Amados irmãos, não tenho dúvidas de que precisamos nos informar mais. Há algumas passagens bíblicas que devido ao nosso desconhecimento até mesmo científico, histórico, geográfico e outros mais, não conseguimos entender ao certo o que significa.
O meu gosto pela palavra de Deus é tanto, que agora na menor dúvida que possuo recorro ao dicionário às fontes seguras, na internet, para assim entender melhor aquilo que Deus quer me falar.
Vamos então aos textos?
De fato, Deus é um só: ele justificará os circuncisos em virtude da fé, e os incircuncisos, mediante a fé.(Romanos 3,30)
Quer dizer que o que importa é a reta intenção. O importante é colocar Deus em primeiro lugar. Seja o que for fazer é para glorificar o Senhor.
É pela fé que transformo a minha vida. Deixo a vida velha.
Todos os que pecaram sem a Lei perecerão também sem a Lei; e todos os que pecaram sob o regime da Lei serão julgados de acordo com a Lei. (Romanos 2,12)
É muito interessante o versículo acima. As vezes queremos que as pessoas sejam julgadas de acordo com a forma que pensamos, mas Deus tem o critério infalível. Ele conhece cada um, por isso o julgamento será individual, do jeito específico de cada um. Todos os que pecaram sem a lei morrerão sem a lei. E todos os que pecaram sob a lei serão julgados de acordo com a lei de Deus.
É importantíssimo observar cada palavra do versículo, pois aqueles que pecaram sem a lei, diz o texto que morrerão sem a lei, e os que pecaram sob o regime da lei, não diz o texto que morrerão sob a lei e sim, que serão julgados sob o regime da lei.
Deus é perfeito meus irmãos, como é perfeita a escrita, ela é maravilhosa.
Mas o que é circuncisão?
“Circuncisão, é uma operação cirúrgica[1][2] que consiste na remoção do prepúcio, prega cutânea que recobre a glande do pênis. Essa remoção é praticada há mais de 5 mil anos. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% dos homens no mundo são circuncidados (algo em torno de 665 milhões de homens), [3] [4] a maioria por motivos religiosos, uma vez que 68% deles são muçulmanos”.(wikipedia)
“O termo circuncisão deriva da junção de duas palavras latinas, circum e cisióne, e significa literalmente «cortar ao redor». Atualmente, a circuncisão masculina ainda é praticada como ritual religioso e também social por vários povos, como judeus e muçulmanos. No século XIX e em princípios do século XX, no mundo ocidental, a circuncisão médica tinha em muitos casos como motivação principal a prevenção da masturbação, pois o prepúcio é um tecido erógeno. A partir de meados do século XX, a circuncisão tornou-se uma prática médica vulgar, especialmente nos Estados Unidos da América, onde se estima que entre 0,1 e 0,2% dos homens sejam circuncidados.No entanto, a sua frequência reduziu-se progressivamente, pois hoje a prática regular de hábitos de higiene genital, que têm o mesmo efeito da circuncisão, tornou-se cada vez mais comum”.(wikipedia)
Vamos verificar no dicionário informal o que significa o contrário do comentado acima, que é o incircunciso.
Os incircuncisos são:
1) Meninos ou homens de quem não se tirou a pele que envolve a extremidade do pênis (Gn 17.14). V. Circuncisão.
2) Figuradamente, o coração não-responsivo é dito incircunciso (At 7.51), ou seja, não-consagrado ao Senhor. 3) Os gentios eram chamados incircuncisos (Ef 2.11), mas Paulo disse que a verdadeira circuncisão é a [...] do coração (Rm 2.29)
“Verdadeiro judeu é o que se distingue como judeu por seu interior, e † verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito e não segundo a letra. Esta é que recebe o louvor, não dos homens, mas de Deus”.(Rm 2.29)
Vou transcrever um texto sobre circuncisão que achei bem esclarecer e inovador, que está postado no repórter de cristo.com vejamos:
"Circuncisão
“A circuncisão, é a marca da eterna aliança, de um verdadeiro pacto, feita por Deus ao seu povo escolhido .Esse pacto foi marca na carne de que Deus sempre estaria com seu povo a protegê-lo e guiá-lo.
O primeiro homem a ter a marca da aliança com Deus foi Abraão o primeiro judeu e o pai dos judaísmo ,foi através de Abraão que todos os seus descendentes obtiveram a marca do pacto com Deus.
‘E vós sereis circuncidados na carne de vosso prepúcio; e será um símbolo da aliança entre Mim e vós.’ (Gênese, 17:11)”
Com base nesta citação, compreende-se bem a expressão judaica Brit Milá. Brit significa pacto e milá significa circuncisão: a junção do então menino de oito dias com o povo judeu em caráter definitivo. A prática do mandamento mais respeitado dentro da comunidade judaica, mobiliza toda a família do recém nascido.
De acordo com o parecer dos principais médicos do mundo, a circuncisão atende aos princípios básicos de higiene. O povo judeu segue nestes os preceitos de higiene, mas o principal foco da cerimônia, encontra-se no elevado sentido religioso da mesma. Um pacto indissolúvel com a virtude, o dever, com o seu próprio Deus. Neste pacto o povo de Israel encontrou o meio infalível de permanecer imortal.
A circuncisão, como todos os preceitos judaicos, é transmitida de geração em geração. Na história antiga do povo judeu, ela ocorria mesmo em tempos de perseguição ou conflitos. Dois exemplos claros são os do rei Antíoco IV e do imperador romano Adriano. O primeiro implementou a pena de morte para quem praticasse a circuncisão; e o segundo também proibiu esta prática.
Na antiguidade, cabia ao pai a responsabilidade de circuncidar seu filho. Hoje, cabe ao mohel esta tarefa. O mohel é um rabino treinado para este procedimento. Já o sandak é o responsável por segurar a criança enquanto a circuncisão é realizada, que, geralmente, cabe ao avô materno ou paterno.
Para que a circuncisão seja realizada, utiliza-se a maguen. A Maguen, que significa escudo, proteção, em hebraico, é um instrumento utilizado no ritual da circuncisão. Existem relatos do uso da maguen desde o século XV. Sua finalidade é proteger (daí a origem do nome) a glande do recém nascido no ato cirúrgico impedindo que ela seja ferida de algum modo. Várias são as formas e materiais utilizados em sua fabricação. Inicialmente utilizava-se pedaços de ossos e atualmente o material usado é o aço inoxidável .
Aparelhos utilizados na circuncisão
Uma expressão litúrgica da tradição judaica que antecede a sua própria constituição de nação, e que resistiu aos diversos domínios estrangeiros, perseguições e devastações como no período do primeiro e segundo templo. Este não foi sempre um momento só de obrigação religiosa, mas de uma reunião familiar e de fé em seu único Deus. Como revela a oração da circuncisão: “Bendito sejas tu Senhor, que hás consagrado teu bem amado desde seu nascimento. Gravando a lei em sua própria carne e imprimindo nos seus descendentes o selo de sua aliança” (Lei de Moisés e as Haftarot).
A circuncisão era feita para mostrar ao povo de Israel que o Senhor sempre estaria com eles,mas quando Nosso Senhor Jesus morreu por nos , o novo povo o novo Israel nasceu com as marcas que Jesus deixou na cruz sem precisar da antiga aliança pois a nova e mais eterna aliança já tinha sido feita pelo filho de Deus".
Portanto, irmãos, somos do entendimento de que ainda precisamos aprender muito, pois nos acomodamos e não buscamos os esclarecimentos necessários para fomentar a nossa fé.
Augusta Moreira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário