Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, (São Mateus 13,49)
Então, se vai haver uma separação no fim do mundo, entre os maus e os justos, isso significa que quem é injusto é mal.
Dá então para perceber que o justo significa as pessoas boas.
Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (São Lucas 1,6)
Ser justo diante de Deus é cumprir fielmente os mandamentos e preceitos do Senhor. Ora, se Deus diz que não é para roubar se eu o fizer estou descumprindo uma determinação, uma ordem, um mandamento do Senhor. E ao descumprir estou sendo injusta.
O SENHOR disse a Noé: “Entra na arca com todos os de tua casa. Tu és o único justo que encontrei nesta geração. (Gênesis 7,1)
Quero fazer desse versículo um consolo para nós que somos servos do Senhor. Se Deus salvou Noé do dilúvio porque era o único justo e mesmo assim, salvou junto sua família, isso significa que através de nós nossas famílias podem ser salvas.
O SENHOR respondeu: “Se eu encontrar em Sodoma cinqüenta justos, perdoarei por causa deles a cidade inteira”. (Gênesis 18,26)
Mais adiante no texto a gente percebe que Deus é capaz de salvar a Cidade Inteira por bem menos pessoas.
Glória a Deus por isso.
Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? (São Lucas 12,57)
Então, ele lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus. (São Lucas 16,15)
Veja aí no seu interior e faça esse questionamento. Gosto de parecer justa diante dos outros? Ou para mim importa é o que Deus pensa de mim e não o que os outros pensam de mim?
Eis algumas instruções no Catecismo da Igreja Católica que são esclarecedoras e que nos ajudam a buscar a justiça através da consciência:
Eis algumas instruções no Catecismo da Igreja Católica que são esclarecedoras e que nos ajudam a buscar a justiça através da consciência:
C.65 CONSCIÊNCIA
§1776 "Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz. "
I. O juízo da consciência
§1777 Presente no coração da pessoa, a consciência moral lhe impõe, no momento oportuno, fazer o bem e evitar o mal. Julga, portanto, as escolhas concretas, aprovando as boas e denunciando as más. Atesta a autoridade da verdade referente ao Bem supremo, de quem a pessoa humana recebe a atração e acolhe os mandamentos. Quando escuta a consciência moral, o homem prudente pode ouvir a Deus, que fala.
§1778 A consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que vai planejar, que está a ponto de executar ou que já praticou. Em tudo o que diz e faz, o homem é obrigado a seguir fielmente o que sabe ser justo e correto. E pelo julgamento de sua consciência que o homem percebe e reconhece as prescrições da lei divina:
A consciência é uma lei de nosso espírito que ultrapassa nosso espírito, nos faz imposições, significa responsabilidade e dever, temor e esperança... E a mensageira daquele que, no mundo da natureza bem como no mundo da graça, nos fala através de um véu, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo.
Mas retornando o nosso raciocínio do texto, o justo viverá pela fé. O que é ter fé. Ter fé é exatamente isso, o que importa é o que Deus pensa de mim, então farei tudo aquilo que é do agrado de Deus, mesmo que isso signifique desagradar a mim mesma.
Senhor que seja feita a tua vontade e não a minha. Lembra de Abrãao que ia sacrificar o próprio filho porque iria fazer a vontade de Deus?
Quantas vezes sofremos porque temos que sacrificar nossas vontades, para fazer a vontade do pai. É bem verdade que não entendemos porque fazemos isso ou aquilo, mas é o Espírito Santo que habita em nós, que nos orienta a morrer para o mundo e viver para Deus, dando obviamente o livre arbítrio, a decisão é nossa.
Deus é espírito, então temos que buscar essa espiritualidade divina e muitas vezes entra em contraposição por causa da nossa fraqueza humana.
Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. (São Mateus 13,43)
É lindo demais essa palavra saber que a pessoa justa, boa, brilhará como o sol no Reino de Deus.
“De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”. (São Mateus 9,13)
As vezes queremos estar perto dos justos e cometemos até injustiças por isso. Nós, particularmente gostamos muito de estar entre os da igreja, entre os irmãos católicos, aqueles que têm a mesma linha de pensamento nosso. Mas, o Senhor diz que veio chamar os pecadores. Então é preciso que a gente vá ao encontro deles. Afinal quando Cristo subiu ao Céu, passou uma procuração para nós, para ir atrás desses que levam uma vida errônea, para que se convertam e se salvem.
Quem receber um profeta por ele ser profeta, terá uma recompensa de profeta. Quem receber um justo por ele ser justo, terá uma recompensa de justo. (São Mateus 10,41)
O bom é que Deus sabe como agir. Ei aí o que Ele fala.
Então, somos do entendimento de que devemos cumprir os mandamentos e preceitos do Senhor, para alcançar a justiça.
Augusta Moreira dos Santos
Ministério Pregação e Cura e Libertação- RCC
Augusta Moreira dos Santos
Ministério Pregação e Cura e Libertação- RCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário