sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Os anjos são espíritos que estão encarregados de um ministério, enviados a serviço daqueles que deverão herdar a salvação



Temos que passar a valorizar mais os anjos. E há uma passagem bíblica que chamou profundamente a minha atenção.

Na bíblia sagrada diz assim: "E a qual dos anjos disse alguma vez: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos como apoio sob os teus pés”? Não são todos eles espíritos que estão encarregados de um ministério, enviados a serviço daqueles que deverão herdar a salvação?" (Hebreus 1, 13-14)

Observe o que você está lendo. Reflitamos. Quer dizer, que os anjos são espíritos que estão encarregados de um ministério, enviados a serviço daqueles que deverão herdar a salvação?

Ao ver o anjo do SENHOR a mula empacou. Balaão, enfurecido, bateu na mula com uma vara. (Números 22,27)

Não duvido de nada do que está escrito na bíblia. Veja uma situação bíblica da intervenção de um anjo: O anjo do SENHOR lhe disse: “Por que já por três vezes espancaste a mula? Fui eu que saí para te barrar a passagem, pois o caminho que segues me parece perigoso". (Números 22,32)

Amados irmãos, vemos então, em Números, que Balaão queria passar num determinado caminho e foi impedido por um anjo. Ocorre, que por ser o anjo um espírito ele não fica aparecendo por aí. 

Nesta situação, a princípio quem viu, foi só a mula, tanto que ela se afastava e não dava sequência à passagem. Depois de insistir por três vezes em seguir, sem nenhum êxito, o anjo resolveu aparecer para Balaão, já que ele insistia em prosseguir e conforme o anjo disse o caminho era perigoso.

Balaão foi salvo por um anjo. Podemos até recordar situações na nossa vida que fizemos como Balaão, insistimos em fazer algo que não era para fazer e depois deu tudo errado.

Há momentos que aparece pessoas que são como anjos na nossa vida, de repente vêm e nos dão uma ajuda.

Diz na escritura sagrada assim:"Não descuideis da hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber". (Hebreus 13,2)

Tobias e Daniel são os livros mais ricos do Antigo Testamento. Ali encontramos anjos que comunicam ao homem mensagens ou revelações da parte de Deus. Estes anjos são sempre criaturas de Deus, subordinados a Ele. Os anjos são enviados, pois, aos homens como mensageiros (Dan 14,33), os ajudam e protegem (Dan 3,49; 2 Mac 11,6), apresentam a Deus as orações dos homens e intercedem por eles (Tob 12,15). Cada pessoa tem um anjo da guarda(Dan 10,13.20). Disse o Senhor Deus no Antigo Testamento: "Vou enviar um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho (...) Toma cuidado na sua presença e escuta a sua voz (...)" (Ex 23,20-22).

No Antigo Testamento há o nome de três anjos: Rafael, no livro de Tobias, e Miguel e Gabriel, no livro de Daniel. Estes três nomes podem traduzir-se e eles nos dão uma pista sobre seu significado. Rafael significa "Deus cura", e essa é a missão que o anjo desempenha no livro de Tobias: cura o ancião Tobias de sua cegueira e livra Sara das armadilhas do demônio Asmodeus. Por sua intervenção, Deus dá o prêmio da  felicidade aquela família de justos sobre quem então havia caído em desgraça. Miguel significa "quem como Deus?" É o anjo protetor de Israel e comanda os exércitos celestiais em sua luta contra as forças do mal. Combate contra a opressão do poder político absoluto que intenta ocupar o lugar de Deus. Gabriel, que significa "força de Deus", é o anjo que revela a Daniel o momento em que terá lugar o fim do mal e o começo da justiça perfeita que só a força de Deus fará possível.

Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti, e te guarde pelo caminho, e te introduza no lugar que preparei. Respeita-o, houve a sua voz, e vê que não o desprezes; porque ele não te perdoará, se pecares, e o meu nome está nele. Se ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que te digo, eu serei inimigo dos teus inimigos, e afligirei os que te afligem.
Êxodo 23, 20-22

Anjos do Senhor, bendizei o Senhor; louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Daniel 3, 58

Seis meses depois, o próprio Arcanjo Gabriel se dirige a Nazaré, uma aldeia da Galiléia: "[...] a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: "Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo! (...)
São Lucas 1, 26-28

Há muitos escritos bíblicos sobre os anjos, os que acima mencionei são apenas alguns.

Catecismo da Igreja Católica

332. "Desde a criação e ao longo de toda a história da salvação, os encontramos, anunciando essa salvação e servindo ao desígnio divino de sua realização: fecham o paraíso terrestre, protegem Lot, salvam Agar e seu filho, detém a mão de Abraão, a lei é comunicada por seu ministério [cf. Hch 7,53], conduzem o povo de Deus, anunciam nascimentos e vocações, assistem aos profetas, isso para não citar mais alguns exemplos. Finalmente, o Anjo Gabriel anuncia o nascimento do Precursor e o de Jesus."

Houve situações na minha vida que depois fui analisar, acredito que anjos passaram por mim. Um exemplo típico foi quando cheguei de madrugada em São Luis e ao chegar no aeroporto o taxista me disse que eu não deveria ir para a rodoviária naquele horário pois era perigoso. Aguardei um pouquinho e fui pois teria que pegar o ônibus para Santa Inês, e apareceu uma mulher do nada que começou a conversar comigo. A fala dela me tranquilizava. Ela ficou comigo até eu entrar no ônibus e ficou me olhando. Hoje, percebo que ela era diferente. 

Outra situação incrível, foi na Igreja São Francisco em Vazante-MG, onde apareceu na hora da missa, um homem dizendo ser do maranhão. Falava ele que estava percorrendo todo o Brasil e que parou naquela Igreja. Aquele homem, a gente percebia que tinha um conhecimento litúrgico muito grande e comungou com um carinho contagiante. Quando saiu, estava conversando com alguns e  peguei o carro e fui em casa pegar dinheiro para dar a ele para lanchar na viagem visto que ele estava a pé. Só que depois de uns cinco minutos ele desapareceu. O procurei por toda a cidade e nada. Então, desconfio que esse era um anjo e até confirmando minha vinda para o Maranhão. Nunca vou esquecer aquela expressão.

Portanto, temos que ficar atentos e confiar mais na misericórdia de Deus que sempre nos envia uma ajuda na hora que mais necessitamos e fala conosco em inúmeras situações.

Augusta Moreira dos Santos
Ministério de Cura e Libertação
RCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário