Ser escravo de um homem é duro, mas ser escravo de si mesmo é ainda pior. Daí é preciso nos conhecermos.
Jesus Cristo dizia: "conhecereis a verdade e ela vos libertará". Jesus era livre. Era um homem curado.
Jesus Cristo o maior exemplo de liderança de todos os tempos, após dois mil anos a sua doutrina continua viva e atuante. Quem tem mais influência que Jesus? Sabemos perfeitamente bem que não há.
O bom líder deve ser capaz de influenciar as pessoas a alcançarem seus objetivos e Jesus desenvolveu sua missão com grande expressão e êxito, utilizando-se de um princípio muito simples, mas fundamental: “Se você quer ser um líder, seja um servo. Se você quer liderar, tem de servir”.
Tenho nos últimos dias refletido sobre liderança e muitas coisas chamaram-me a atenção:
a)Aquele que não entra em si mesmo, e não se remete sempre ao seu lugar em face de Deus, cairá no orgulho, pois aquele que é orgulhoso perde a faculdade de escuta.
b) O chefe que quer ser digno de comandar deve começar por ser capaz de comandar-se a si próprio.
c) Que sem o domínio de si, ninguém pode pretender o domínio das coisas e ainda menos o dos homens.
d) A missão do chefe é-lhe confiada para o bem comum; nem o capricho, nem o interesse, nem o orgulho devem ditar-lhe as suas decisões.
e) O verdadeiro chefe nunca fala de si; nunca diz "eu", incluindo-se na coletividade e imagina "nós".
f) Ao que tem a aptidão para liderar sempre encontrará alguma qualidade em alguém, por menor que seja.
g) Que não poupa um elogio sincero no momento que o subordinado necessita.
h) Aquele que não tomar a tempo a decisão que se impõe e fazê-la respeitar, não é um chefe.
i) Deve tomar a decisão certa no momento correto, para adquirir o dom da força.
J) Que seja bastante desinteressado de si próprio para poder compreender o plano de Deus, pois quando quer algo grande só pelo dever, acaba não conseguindo e quando o almeja mesmo na pequenez consegue mais ainda.
L)O sinal mais seguro da fecundidade dum chefe é aquele que trabalha visando seu próprio sucessor porque é a prova de que coloca a continuidade da obra para além de si mesmo..
Sempre que me deixei diminuir como cristão, enfraqueci como chefe. (Rigaux)
Irmãos, Jesus Cristo ensinou a grande regra: “não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a você, ou faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem com você”. Para cumprir sua missão escolheu pessoas simples, mas diversificadas (pescadores, cobrador de imposto, doutor...). Conseguiu transformar todos em verdadeiros seguidores; fieis e autênticos. Ele se dedicou a ajudar, independentemente dos sentimentos que o indivíduo tinha (lição de amor e doação), ensinando para todos a doutrina de DEUS de forma clara e agradável.
Penso que é necessário sempre escutarmos aquilo que Deus quer nos falar. Vejamos:
"Agradecemos a Deus sem cessar, porque, ao receberdes a palavra de Deus que ouvistes de nós, vós a recebestes não como palavra humana, mas como o que ela de fato é: palavra de Deus, que age em vós que acreditais". (I Tessalonicenses 2,13)
Portanto, somos do entendimento de que não devemos perder o foco, que é a nossa santidade. Seja líder ou liderado, o importante é ser humilde e fazer a vontade do pai. Aquele que lê as escrituras diariamente e coloca em prática os ensinamentos que há nela, não tem como errar, pois Deus é perfeito e na bíblia ele fala conosco e na oração falamos com Ele.
Que Deus nos abençõe e nos dê a graça de vivermos aquilo que Ele nos propõe.
Augusta Moreira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário