quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A escolha de Deus depende não das obras, mas daquele que chama


Olá!


Penso meus irmãos, que dos setenta e tres livros que contém a bíblia, num deles, especificamente Romanos 9, vem tirar a culpa de Deus, que nós de caminhada religiosa temos a mania de colocar Nele, por achar que Ele é ingrato para aqueles que o servem.

Por vezes, até nos revoltamos por ter servido o Senhor, por anos a fio e não termos obtido o êxito que gostaríamos e nem os méritos pelos serviços prestados.

Tenho uma amiga que gosto demais dela e essa semana ela me disse que Deus precisa honrar os seus servos, que Ele precisa cuidar dos seus, que lutam tanto e estão aí sendo massacrados pela vida, sem direção, as vezes, na mão de outros que se dizem servos e na verdades são inescrupulosos, estuprando a vocação daqueles que são chamados por Cristo e por causa do desvario destes que se “dizem servidores", mas que não foram curados, vai matando aqueles que são chamados de verdade, ao serviço cristão.

Para nós, humanamente Deus não deveria deixar tais situações ocorrerem. Só que a palavra nos corrige e nos mostra porque ele age assim. Observem.

Paulo inicia o capítulo 9, relatando que os judeus, têm zelo por Deus, mas um zelo pouco esclarecido pois não submetem a justiça divina e sim a sua própria justiça, devido ao desconhecimento daquilo que é justo diante de Deus.

Com a vinda de Cristo, Deus faz uma nova aliança com o seu povo e diz:

“Pois o fim da Lei é Cristo, para que todo aquele que acredita se torne justo”.( Romanos 9,4)

É acreditando de coração que se obtém a justiça, e é confessando com a boca que se chega à salvação.( Romanos 9,10)

Então é preciso acreditar de coração. É necessário que o nosso coração seja convencido daquilo que a bíblia nos diz. 

Cristo morreu para nos salvar.De fato, a Escritura diz: "Todo aquele que acredita nele, não será confundido."( Romanos 9,11)

É maravilhosa essa afirmativa do Senhor. Podem até tentar nos confundir mas não conseguem.

A fé depende, portanto, da pregação, e a pregação é o anúncio da palavra de Cristo..( Romanos 9,17)

Gente, fico pensando, se o projeto de Deus para Jesus, foi que a cruz o esmagasse pelo sofrimento, porque insistimos em querer ter uma vida maravilhosa aqui na terra?

Por anos trabalho com afinco na Igreja e achava que mereceria algum prêmio pelos serviços prestados. No entanto, o maior prêmio foi a misericórdia de Deus de ser digna de ser escolhida por Ele para a missão, pois poderia ter ocorrido o contrário. Veja a explicação:

Quando os filhos dela ainda não haviam nascido e nada tinham feito de bem ou de mal - isso para que ficasse confirmada a liberdade da escolha de Deus,dependendo não das obras, mas daquele que chama - então foi dito a Rebeca: "O mais velho será servo do mais novo",como diz a Escritura: "Amei a Jacó mais do que a Esaú."( Romanos 9,11-13).

Isso foi dito a Rebeca, que antes do nascimento, veja bem que isso é sério, foi antes do nascimento, antes de conhecer o pecado, antes de saber o que é certo ou errado, Deus já havia designado naquela circunstância que o mais velho serviria ao mais novo. Então, é pela misericórdia do Senhor que somos escolhdos, não há mérito nenhum meu ou seu.

Portanto, a escolha não depende da vontade ou do esforço do homem, mas da misericórdia de Deus.( Romanos 9,16)

Os versículos que vou citar abaixo se resume para os cristãos que estão sofrendo e questionando Deus. Veja:

“Por isso a Escritura diz ao faraó: "Eu fiz você nascer precisamente para mostrar em você o meu poder e para que o meu nome seja celebrado em toda a terra."Portanto, Deus usa de misericórdia com quem ele quer, e endurece a quem ele quer.Você me dirá então: "Por que Deus ainda se queixa? Quem pode resistir à vontade dele?"Mas, quem é você, homem, para discutir com Deus? Por acaso, o vaso de barro diz ao oleiro: "Por que você me fez assim?( Romanos 9,17-20)

É meus amados, dá para perceber que o importante é confiar em Deus, viver a sua palavra pois ela nos transformará.

“O que diremos então? Os pagãos, que não procuravam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé”.

É pela fé que mudo o meu jeito de ser e agir. É pela fé que a conversão acontece na minha vida. É pela fé que passo a ser justa com as pessoas. É pela fé que busco a intimidade com Deus. É pela fé em Deus que faço o bem, a caridade para com o próximo. É sem dúvida alguma pela fé, que sofro com o que sofre. É pela fé que passo a amar o meu próximo como a mim mesma e vou deixando o egoísmo de lado.

A palavra diz que quem diz que crê em Deus mas não ama o seu irmão é um mentiroso. Como posso amar o meu irmão se deixo ele passar necessidade? Como posso dizer que amo o meu irmão se não sou capaz de perdoá-lo? 

Portanto, somos do entendimento de que não devemos julgar. Devemos silenciar o nosso coração como Maria e aceitar tudo o que nos acontece.

Augusta Moreira dos Santos

Um comentário:

  1. As duas testemunhas mencionadas em apocalipse 11 tem uma ligação muito forte com os dois papas que estão hoje no vaticano Bento XVI e Francisco. Como disse meu compadre vamos aguardar!!!

    ResponderExcluir