Olá!
Hoje, fiquei a meditar alguns textos, que de uma certa forma traz constrangimento a alguns católicos por não saber explicar o porquê, embora a fé o convença de que esteja certo.
Penso, que antes de tirarmos nossas conclusões bíblicas é preciso pesquisarmos, verificar o contexto da época, as expressões usadas naquele período e as traduções da bíblia.
A bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. Então, é natural que haja expressões, que não há tradução ou tenha duplo sentido.
Nós da Igreja católica, observamos a tradição da Igreja, que vem desde os primórdios, a doutrina da Igreja, o catecismo que nos esclarece tantas coisas.
Mas na minha opinião, a mais importante descoberta, é que a própria bíblia nos orienta e esclarece em relação ao próprio texto, através de interligação entre versículos bíblicos, explicando assim, dúvidas outrora despertadas.
Vejo, aqui uma questão que traz tanta polêmica entre nossos irmãos de outras religiões e muita confusão até mesmo entre nós católicos é sobre se Maria, a mãe de Jesus teve outros filhos ou não.
Mas antes, porém, de adentrar nesta questão, quero provar que a palavra irmão, não significava irmão e te digo, que está na bíblia os versículos. Não há como negar. Veja:
Estes são os descendentes de Taré: Taré foi pai de Abrão, Nacor e Arã. Arã foi pai de Ló,(Gênesis 11,27). Isso significa que Taré é avô de Ló e Ló é sobrinho de Abraão e Nacor.
Taré tomou consigo o filho Abrão, o neto Ló, filho de Arã, e a nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e os fez sair de Ur dos Caldeus, para dirigir-se à terra de Canaã.(Gênesis 11,31)
Abrão partiu, como o SENHOR lhe havia dito, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos ao partir de Harã. Ele levou consigo sua mulher Sarai, o sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, além dos escravos que haviam adquirido em Harã. Assim partiram rumo à terra de Canaã, e ali chegaram.(Gênesis 12,4-5).
Então, não há dúvidas de que Ló é sobrinho de Abraão.
Então, não há dúvidas de que Ló é sobrinho de Abraão.
Abrão disse a Ló: “Não deve haver discórdia entre nós nem entre nossos pastores, pois somos irmãos.(Gênesis 13,8)
Veja aqui, que Ló era filho de Arã, que por sua vez era irmão de Abraão. Então não há como Abraão ser irmão de Ló.
Veja aqui, que Ló era filho de Arã, que por sua vez era irmão de Abraão. Então não há como Abraão ser irmão de Ló.
Com isso, cai por terra a tese de outras denominações quando dizem que Jesus tinha outros irmãos.
Temos que ter consciência de que em cada lugar há uma forma de expressar. Ora, se aqui Abraão diz que não deve haver discórdia entre eles e nem entre os pastores porque são irmãos, é porque ele se referia a todos eles.
Mesmo porque irmão, nesta situação não era irmão, propriamente dito, gerado pela mesma mãe e pelo mesmo pai, pois se Ló era sobrinho de Abraão, não poderia ser seu irmão.
“O aprofundamento de sua fé na maternidade virginal levou a Igreja a confessar a virgindade real e perpétua de Maria mesmo no parto do Filho de Deus feito homem. Com efeito, o nascimento de Cristo "não lhe diminuiu, mas sagrou a integridade virginal" de sua mãe. A Liturgia da Igreja celebra Maria como a "Aeiparthenos" (pronuncie " áeiparthénos"), "sempre virgem". (CIC §499)
Em Jó 14, 1-4 encontramos:
“O homem nascido de mulher tem a vida curta e cheia de tormentos. É como a flor que se abre e logo murcha, foge como sombra sem parar. E é sobre alguém assim que cravas os olhos e os levas ao julgamento contigo? Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém!” (Grifo nosso)
Fico a pensar, na dureza de coração das pessoas que não deixam Jesus abrir o coração delas para o entendimento, pois Deus não seria capaz de utilizar Maria para os seu projeto de salvação e depois descartá-la. É como se dissesse: Pronto Maria, você já fez a minha vontade, já concebeu um filho através do Espírito Santo, agora não preciso mais dos seus préstimos pode ir e ter uma vida normal como casada com José.
Temos que ter consciência de que em cada lugar há uma forma de expressar. Ora, se aqui Abraão diz que não deve haver discórdia entre eles e nem entre os pastores porque são irmãos, é porque ele se referia a todos eles.
Mesmo porque irmão, nesta situação não era irmão, propriamente dito, gerado pela mesma mãe e pelo mesmo pai, pois se Ló era sobrinho de Abraão, não poderia ser seu irmão.
Isso, não são conclusões minhas, tiradas aleatoriamente. É uma verdade bíblica, onde citei os textos, que você mesmo poderá averiguar e fazer as comparações.
Meditemos sobre Maria, Nossa Senhora, a mãe de Jesus.
Meditemos sobre Maria, Nossa Senhora, a mãe de Jesus.
O catecismo da Igreja Católica vai afirmar a respeito da Virgem Maria, que:
“O aprofundamento de sua fé na maternidade virginal levou a Igreja a confessar a virgindade real e perpétua de Maria mesmo no parto do Filho de Deus feito homem. Com efeito, o nascimento de Cristo "não lhe diminuiu, mas sagrou a integridade virginal" de sua mãe. A Liturgia da Igreja celebra Maria como a "Aeiparthenos" (pronuncie " áeiparthénos"), "sempre virgem". (CIC §499)
Em Jó 14, 1-4 encontramos:
“O homem nascido de mulher tem a vida curta e cheia de tormentos. É como a flor que se abre e logo murcha, foge como sombra sem parar. E é sobre alguém assim que cravas os olhos e os levas ao julgamento contigo? Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém!” (Grifo nosso)
Santo Agostinho vai citar Ez 44, 2 (Yahweh me disse: Este pórtico ficará fechado. Não se abrirá e ninguém entrará por ele, porque por ele entrou Iahweh, o Deus de Israel, pelo que permanecerá fechado.), para referir-se a inviolabilidade de Maria mesmo após parto, ela que serviu como esta porta para a vinda de Deus e continua:
“Quando o próprio Deus passa por uma porta, Ele pode deixar esta porta inviolável.”
O mesmo Deus que extraordinariamente gera-se na Virgem é suficientemente poderoso para conservá-la virgem e imaculada após o parto.
Quero partilhar com vocês, que estava num Retiro Inaciano quando Deus me mostrou através de uma moção interior versículos bíblicos, quando Jesus nos momentos finais de sua vida, recomendou sua mãe ao discípulo que muito amava.
"Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!”(São João 19,26).
“Eis a tua mãe!” A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu. (São João 19,27).
É linda essa passagem, pois mostra o zêlo, a preocupação de Jesus para com a sua mãe. E quis deixá-la aos cuidados daquele que Ele muito amava, que estava ali pertinho e que não podia fazer nada para mudar a situação de sofrimento que Jesus estava vivendo na cruz.
Aliás, ali estavam duas pessoas muito íntimas de Jesus, sofrendo com Ele e somente quem ama pode cuidar direito. Então quando recomendamos algo a alguém que amamos sabemos que nos atenderá. Assim fez Jesus.
A bíblia é vida e tudo nela faz sentido. Tudo tem uma razão de ser e uma coisa liga a outra. Se formos analisar Romanos 8,29, veremos que esse versículo bíblico confirma o que acima mencionei. veja: "Pois aos que ele conheceu desde sempre, também os predestinou a se configurarem com a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos".
Ora, se Jesus é o primogênito e nós somos os irmãos, quem é a nossa mãe?
Foi isso que o Senhor me disse no Retiro, que Jesus é o primogênito e que nós somos os seus irmãos. Chorei muito com essa revelação. Senti Jesus na cruz. Senti Maria ao lado Dele. Senti João ali junto.
Quando Jesus ressuscitou Ele apareceu a Maria Madalena e disse: “Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.(São João- 20,17)
Com Maria, conhecemos o verdadeiro exemplo de mãe. Com ela aprendemos a guardar "todas as coisas" no nosso coração.
Poderíamos citar tantas outras passagens, mas não vou fazê-lo, não cabe a mim, convencer ciclano ou beltrano e acredito que não há mais necessidade de explicações a respeito, devido a clareza nos textos abordados.
O convencimento da palavra vem através do Espírito Santo, que age eficazmente em cada um de nós, desde que a gente dê abertura para que Ele assim o faça.
Não devemos ler um versículo e interpretá-lo aleatoriamente. É necessário verificar todo o contexto.
Poderíamos citar tantas outras passagens, mas não vou fazê-lo, não cabe a mim, convencer ciclano ou beltrano e acredito que não há mais necessidade de explicações a respeito, devido a clareza nos textos abordados.
O convencimento da palavra vem através do Espírito Santo, que age eficazmente em cada um de nós, desde que a gente dê abertura para que Ele assim o faça.
Não devemos ler um versículo e interpretá-lo aleatoriamente. É necessário verificar todo o contexto.
Portanto, somos do entendimento de que não podemos interpretar a bíblia da forma como se lê, ou seja, “ao pé da letra”, pois corremos o risco de fazermos falsas interpretações.
Augusta Moreira dos Santos
Ministério de Cura e Libertação RCC
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