terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Por que vocês se atreveram a falar contra o meu servo Moisés?"


Vou transcrever todo o capítulo 12 de Números, para que vocês possam refletir comigo, sobre o estrago que fazemos nas nossas próprias vidas quando falamos contra alguém. E o pior, quando falamos injustamente de alguém

É preciso colocar papas na língua e não pense meu irmão que falo isso só para você, falo também para mim. Quando escrevo, quando medito a respeito de algo, o meu interior vai sendo convencido pelo Espírito Santo de Deus a fazer o que é correto, pois uma das finalidades da bíblia é nos corrigir.


É a palavra que nos orienta, que nos instrui, ela é como uma espada de dois gumes, que penetra até os nossos pensamentos e sentimentos. 

Assim, veja o texto, para que possamos refletir ainda mais.

Maria e Aarão falaram contra Moisés, por causa da mulher cuchita que ele havia tomado como esposa.Eles disseram a Moisés: "Será que Javé falou somente a Moisés? Não falou também a nós?" E Javé os ouviu.Moisés era o homem mais humilde entre todos os homens da terra.De repente, Javé disse a Moisés, a Aarão e Maria: "Vão os três para a tenda da reunião". Os três foram e Javé desceu numa coluna de nuvem, colocou-se à entrada da tenda e chamou Aarão e Maria. Eles se aproximaram, e Javé disse: "Ouçam o que eu vou lhes dizer: Quando entre vocês há um profeta, eu me apresento a ele em visão e falo com ele em sonhos.Não acontece assim com o meu servo Moisés, que é homem de confiança em toda a minha casa: com ele eu falo face a face, às claras e sem enigmas; e ele vê a figura de Javé. Por que vocês se atreveram a falar contra o meu servo Moisés?"A ira de Javé se inflamou contra eles, e Javé se retirou.A nuvem se afastou da tenda, e a pele de Maria ficou toda esbranquiçada, como a neve. Ao voltar-se para ela, Aarão viu-a com a pele esbranquiçada.Aarão disse a Moisés: "Por favor, meu senhor! Não peça contas da culpa pelos pecados que tivemos a loucura de cometer e da qual somos culpados.Não deixe que Maria permaneça como um aborto que já sai do ventre da mãe com a carne meio carcomida".Moisés suplicou a Javé: "Por favor, concede-lhe a cura!"Então Javé disse a Moisés: "Se o pai dela lhe tivesse cuspido na cara, ela ficaria difamada por sete dias. Pois então, que ela fique isolada por sete dias, fora do acampamento, e só depois seja admitida novamente".Isolaram Maria durante sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu antes que ela voltasse.Depois partiram de Currais e foram acampar no deserto de Farã.

Maria e Aarão falaram contra Moisés. Deus fez a eles um questionamento:Por que vocês se atreveram a falar contra o meu servo Moisés?"
A ira do Senhor se inflamou contra eles e retirou-se do local.
A pele de Maria ficou toda esbranquiçada, como a neve. Moisés suplicou a Deus pela Cura de Maria.
Vejam meus amados, o sofrimento que passa as pessoas que julgam ou querem ser melhores ou iguais as outras.
No caso de Aarão e Maria, eles queriam se igualar a Moisés, tanto que disseram "Será que Javé falou somente a Moisés? Não falou também a nós?"
Esse é um grande perigo, da competição e da inveja. Diz no vv. 3, que Moisés era o homem mais humilde entre todos os homens da terra, e no entanto, Maria e Aarão, não reconheceram isso. Porque o pecado cegou a cada um deles.
O pecado nos cega. E não tenho medo de dizer que na nossa Igreja há muita cegueira espiritual exatamente por causa da inveja e competição.

Por isso, a nossa Igreja não cresce como deveria. As vezes até há um aglomerado de pessoas nos encontros. Mas não há fidelidade no dia a dia nas nossas paróquias.

Quantos estão aprisionados e sofrendo exatamente por isso, por falar da vida alheia.

Como disse, não tenho buscado a opinião de outros autores, nestes singelos artigos que escrevo, pois falo daquilo que estou vivendo e sentindo. É um modo particular que Deus me deu de refletir a sua palavra. As vezes até cito autores renomados, para enriquecer a minha fala, quando não entendo o que ele diz, mas não estou aqui, neste blog fazendo uso das normas gramaticais e nem querendo mostrar isso ou aquilo para o outro e sim, meus irmãos, refletir naquilo que o texto me diz e daqui algum tempo poder voltar a eles e ver o que o Espírito Santo me falou.

Realmente Moisés provou que era Justo, pois apesar deles terem duvidado de Moisés, achando que Deus não podia falar só para ele, mesmo assim Moisés intercedeu por Maria junto a Deus, pela sua cura.

Deus atendeu o pedido mas deu um corretivo em Maria, ela teve que ficar sete dias isolada.

As vezes Deus dá um corretivo nas pessoas em geral e não entendemos a correção. É como uma mãe que bate no filho para corrigi-lo e ele se revolta.

Há momentos que somos como que crianças espiritualmente. Há uma imaturidade espiritual em nós. Então, precisamos adquirir maturidade espiritual, deixando que a palavra nos oriente e nos eduque.

Que Deus nos conceda a graça de viver a sua palavra e de acautelarmos ainda mais da nossa língua.

Deus vê o nosso coração. Mudemos todos nós, enquanto há oportunidade. Deixe a glória de Deus brilhar.

Augusta Moreira dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário