava comigo.
Vamos verificar os escritos que foram publicados conforme acima e que adiante você poderá analisar e que vai fomentar a sua fé.
Hoje, divulgares somente três milagres e depois publicaremos outros.
114 Na diocese de Sora, um moço chamado João, sofria de uma hérnia intestinal tão grande que não podia ser ajudado por nenhum remédio dos médicos. Aconteceu que, um dia, sua mulher foi a uma igreja do bem-aventurado Francisco.
Estava rezando pela saúde do marido quando um dos frades lhe disse com simplicidade: “Vai dizer ao teu marido que se consagre a São Francisco e faça um sinal da cruz no lugar da hérnia!”. Voltando para casa, a mulher contou isso ao marido.
Ele fez um voto a São Francisco, fez o sinal no lugar e os intestinos logo voltaram para onde deviam estar. O homem se admirou da súbita e inesperada cura e começou a fazer muitos exercícios para comprovar que era verdadeira a cura que recebera.
Estando ele mesmo com uma febre aguda, São Francisco apareceu-lhe em sonhos, chamou-o pelo nome e disse: “Não temas, João, porque ficarás curado de tua doença”. A maior garantia desse milagre vem do fato de que São Francisco apareceu a um homem religioso, chamado Roberto e, quando este lhe perguntou quem era, disse: “Eu sou Francisco, que vim para curar um amigo meu”.
53 Numa casa de Netuno havia três mulheres, uma das quais era muito devota dos frades e devotíssima de São Francisco. Abalada pelo vento, a casa ruiu, esmagou, matou e enterrou duas delas.
São Francisco, tacitamente invocado, apareceu logo e não permitiu que sua devota fosse ferida. De fato, a parede em que a mulher estava encostada ficou intacto na altura dela, e uma trave que caiu do alto se ajustou de tal forma que sustentou todo o peso do desmoro-namento.
As pessoas que acorreram ao ruído do desastre choraram pelas duas mortas e agradeceram a São Francisco pela amiga dos frades que ficou viva.
55 Um menininho da mesma aldeia engoliu um alfinete de prata que o pai tinha posto em sua mão, e ficou com a garganta bloqueada, tanto que não podia mais respirar de modo algum.
O pai chorava amargamente, achando que tinha matado o filho, e se revirava pelo chão como um doido. A mãe, descabelada, se arranhava toda, deplorando o trágico acontecimento.
Todos os amigos, tomaram parte em toda essa dor, lamentando que um menino sadio tivesse sido arrebatado por uma morte repentina.
O pai invocou os méritos de São Francisco, fazendo um voto para que libertasse o filho. De repente, o menino expeliu o alfinete pela boca, bendizendo com todos o nome de São Francisco.
Assis é o local de nascimento de São Francisco de Assis, que aí fundou a Ordem dos Franciscanos, e Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas. Venha peregrinar em Assis conosco e faça mais que uma viagem... um encontro com Deus!
Ao acessar esse blog, você perceberá que não vamos enfocar só no Grupo de Oração e sim na evangelização, na vida de Francisco, em vídeos da renovação.
Estamos em fase inicial mas temos a certeza que essa obra é de Deus e queremos fazer muito ainda, com certeza o Senhor nos mostrará tudo aquilo que ele quer que a gente publique para servi-lo melhor.
Vamos a partir de agora, colher material do grupo de oração para ser repassado aqui, mas enquanto isso, vamos abordar de uma forma geral tudo aquilo que gostamos e queremos que você também veja.
Hoje, vamos conhecer de forma detalhada e resumida um pouco sobre o local e a vida de Francisco.
DVD: Aprendendo com as histórias de Pe. Léo
Palestra: Nós somos de Deus
Vamos ver o lado bom das mensagens proferidas por padre Leo, aliás, dois lados bons, o do riso e o do amor. Como foi bom ter um evangelizador engraçado. Vejamos o vídeo.
A palavra de Deus diz que dois discípulos de Jesus quando falavam com ele os seus corações ardiam de amor.
É verdade, o nosso coração arde de amor, quando sentimos a presença do nosso mestre.
Por isso e muito mais, vale a pena seguir os caminhos do Senhor.
O amor de Deus é ilimitado por nós.
Todo o grupo de oração nesta semana, foi voltado ao amor incondicional do pai por nós, por isso, renda-se ao Senhor nosso Deus, a hora é agora, afinal ele já declarou o seu amor por cada um.
Todos nós necessitamos de cura, uns mais outros menos, assim, precisamos orar para que sejamos curados interiormente.
No grupo de oração temos levado o povo a meditar sobre sua condição de vida e buscar o recurso em Deus.
Só ele nos tranquiliza, só ele nos liberta. Deus é pai, Deus é amor, Deus é esperança para quem nele crer. Vamos orar juntos, vejamos as surpresas do Espírito de Deus.
Depoimento emocionante de Padre Léo sobre sua enfermidade, que posteriormente o levou a morte, vídeo extraído do youtube
Vamos ver o testemunho de Padre Leo, sobre a importãncia de Servir ao Senhor. Mesmo doente, o Espírito Santo lhe deu criatividade para fazer a vontade do pai.
Perceberemos que a fé é o fundamento da Esperança, a certeza daquilo que não se vê e que através da doença esse Padre deu uma grande lição de amor.
Ele foi tão jovem para o alto, mas cumpriu a sua missão aqui na terra.
Clipe do Padre Léo cantando emocionado "Alô meu Deus" no Hosana Brasil 2006
O Grupo de Oração São Francisco de Assis, quer também, homenagear aqueles que fazem parte da renovação por todo o Brasil e Padre Leo, foi um grande mestre na arte de inovar e renovar através do Espírito Santo.
Há pessoas que vêm a esse mundo e deixam a sua marca. A marca que nada mais é do que a de Jesus.
Ele deixou um legado muito grande, tanto de livros, palestras e tantas outras grandiosas ações. Ele mostrou e demonstrou sua fé, como também mostrou obras.
Roberto Carlos e as Meninas Cantoras de Petrópolis no Especial de Fim de Ano da Rede Globo (1995). Música: Nossa Senhora. Regencia:Maestro Eduard Lages
Quando se fala em Santos, não podemos de deixar de falar na Rainha, a mãe de todas as mães. Assim, veremos neste vídeo sobre Nossa Senhora e sobre o seu filho Jesus.
O Cantor Roberto Carlos transmite muito bem através de sua voz e composições o amor pela mãe de Deus e pelo filho, Jesus Cristo.
Nossa mãe, Maria, nos convida a louvá-lo, pois assim sentiremos a alegria do Céu em nossos corações.
Ela nos exorta a glorificar a Deus, todos os dias, mesmo se a vida continuar a mesma e não nos acontecer nada, porque assim veremos que não dependemos de coisas materiais para ter a felicidade.
Que nossas manhãs sejam preenchidas pelo louvor e nossas noites pelo agradecimento.
Todos os dias, Deus faz o sol nascer para nós.
Glória a Deus! Ele nos dá o alimento, a água, o ar.
Louvado seja Jesus!
Deus cuida de nós durante o dia e vela por nós durante a noite.
Bendito seja o Senhor! Pois só a pessoa que reconhece a bondade do Pai é que está perto dele e merece ser socorrida em suas necessidades.
A gratidão sempre atrai mais graças. Por isso, devemos louvar, agradecer, bendizer o pai, que tudo nos dá.
Devemos levantar nossos braços e louvar o nosso Deus! Nossa Senhora diz em suas aparições, que ela louva a Deus, a cada instante no Céu e que os Anjos e Santos nunca se cansam de louvá-lo porque eles sentem o amor dele o tempo todo e se alegram mais e mais.
Nossas vidas devem ser construídas dia após dia no hoje e não pensando no amanhã. Valorizemos cada dia, pois não sabemos até quando estaremos aqui neste mundo.
Mas muitos não valorizam nem a própria vida, e o pior: não respeitam a vida dos outros. O fato de estarmos construindo as nossas vidas como casas sobre a areia, sobre as coisas do mundo, é que faz delas rotineiras e vazias.
Devemos Construir nossas vidas sobre a rocha que é Jesus Cristo, pois virão problemas e tempestades querendo derrubá-las, mas somente sobre a rocha que é Jesus permaneceremos firmes.
Augusta Moreira dos Santos- RCC- Grupo de Oração São Francisco de Assis - Vazante-MG
O amor do pai, é verdade, precisamos sentir o amor do pai, para que a nossa vida tenha sentido e sejamos felizes.
É um desejo e necessidade nossa, fazer aquilo que o mestre nos mandou, pois o nosso coração arde de amor por Cristo, assim queremos transmitir ao mundo esse amor.
Quando se fala e se ouve sobre o nosso pai amoroso, bondoso e misericordioso, o nosso coração enche e arde de amor.
Ele nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182), no dia 4 de outubro, São Francisco de Assis, filho de um rico comerciante de tecidos. O então, Francisco, tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.
Quis seguir a profissão do pai, mas a tentativa foi em vão, como comerciante.
Desejou então, as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".
Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".
O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.
Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".
A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.
O trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.
Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote.
Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a se desenvolver como uma ordem religiosa.
E como já havia ocorrido anteriormente, o número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive à Inglaterra.
Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".
Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.
Autor do Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte.
Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itália.