segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Deixai ficar o falso e o verdadeiro servo até o fim dos tempos.

Olá!
 
Hoje, quero dizer para vocês que encontrei um meio de entender uma determinada parábola e o fiz substituindo as palavras.
 
As vezes meus irmãos, é necessário pegar caneta e papel e fazer anotações para entender a palavra de Deus. Precisamos levá-la mais a sério.
 
Trata-se da comparação sobre o reino dos céus. Porém antes de entrar no assunto propriamente dito, que é a parábola, quero dizer que Jesus disse aos seus discípulos porque falava em parábolas e não diretamente.
 
Jesus esclareceu:
 
Pois o coração deste povo se endureceu, e eles ouviram com o ouvido indisposto. Fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar’.16. Felizes são vossos olhos, porque vêem, e vossos ouvidos, porque ouvem.(Mateus 13,15)
 
É muito triste isso, não sei se você na Igreja já passou por uma situação dessas quando estava falando e pessoas te ouviram com o ouvido indisposto.
 
Houve um dia em que uma pessoa que exercia cargo de liderança me ouviu com um ouvido indisposto e o seu coração endureceu.
 
Posso testemunhar que a palavra é viva e eficaz. O coração daquela serva endureceu e o plano de Deus não foi concretizado.
 
Então, precisamos estar atentos e dar a atenção devida a todos na Igreja, não podemos menospresar o irmão que fala, mesmo que você discorde, mas o ouvido precisa estar disposto, com o coração aberto, entendendo que a humildade é extremamente importante na Igreja, é ela que vence o orgulho e o maligno.
 
Diz ainda a palavra que fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar.
 
Jesus diz que fecharam os olhos. É a mesma coisa que Ele tivesse dito, ignoraram a palavra, para não ouvirem, não enxergarem e nem entenderem com o coração. Se não tivessem ignorado a palavra, se tivessem prestado atenção poderia converte-los e assim seriam curados das más inclinações.
 
Então, a maioria não entende as parábolas e eu diria até os cristãos, porque ouvem com o ouvido indisposto e assim ignoram a palavra de Deus.
 
Antes de refletirmos sobre a parábola quero esclarecer que temos nela:

Aquele que semeia a boa semente= Filho do Homem

A boa semente= pertencentes ao Reino

O joio= pertencentes ao maligno

O inimigo que semeou o joio = diabo

Campo = mundo

A colheita = fins dos tempos

Os que cortam o trigo = os anjos
 
Quem explicou tudo foi o próprio Jesus, no caso presente só anotei ítem por item para melhor compreeensão do texto.
 
Jesus apresentou-lhes outra parábola: "O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. 25. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. 26. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27. Os servos foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio? ’28. O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os servos perguntaram ao dono: ‘Queres que vamos retirar o joio? ’29.‘Não! ’, disse ele. ‘Pode acontecer que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo. 30. Deixai crescer um e outro até a colheita. No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! O trigo, porém, guardai-o no meu celeiro. (Mateus 13,24-30)
Ele respondeu: "Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem.38. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os que cortam o trigo são os anjos. 40. Como o joio é retirado e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41. o Filho do Homem enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino toda causa de pecado e os que praticam o mal; 42. depois, serão jogados na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.(Mateus 13,37-43)
 
O Reino dos Céus é como Jesus que enviou seus escolhidos no mundo.Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, o diabo, e colocou entre elas, pessoas pertencentes a ele e foi embora.
No entanto, as pessoas pertencentes ao maligno só foram descobertas quando as pertencentes a Jesus cresceram, amadureceram na fé.. Os servos foram procurar Jesus e lhe disseram: ‘Senhor, não nos enviaste pessoas verdadeiras para o anuncio no mundo? Donde veio então essas pessoas disfarçadas e falsas? Jesus respondeu: Foi o diabo que fez isso. Os servos perguntaram a Jesus: ‘Queres que vamos retirar essas pessoas do meio de nós? Não!, disse ele. Pode acontecer que, ao retirar essas pessoas falsas, que fingem de cristãs, mas não o são, afaste as boas, que têm reta intenção, que confiaram nelas e que são minhas escolhidas. Deixai ficar o bom e o ruim até o fim dos tempos.
No fim dos tempos, direi aos anjos: retirai primeiro os que são pertencentes ao maligno e amarrai-o em feixes para ser queimado! Os que me pertencem, porém, guardai-o no meu celeiro. (Mateus 13,24-30)
 
Então, meus irmãos temos que ter muito cuidado, para que o "Poder" não nos suba a cabeça, pois me lembrei daquele outro texto bíblico, onde no fim dos tempos, no julgamento, um servo chega lá e diz, senhor curei doentes, profetizei em teu nome, ajudei a muitos e o Senhor vai dizer: sai para lá servo mal pois não te conheço.
 
Tudo isso é muito sério.

Há pessoas que começam fervorosas na Igreja, com humildade, reta intenção e depois vai deixando o seu "eu" falar ao invés do "Senhor", vai ficando prepotente, achando que sabe mais do que o outro, não dá sequer a vez para o outro evangelizar, ao passo que a Cabeça, que é Cristo, é composta também pelo corpo, que somos nós, e, neste corpo há vários membros.

Se sou o pé, não posso dizer a mão que não preciso dela. Se sou o ouvido não posso dizer ao olho que não necessito dele.

E sabemos perfeitamente bem que na Igreja, muitos têm ignorado alguns órgãos do corpo de Cristo, ficando com um coração indisposto, para não dar a oportunidade àquele que tem o dom da palavra de falar, ao que tem o dom de cantar para fazê-lo, isso devido ao ciúme, à inveja e principalmente ao fato de enganar a si mesmo achando que está servindo o Senhor, mas na verdade está servindo-se Dele, pois se fizesse tudo com amor, não desprezaria o irmão que também possui dons e quer colocar os talentos a serviço e é impedido por causa do servo que não deixa.

É preciso que mudemos de vida, pois não podemos deixar Jesus paralítico. Se o corpo somos nós e insistimos em igonorar alguns órgãos, estamos deixando sem funcionar parte do corpo de cristo que aliás, ficará incompleto, o que não é justo, pois Deus é perfeito.

 
Portanto, somos do entendimento de que precisamos vigiar e orar para não cairmos em tentação.
 
Augusta Moreira dos Santos
RCC-Ministérios da pregação e cura e libertação

Nenhum comentário:

Postar um comentário