Conforme o dicionário Aurélio a Humildade significa: Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Modéstia. Submissão.
Já a modéstia representa a ausência da vaidade; simplicidade, despretensão e moderação.
Aquele que finge ser fraco para usar os que estão ao seu redor, é um falso humilde.
A falsa humildade nas relações de "amizade", entre aspas, é quando a pessoa é modesta para com os outros, como uma forma de levar vantagem nos relacionamentos, sem ser sincero. São pessoas que usam os outros como escadas para chegarem onde querem, as vezes enganando a si mesmas, sem perceberem que estão usando, manipulando o outro para interesses próprios.
Ouvi dizer que quando fazemos os serviços sem grandes iniciativas, pecamos por uma falsa humildade e acabamos pelo nosso humano como válvulas do Espírito Santo. Então, só nos resta melhorar.
Já na igreja, uma das grandes falhas dos servos é usar de falsa humildade. Não servindo a Jesus, na sua missão....Quem tem a unção de Deus deve dar o que recebeu. Não pode esconder. É necessário deixar o Espírito Santo agir.
O abandono da oração foi o que fez desmoronar a vida espiritual de Teresa de Dávila. Ela confessou: “este foi o mais terrível engano... julgo não ter passado perigo tão perigoso”. Não devemos nunca abandonar a vida de oração por mais ruim ou pecadores que sejamos. A vida ruim não nos deve levar a abandoná-la, mas, sim, a intensificá-la. “Quando cair... olhe, olhe por amor de Deus, não a engane o demônio levando-a a deixar a oração - como fez a mim - por falsa humildade”.
Pois é, fiz isso como Tereza e realmente é um perigo, é uma falsa humildade. Há momentos que sinto que ainda tenho uma falsa humildade ao não dizer as pessoas o que penso sobre elas, principalmente quando as vejo cometendo falhas graves, como a cobiça, a mentira, etc.
Essa reflexão me faz pensar mais a respeito. Então meus amados não desiludamos, devemos insistir na oração.
Salomão ao receber do Senhor a sabedoria colocou em prática. (1 Rs 4.30). Se ele tivesse deixado de escrever os três mil provérbios e os mil e cinco cânticos (v. 32), com certeza teria pecado.
Portanto, Salomão foi verdadeiro.
Pedro disse ao paralítico, o qual lhe tinha pedido esmola, que não tinha prata e nem ouro, mas, iria dar-lhe o que possuía. Pedro tinha a Palavra da fé e, com essa autoridade, o aleijado foi curado (At 3.6). Isso é humildade.
Diz a palavra de Deus que Moisés era o homem mais humilde entre todos os homens da terra. (Números 12,3)
Temos que tomar todo o cuidado com a falsa humildade das pessoas pois, pode mudar o rumo da nossa vida, contrariando os desígnios de Deus. É preciso identificá-las e conhecê-las.Veja abaixo o versículo a respeito disso.
“Seja cauteloso com o conselheiro, e procure saber quais são as necessidades dele. Pois ele pode aconselhar em benefício próprio e não lançar a sorte em favor de você”,.(Eclesiástico 37,8)
Pois é, meus amados, prestemos atenção a nossa volta e amemos as pessoas, porém, não aquilo que elas fazem de errado.
Que Deus nos dê a sabedoria e o conhecimento, para lutarmos em fazer a vontade Dele.
Augusta Moreira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário