Pai adotivo de Jesus, o ùltimo dos patricarcas, descendente de Davi como mostrado nos Evangelhos Mt 1, 1-17 e Lc 3,23-38, de onde o Messias deveria vir.
Foi carpinteriro e viveu na cidade de Nazaré. Os cristãos tem grande devoção a ele, sendo modelo de pai, operário, Protetor da Sagrada Familia além de Patrono da Igreja. Tudo isso fundamentado nas Escrituras e na Tradição.
Apesas de pouco falar dele, a Sagrada Escritura é clara em demostrar o papel importante que exerceu na Missão de Cristo, como homem justo, trabalhador e silencioso.
Sua fé em Deus e oração constantes, podem ser observadas quando ele sendo avisado em sonho por um anjo: "O Anjo do Senhor manifestou-se-lhe, em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua Mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo." Mt 1,20. Não duvidou e a recebeu em sua casa. Também quando ele foi avisado para fugir para o Egito no meio da noite, bem como para retornar, ele não duvidou simplesmente cumpriu confiando em Deus e em suas promessas. Ora, se este santo não fosse orante nunca iria acreditar que estaria sendo avisado em sonho por Deus.
Homem justo, que antes de ser avisado pretendia não aceitar Maria secretamente, para não difamá-la nem condená-la a um castigo que talvez acabace pondo em risco a vida do menino. O que poucos sabem é que ao recusá-la ele próprio seria apedrejado pois os judeus acreditariam que ele teria à engravidado e depois não quisesse assumir a criança! Lembre-mos que ele ainda não sabia que o menino fora concebido pelo Espírito Santo, sendo o Salvador.
Apesar de ter um trabalho e condições humildes, sua origem real, é demonstrada na saldação do Anjo a ele o chamando de "Filho de Davi", título que também foi passado ao Cristo Jesus.
Recebeu, já na Bíblia, o maior título e honraria dada a alguém, sendo tratado e considerado: Justo. É a partir dele, da ordem dada a ele que termina o Antigo Testamento e se inicia o Novo Testamento.
Depois do Nascimento de Jesus e de retornar para sua terra, viveu e morreu em Nazaré. Segundo a Igreja, manteve sua castidade ao lado de Nossa Senhora, mesmo após o nascimento do Menino Deus. Sendo ele um orante, e fiel servo de Deus não é difícil de se acreditar. Segundo os estudiosos, os exegetas, morreu com a idade de 60 anos, quando Jesus passava da da adolescencia para a juventude, ou seja antes que Nosso Senhor iniciasse sua missão.
São José, homem Justo, modelo de lar, família, operário e santidade, Padroeiro da Igreja, em fim um verdadeiro exemplo de vida e santidade que devemos seguir.
São José, Esposo de Maria, mãe de Jesus, Rogai por nós.
Dia 19 de Março, dia de São José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário