quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Senhora Dona inveja é a arma dos incompetentes

O rei Dario decidiu dar autoridade a Daniel, sobre todo o império, visto que ele estava tão acima dos outros ministros e governadores por causa do seu talento extraordinário.Assim  os auto- funcionários da corte resolveram pegar Daniel em algum deslize nas coisas de interesse do império, porém, não conseguiram encontrar nada de errado, pois ele era muito honesto, então, armaram uma cilada, pois perceberam que a única forma de pegá-lo seria através da religião, devido a sua fidelidade a Deus.


Veja o que eles fizeram: Todos os ministros, prefeitos, governadores, autoridades das províncias e conselheiros estão de acordo que Vossa Majestade determine e faça um decreto, segundo o qual toda pessoa que, no prazo de trinta dias, fizer alguma prece a outro deus ou homem que não seja Vossa Majestade, tal pessoa seja jogada na cova dos leões.(Daniel 6,8)

A idéia era eliminar Daniel para que a ameaça pudesse ser eliminada. Este é o objetivo dos invejosos, pois eles não somente se entristecem com o sucesso dos outros, mas gostariam que aquela pessoa saísse do seus caminhos para sempre. A cada dia ouvimos de pessoas que matam outras pessoas por inveja. A  inveja mata, a inveja é um mal que precisa ser eliminado da vida daqueles que a possuem.


O que é inveja? 
Cobiça, desejo maligno de possuir o que é de outro (bens, posição, ministério, etc...).
Ela pode estar bem camuflada. Se seu coração não se alegra com a benção e o sucesso do seu irmão, tenha cuidado! Se o sucesso do outro é uma ameaça para você, seu coração tem inveja. 
"Os irmãos o invejavam, mas o pai guardou o assunto".(Gen 37,11).

A inveja quando detectada não pode ser guardada. Não podemos tapar o sol com a peneira. Os problemas ao serem identificados precisam ser solucionados, mesmo porque a inveja, trava a vida das pessoas.
O pai de José, percebeu que os irmãos tinham inveja, mas guardou o assunto.

Recordei, neste momento, que escutei uma homilia de um padre, onde ele testemunhou que tinha inveja de um outro padre e que reuniu toda a coragem e confessou para o amigo, que tinha inveja Dele. Os dois, juntos, trabalharam esse problema e se tornaram excelentes amigos vindo a trabalharem juntos na mesma paróquia.

Esse padre, foi na raiz do problema, por isso foi solucionado. Ele admitiu a inveja e quis a libertação da inveja e conseguiu, pela graça de Deus.


“Seja cauteloso com o conselheiro, e procure saber quais são as necessidades dele. Pois ele pode aconselhar em benefício próprio e não lançar a sorte em favor de você”,.(Eclesiástico 37,8)

Então, no caso de Daniel, permaneceu firme na sua fidelidade a Deus e foi liberto da boca dos leões e o mal caiu foi em quem desejou aquilo para ele. 

 Afinal, descumprindo o decreto do rei, TRêS VEZES NO DIA SE PUNHA DE JOELHOS E ORAVA E DAVA GRAÇAS, DIANTE DO SEU DEUS.

É preciso vigiar e orar como Daniel, senão, meus amados, a casa cai. Para o amigo de Deus, para aquele que tem intimidade com o pai, nenhum mal tem como prevalecer. Tem aquele ditado, escorrega mas não cai.


Já vi casos, também, ainda mais graves, em que a pessoa tem inveja da outra e finge que gosta dela, mas no íntimo torce para que tudo dê errado. Na verdade, fica alegre com a desgraça alheia.

A inveja é cega: “Atingidos pela cegueira da inveja” (Mt 21 lc 1).
A inveja morde: “Alguns estavam mordidos de inveja” (Mt, 20).

Portanto, é preciso trabalharmos isso dentro de nós, reconhecendo que estamos com inveja e pedir a Deus a graça de superar isso, fazendo uma boa confissão, conversando com o diretor espiritual ou alguém de muita confiança e de caminhada, com maturidade para ouvir.
Além da inveja espiritual, há também, a inveja material.

A inveja é amiga daquele que não suporta o sucesso dos outros e não se conforma em ver alguém melhor do que ele mesmo. 
O primeiro pecado dos filhos de Adão e Eva foi cometido por inveja. Caim matou o irmão Abel. Abel era pastor e Caim lavrador (cf. Gn 4). Caim movido pela inveja, assassinou o próprio irmão.

Por inveja do demônio, a morte entrou no mundo, sab 2,24.
Santo Agostinho dizia que “a inveja é o pecado diabólico por excelência”. E se referia a ela como “o caruncho da alma que tudo rói e reduz a pó”.

Para São Tomás, a inveja nasceu com o primeiro pecado cometido pelos Anjos que se rebelaram contra Deus.


Os filhos de Deus são perseguidos e não tem como ser o contrário, pois são provados a cada dia, mas depois vem a bonança, vem a paz e o céu, lindo céu, é o que é reservado aos que permanecerem fiéis.

Não podemos esquecer que colhemos aquilo que plantamos. Temos que deixar de ser espertos, querer enganar, pois há a lei do retorno. Vem para mim, aquilo que desejo para o outro.

As vezes inconscientemente o ser humano quer ser deus, um artista de novela se sente um deus , quando é aplaudido e aclamado pelas multidões, um pregador que prega bem e se deixa levar pela vaidade,se sente um deus quando as pessoas o procuram. Um artista da música  se sente um deus, quando as fãs choram , pulam, gritam seu nome e chegam a adorá -lo, alguns filhos são tratados por alguns pais como " deuses ", etc.
Vigiai e orai. Diz a palavra de Deus que Moisés era o homem mais humilde entre todos os homens da terra. (Números 12,3).

Daniel é conhecido pela sua fé e fidelidade a Deus. Era querido de Deus. Quando se fala em cova dos leões se lembra de Daniel.

Somos infelizes porque não agimos como Daniel, como Moisés, Paulo, Elias, Henoc e tantos heróis bíblicos.

São heróis porque superaram suas fraquezas.
Os invejosos são pessoas fracas. Não são inteligentes, pois não buscam a sabedoria que vem do alto. Aquelas pessoas que possuem falsa humildade, também, são fracas, não conseguem ir muito longe e são infelizes porque o seu deus torna-se a Dona Inveja.

Peçamos,meus irmãos, a graça ao Senhor nosso Deus de a exemplo de Daniel, vencer os invejosos na nossa vida, através da palavra de Deus e da obediência.

Augusta Moreira dos Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário