segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Comunidades Novas



As comunidades novas baseiam-se em novas inspirações adaptadas dos institutos de Vida Consagrada da Igreja Católica, tendo como grande diferencial a Vida Comunitária ser formada por Sacerdotes e leigos, homens e mulheres em uma mesma Comunidade devidamente dividida mais trabalhando junto em prol da Evangelização ou Promoção da Dignidade Humana.

Tais formas de vida comunitária em vista da Evangelização existem desde o fim do século XX, se expandindo pelo mundo todo em diversas novas comunidades, e ainda hoje aguardam um futuro enquadramento canônico enquanto são muito bem vistos pela hierarquia católica, sob a qual existem em esforçado serviço e auxílio. É formada por leigos e padres engajados como um passo a mais em seus engajados projetos de evangelização diocesanos oriundos comumente da Renovação Carismática Católica.

Devido a essa sua origem também são conhecidas por Comunidades Carismáticas, e teve seu apogeu na convocação feita por sua Santidade o Papa João Paulo II em 1998, no Vaticano onde reunindo-se com milhares de Comunidades do Mundo Inteiro reconheceu sua existência e lhes deu o grande impulso motivador na Igreja.


Vamos exemplificar uma comunidade nova:

A Comunidade Católica Shalom é reconhecida pela Igreja Católica como Associação Internacional Privada de Fiéis tratando-se do que hoje a Igreja chama "Comunidades Novas". Sendo Igreja, a Comunidade Shalom serve em seus trabalhos por meio de uma consagração de vida de seus membros. Tem como fim último a evangelização e a formação de filhos de Deus. Os membros consagrados são chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).

Histórico e perfil

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. Em seu início, no ano de 1982, em Fortaleza-CE, vários jovens vindos da Renovação Carismática Católica transformaram uma lanchonete em um meio de atração dos jovens a Deus.Hoje é a maior nova comunidade do país com mais de 5.000 mil membros entre Comunidade de Vida e Aliança.
Esta Comunidade tem centenas de grupos de oração espalhados em suas mais de sessenta missões espalhadas por todas as regiões do Brasil e em vários países no exterior (França, Canadá, Itália, Israel, Hungria, Argélia, Madagascar, Suíça, Uruguai, Chile, Guiana Francesa,Inglaterra,Tunísia,Peru e Portugal), em cada lugar promovendo eventos evangelizadores de grande e pequeno porte, se dedicando a estes grupos e a cursos e retiros de formação catequética e cristã. Sempre a pedido de bispos locais.
[editar]Membros

A Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que se consagram à vida religiosa mediante votos na Igreja (membros missionários consagrados e engajados consagrados) e também por membros dos grupos de oração da comunidade (pessoas que participam dos grupos de oração sem vínculo formal com a Comunidade). Dentre os consagrados, há celibatários, casais, sacerdotes, pessoas em discernimento do seu estado de vida, homens e mulheres, jovens e adultos, todos unidos por esta consagração de vida, com votos de pobreza, obediência e castidade, segundo o estado de vida que acreditam o Senhor lhes chamar.
[editar]Reconhecimento pontifício

A Comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício como Associação Internacional no ano de 2007, com decreto vigorando desde o dia 22 de fevereiro. As Comunidades Novas são realidades recentes na Igreja e tornando-se cada vez mais numerosas e bastante presentes no apostolado da Igreja. Já há algum tempo vêm sendo aprovadas nas diversas dioceses gradativamente e aos poucos se iniciam as aprovações em nível pontifício.

No período que recebeu o Reconhecimento, a Comunidade Shalom se tornou a terceira das centenas de comunidades novas do mundo a recebê-lo, primeira da América Latina. O decreto foi entregue ao fundador Moysés Louro Azevedo Filho em Roma no dia 13 de março de 2007 e para o evento ocorreu um festivo Tríduo em Roma, para onde peregrinaram irmãos das diversas dioceses e nações em que a Comunidade está presente.

Uma das falas mais marcantes, com certeza foi a do Papa Bento XVI ao dizer na entrega do Reconhecimento Pontifício à Comunidade Shalom:"Sedes sempre Igreja Missionária!", esta nos fez recordar a fala do Cardeal Aloísio Lorscheider na Inauguração do 1° Centro Católico de Evangelização Shalom em 1982, onde ele nos disse:"Nunca percam o fervor!".
Em maio de 2012, no Jubileu dos 30 anos da Comunidade, esta obteve o seu Reconhecimento e Aprovação Definitiva dos seus Estatutos,pelas mãos do Papa Bento XVI,através do Pontifício Conselho para os Leigos.

Segundo Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade, este reconhecimento:
Autentica a Vocação e sua forma de vida como verdadeira;
declara de sua necessidade para a Igreja em qualquer lugar do mundo;
torna a Igreja responsável pela Comunidade.[1]
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidades_novas

Nenhum comentário:

Postar um comentário