sábado, 5 de janeiro de 2013

"Mentirinha" ou "mentirona", tudo é mentira, é transgressão.

Olá!


Vamos refletir sobre a palavra e ao mesmo tempo questionar: Porque as pessoas mentem tanto? Será que pensam que nos convencemos da mentira? 

Hoje, é raridade ver quem não mente e isso é muito triste, quando vi até eu estava entrando no sistema, pondo a mentirinha como algo normal. E não é normal. A mentira é do malígno. Ele é o pai da mentira. 

Então todas as vezes que minto estou me assemelhando não a Deus e sim ao demônio que é o que propaga a mentira.


Não importa o tamanho, "mentirinha" ou "mentirona", tudo é pecado. E estamos transgredindo a palavra de Deus que diz para não mentirmos.

E ainda justificamos: falei aquela mentirinha para não magoar. Não está certo! Temos que pedir a Deus a graça de falar com amor, com sabedoria, para não magoar o irmão, porém, falar a verdade.


Vivereis a verdade e ela vos libertará(João 8,32). É a verdade que nos liberta. Enquanto mentirmos seremos prisioneiros de nós mesmos.


Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra.(Colossenses 3,2)

e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade. (Efésios 4,24)

e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. (Colossenses 3,10)

“Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras.É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência,e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.Por isso, abandonem a mentira: cada um diga a verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros.Vocês estão com raiva? Não pequem; o sol não se ponha sobre o ressentimento de vocês.Não dêem ocasião ao diabo.Quem roubava, não roube mais; ao contrário, ocupe-se trabalhando com as próprias mãos em algo útil, e tenha assim o que repartir com os pobres.Que nenhuma palavra inconveniente saia da boca de vocês; ao contrário, se for necessário, digam boa palavra, que seja capaz de edificar e fazer o bem aos que ouvem.Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação.Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo tipo de maldade.Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo”.(Efésios 4,22-32)

É preciso que nos renovemos pela transformação espiritual da inteligência,e sejamos revestidos do homem novo,da mulher nova,  criados segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.

Então, chega de mentira, vamos fazer um propósito de não mentir, para que sejamos transformados. Afinal, a justiça e a santidade vem através da verdade.

“Cristo é a nossa paz. De dois povos, ele fez um só. Na sua carne derrubou o muro da separação: o ódio.Aboliu a Lei dos mandamentos e preceitos. Ele quis, a partir do judeu e do pagão, criar em si mesmo um homem novo, estabelecendo a paz.Quis reconciliá-los com Deus num só corpo, por meio da cruz; foi nela que Cristo matou o ódio. Ele veio anunciar a paz a vocês que estavam longe, e a paz para aqueles que estavam perto.Por meio de Cristo, podemos, uns e outros, apresentar-nos diante do Pai, num só Espírito.Vocês, portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes, mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus.Vocês pertencem ao edifício que tem como alicerce os apóstolos e profetas; e o próprio Jesus Cristo é a pedra principal dessa construção.Em Cristo, toda construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo no Senhor.Em Cristo, vocês também são integrados nessa construção, para se tornarem morada de Deus, por meio do Espírito”.(Efésios 2,14-22)

Olha, meus irmãos, foi na Cruz que Cristo matou o ódio. Que maravilha, então, não há motivos para não perdoarmos. Quando tenho ódio de alguém, quem sofre sou eu.

Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra.(Colossenses 3,2)

Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria.Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes.(Colossenses 3,5-6)

No texto bíblico que veremos abaixo, alguns versículos me chamaram profundamente a atenção entre eles:"Tudo o que vocês fizerem façam de coração, como quem obedece ao Senhor, e não aos homens”. Há palavras que falam por si, então porque querer explicar o que está explicado?

No texto achei interessante também que para ser um homem novo, devo abandonar ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas e não mentir para o outro, sendo verdadeira. 

Gostei também quando fala que quando me torno um homem novo, uma mulher nova, é através do conhecimento que vou renovando à imagem de Deus, que é o meu criador.

Na sequência diz o texto que devemos vestir de sentimentos de compaixão, bondade, humildade e paciência e perdoar a todos, como cristo perdoou. Diz também para vestimos com o amor que é um laço de perfeição.

Temos que ter uma vestimenta diferente,devemos ficar: nús com relação às coisas ruins, me despindo do homem e mulher velha e vestir de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência e amor, que é o laço da perfeição.

Vejam o famoso texto que mencionei sem ter transcrito:

“Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês.Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações,e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador.E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência.Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês.E acima de tudo, vistam-se com o amor, que é o laço da perfeição.Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam também agradecidos.Que a palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a sua riqueza, de modo que possam instruir-se e aconcelhar-se mutuamente com toda a sabedoria. Inspirados pela graça, cantem a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais.E tudo o que vocês fizerem através de palavras ou ações, o façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele.Mulheres, sejam submissas a seus maridos, pois assim convém a mulheres cristãs.Maridos, amem suas mulheres e não sejam grosseiros com elas.Filhos, obedeçam em tudo a seus pais, porque isso agrada ao Senhor.Pais, não irritem seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.Escravos, obedeçam em tudo aos seus senhores humanos, não só quando vigiados, para agradar aos homens, mas com simplicidade de coração, por temor ao Senhor.Tudo o que vocês fizerem façam de coração, como quem obedece ao Senhor, e não aos homens.Fiquem certos de que receberão do Senhor a herança como recompensa. O Senhor, a quem vocês servem, é Cristo.Quem comete injustiça, receberá de volta a injustiça, pois não há distinção de pessoas”.(Colossenses 3,8-25)

Portanto, somos do entendimento de que devemos ser transformados pela palavra de Deus. Devemos configurar as instruções bíblicas na nossa vida.

Augusta Moreira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário