domingo, 23 de outubro de 2011

DIRETRIZES DA AÇÂO EVANGELIZADORA - 2011 - 2015





Vale salientar que as Diretrizes são um convite para que todo batizado, como discípulo missionário, assuma o mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa – Nova a toda criatura!” (Mc. 16,15). Assim poderão testemunhar a Boa- Nova na medida em que cada Igreja particular visibilize as Diretrizes através dos planejamentos pastorais, do plano pastoral.

As DIRETRIZES DA AÇAO EVANGELIZADORA trazem como objetivo geral, Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino.

As  DIRETRIZES DA AÇAO EVANGELIZADORA são divididas em cinco capítulos: Cap. I: Partir de Jesus Cristo; Cap. II: Marcas de Nosso Tempo; Cap. III: Urgências na Ação Evangelizadora; Cap. IV: Perspectivas de Ação; Cap. V: Indicações Operacionais.

O documento propõe que a Igreja no Brasil seja aquela que escuta a voz do Espírito Santo, reafirma a importância de conhecer a realidade e traçar metas específicas para a ação evangelizadora à luz da Sagrada Escritura e da Tradição.

É certo, que deseja contemplar o cotidiano do povo brasileiro, principalmente dos mais sofridos, voltar às fontes da fé e indicar caminhos a serem trilhados. As Diretrizes são rumos que indicam o caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da Ação Evangelizadora, princípios norteadores.

O documento acima mencionado apresenta cinco urgências na ação evangelizadora, tais urgências dizem respeito à busca e ao encontro de caminhos para a transmissão e a sedimentação da fé neste período histórico de transformações profundas. São elas: Igreja em estado permanente de missão; Igreja casa de iniciação à vida cristã; Igreja lugar de animação bíblica; Igreja comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos.

Portanto, significa buscar uma base coerente para enfrentá-los. Voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo.

Vê-se que a Igreja deve se colocar no caminho do amor-serviço aos sofredores desta terra.

O documento nos pede que é necessário irmos além das diretrizes e traçar planos diocesano de pastoral que possam concretiza-lo, nesses quatro anos, 2011-2015.

Essas Diretrizes manifestam, através das cinco urgências, o caminho discernido como resposta a este tempo de profundas transformações, se fazendo necessário que no processo de planejamento tenha os sete passos: onde estamos; onde precisamos estar; urgências pastorais; o que queremos alcançar; como vamos agir; o que vamos fazer; renovação das estruturas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário