A palavra diz que pela morte de Jesus, as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança(antigo testamento), foram redimidas. Diz também, que a primeira aliança foi inaugurada com sangue, já a segunda aliança, foi inaugurada com o sangue de Jesus para a nossa libertação.
Para entendermos melhor, vamos imaginar, a primeira aliança como um contrato registrado, que Deus fez. A segunda aliança, como um segundo contrato registrado.
Então veja, que o que vale é o segundo contrato. Nele estão registradas as cláusulas, contendo o que continua e o que é preciso ser modificado.
Daí, entendemos que é preciso verificar o contexto histórico, a situação, a forma de agir. É preciso ter conhecimento das realidades ocorridas e das atuais.
Não podemos desvirtuar a palavra de Deus, há tantos que estão interpretando por conta própria sem nenhum conhecimento, falsificando o documento assinado pelo nosso Senhor.
Devemos estar atentos.
"Quanto mais o sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Pois em virtude do Espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha. Por isso, ele é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele redimiu as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. Assim, aqueles que são chamados recebem a herança eterna prometida.Ora, onde há testamento, é preciso que seja constatada a morte de quem fez o testamento. Pois um testamento só tem valor depois da morte; não tem efeito nenhum enquanto ainda vive aquele que fez o testamento. Foi por isso que nem a primeira aliança foi inaugurada sem sangue".(Hebreus, 9,14-18)
Meus irmãos, a nova aliança, vem através do sangue de Jesus nos libertar e mais ainda, vem nos dar o Espírito Santo prometido. Esse espírito Santo que nos ensina e nos faz recordar todas as coisas.
O Senhor coloca as leis Dele, nos nossos corações e as inscreve em nossa mente. Então não é questão de inteligência, é a vontade de Deus que se realiza em nós, independente de estudos, memória, instrução.
Jesus disse que era preciso que Ele fosse, porque se Ele não fosse, o Espírito Santo não viria a nós e quando ele viesse ia convencer o mundo a respeito do pecado que consiste em não crer Nele..
"Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos como apoio sob os seus pés.De fato, com esta única oblação, levou à perfeição definitiva os que são por ele santificados.Também o Espírito Santo nos atesta isso; de fato, depois de ter dito:”Eis a aliança que farei com eles, depois daqueles dias”, o Senhor acrescenta: “Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniqüidades”. Onde, pois, existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado. Temos pois, irmãos, a ousadia de entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus: pelo caminho novo e vivo, que ele inaugurou para nós, passando através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. Temos um grande sacerdote que está à frente da casa de Deus. Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com o coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura. Continuemos a afirmar a nossa esperança, sem esmorecer, pois aquele que fez a promessa é fiel. Estejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar ao amor fraterno e às boas obras. Não abandonemos as nossas assembléias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente — tanto mais que vedes o dia aproximar-se. De fato, se teimarmos em continuar pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar os nossos pecados. Resta apenas a terrível expectativa do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes. Quem desobedece à Lei de Moisés é condenado à morte, sem misericórdia, com base no testemunho de duas ou três pessoas. Podeis então imaginar o castigo bem mais severo que merecerá quem calcou aos pés o Filho de Deus, quem profanou o sangue da Aliança pelo qual foi santificado, e insultou o Espírito da graça! Conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança, eu é que retribuirei”, e ainda: “O Senhor julgará o seu povo”.(Hebreus, 10,12-30)
Portanto, entendemos que a nova aliança, veio dar uma nova esperança a todos.
E essa esperança é obtida através do conhecimento bíblico. Ninguém ama aquilo que não conhece.
Está na hora de propagarmos o evangelho e ser uma ponte que leve as pessoas até Jesus, que pagou um preço grande demais por amor a Cada um de nós e o fez para realizar o projeto do pai celestial. Somos herdeiros da graça.
Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br
Portanto, entendemos que a nova aliança, veio dar uma nova esperança a todos.
E essa esperança é obtida através do conhecimento bíblico. Ninguém ama aquilo que não conhece.
Está na hora de propagarmos o evangelho e ser uma ponte que leve as pessoas até Jesus, que pagou um preço grande demais por amor a Cada um de nós e o fez para realizar o projeto do pai celestial. Somos herdeiros da graça.
Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário