segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Porque no antigo testamento podia divorciar e no novo não pode?



Olá!
Os fariseus faziam oposição  ao Cristianismo, manipulando as leis para seus interesses e se consideravam melhores e eles fizeram uma pergunta a Jesus:

“É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo? Essa foi a pergunta que fizeram a Jesus, para experimentá-lo.

Quando fizeram essa pergunta para Jesus, porque no antigo testamento poderia divorciar e no novo é proibido, Jesus respondeu: Moisés permitiu por causa da dureza do coração.

E você pode até dizer, não entendi. Mas na bíblia tem a explicação do que é dureza de coração. Preste atenção:

Por isso abandonei-o à dureza do seu coração, deixando que seguisse sua própria cabeça. (Salmos 81,13)

Eles têm a inteligência obscurecida e são alheios à vida de Deus, por causa da ignorância produzida neles pela dureza de seus corações. (Efésios 4,18)

Isso significa que Moisés deixou o preceito que podia haver o divórcio por causa da dureza do coração, isso é, seguindo a sua própria cabeça, alheios à vontade de Deus.

Observemos que Jesus deu várias explicações:
a)O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne
b)eles já não são dois, mas uma só carne
c)o que Deus uniu, o homem não separe
d)quem despede sua mulher através de união lícita comete adultério
e)quem despede sua mulher através de união ilícita não comete adultério.

Observem o diálogo entre as partes na bíblia e depois comentaremos mais e descobri coisas bem esclarecedoras porque alguns não se casam:"Quando terminou essas palavras, Jesus deixou a Galiléia e foi para a região da Judéia, pelo outro lado do Jordão. Grandes multidões o acompanhavam, e ali, ele realizava curas. Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e, para experimentá-lo, perguntaram: “É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?”Ele respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.Perguntaram: “Como então Moisés mandou dar atestado de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Ora, eu vos digo: quem despede sua mulher — fora o caso de união ilícita — e se casa com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram-lhe: “Se a situação do homem com a mulher é assim, é melhor não casar-se”. Ele respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, mas só aqueles a quem é concedido. De fato, existem homens impossibilitados de casar-se, porque nasceram assim; outros foram feitos assim por mão humana; outros ainda, por causa do Reino dos Céus se fizeram incapazes do casamento. Quem puder entender, entenda”.(São Mateus, 19,1-12).

Os discípulos deram continuidade na conversa dizendo que então, era melhor nem casar-se?  Então, Jesus respondeu que só aqueles a quem é concedido por Deus o entendimento é capaz de compreender essa situação. E disse os motivos porque alguns não se casam:

a)existem homens impossibilitados de casar-se, porque nasceram assim;
b)outros ainda, por causa do Reino dos Céus se fizeram incapazes do casamento.
c)outros foram feitos assim por mão humana;

Jesus deixou o preceito que não pode haver o divórcio, e quem o fizer estará  seguindo a sua própria cabeça, alheios à vontade de Deus. Estará descumprindo um mandamento de Deus.

Penso, meus irmãos, que ao dizer que alguns não poderiam casar porque nasceram assim, Jesus quiz referir-se aos loucos, aos dementes, aos portadores de necessidades especiais de natureza grave (paralisados em cama) e outras situações.

Acredito também que ao referir-se aos que não podiam casar por terem feito assim por mão humana, é o caso dos homossexuais(devido a traumas, na formação familiar, maldições, preconceitos), ou por acidente ocorrido através de negligência, os desobedientes que não escutaram o chamado de Deus, foram por sua própria cabeça.

Quando Jesus diz que por causa do Reino dos Céus se fizeram incapazes do casamento, são aqueles que abdicaram de ter uma família, marido ou mulher e filhos, para dedicar exclusivamente ao Senhor e isso, meus irmãos,é vocação. É chamado de Deus.

Esse é o meu pensamento particular, é minha reflexão pessoal, é o meu comentário individual, a minha partilha sobre o que Deus me falou neste texto.

Aqui já não sou eu, é o Senhor que fala através da palavra:

Recapitulando: No antigo testamento Moisés deu a permissão para divorciar por causa da dureza de coração.

Observemos que Jesus deu várias explicações:
a)O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne
b)eles já não são dois, mas uma só carne
c)o que Deus uniu, o homem não separe
d)quem despede sua mulher através de união lícita comete adultério
e)quem despede sua mulher através de união ilícita não comete adultério.

Jesus respondeu que só aqueles a quem é concedido por Deus o entendimento é capaz de compreender essa situação. E disse os motivos porque alguns não se casam:

a)existem homens impossibilitados de casar-se, porque nasceram assim;
b)outros ainda, por causa do Reino dos Céus se fizeram incapazes do casamento.
c)outros foram feitos assim por mão humana;

É isso aí, por esses e outros motivos, temos que agradecer a Deus pela sua bondade, por seus esclarecimentos, pelo seu amor.

Louvo e bendigo ao Senhor, porque o seu evangelho é vida. Louvo e bendigo ao Senhor, pela Igreja Católica apóstolica romana, que nos instrui. Louvo e bendigo ao Senhor pelo Tribunal Eclesiástico. Louvo e Bendigo ao Senhor, pela Nossa Igreja, que abre até processos para anular os casamentos que foram realizados de forma ilícita na Igreja e que com a autoridade dela podem ser anulados, por causa do zelo pela palavra de Deus. Cumprido tão somente o que está na bíblia.

Louvo e bendigo ao Senhor pela família. Precisamos resgatar nossas famílias e a única forma é pela palavra de Deus, que cura, salva e liberta.

Aquele que lê ou houve a palavra de Deus e a coloca em prática, é feliz, porque faz a vontade de Deus.
Que Deus nos conceda a graça do entendimento e da vivência da escritura sagrada.

Augusta Moreira dos Santos
Ministério de Cura e Libertação-RCC
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário