sábado, 1 de setembro de 2012

Mês da Bíblia - A beleza do evangelho


Neste mês de setembro, comemoramos o mês da bíblia e a Igreja Católica pretende que neste mês seja estudado o evangelho de Marcos através do tema “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e do Lema “Coragem! Levanta-te, ele te chama!”  (Mc 10,49).

Lendo o evangelho de São Marcos, o meu coração ardeu...

Sem dúvida alguma a palavra de Deus, alimenta também a nossa alma. Pude descobrir tantos tesouros escondidos e entender que Deus faz um chamamento a cada um de nós e o faz individualmente.

Começa o evangelho de Sao Marcos, com João Batista pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados.(Mc 1,4). Ele prepara o caminho do Senhor dizendo que batizou com água mas que viria aquele que ia batizar com o Espírito Santo.(Mc 1,8).

O batismo de João era um sinal para mudança de vida. Era uma cerimônia que procurava despertar novo jeito de viver, era um batismo de conversão. Rito e atitude, juntos para fazer operar na pessoa a graça de Deus. 

Sim, a graça de Deus se fazia presente na vida das pessoas, tanto que se arrependiam dos seus erros e os seus pecados eram perdoados. E Jesus veio para batizar com o Espírito Santo. Tanto que ele disse: É preciso que eu vá, porque se eu não for, o Espírito Santo não virá a vós.

Está aí a beleza do evangelho. Tudo faz sentido. É Jesus, que trouxe o ardor missionário, através do Espírito Santo, é Ele que trouxe o fogo interior. É Ele que incendeia nossa alma.

Mc1,17.Então disse-lhes(Simão e André): “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.

Quando Jesus aparece na vida das pessoas, dá coragem. Eles não duvidaram. Foram imediatamente. Jesus chama de diferente formas. Uns se dedicam exclusivamente ao evangelho, outros acreditam e servem a Deus no cotidiano junto dos seus e o Senhor nos convida a ir...

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Madre Tereza, disse, que uns vieram para fazer diferença no mundo, outros nos seus lares, outros no seu país. E você vai ou não vai fazer diferença?

Jesus curou a sogra de Pedro de uma febre e ela se pôs a servi-los.(Mc 1,31)
O mestre purificou um leproso, que passou a proclamar e divulgar o ocorrido(M1,45)

No capítulo 2 pela fé quatro homens abriram o teto para descer um paralítico para chegar até onde Jesus estava. Já no versículo 14, O mestre chama levi:", viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me”! Ele se levantou e seguiu-o.

Os escribas criticaram e indagaram porque Jesus comia com os publicanos e pecadores e Jesus dizia que não é a justos que Ele veio chamar mas a pecadores e disse mais, que não são os que possuem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.  No versículo 15 diz que eram muitos os que o seguiam.

Neste mesmo capítulo indagaram porque os discípulos de João jejuavam e os Dele não. Então Jesus respondeu que quando os convidados do casamento estão com os noivos não fazem jejum, mas quando o noivo lhe for tirado jejuarão, mesmo porque ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, senão rasga.

Segue no mesmo capítulo dizendo que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Jesus disse isso porque não queriam que Ele realizasse curas no sábado e que não panhassem espigas.

Sabemos que hoje em dia, não é isso que diverge entre católicos e outros irmãos nossos de outras denominações e sim se o dia de guarda deve ser sábado ou domingo. Então já que mencionei, vamos aproveitar para esclarecer a respeito.


É inadmissível que nós cristãos, tenhamos tantas dúvidas na nossa Igreja, deixando que muitos até saiam da Igreja Católica, porque não temos argumentos explicativos para convencê-los de que estão errados.

A Igreja Católica tem explicações e orientações para tudo. É uma organização brilhante. Uma hierarquia maravilhosa. O que precisamos é de formação. É de habituarmos a ler.

Deus tem nos concedido tantas graças, que até pela internet encontramos tudo para a nossa formação. Por exemplo, sobre as dúvidas se devemos guardar o sábado ou domingo. Vejamos as explicações convincentes e corretas da nossa Igreja, que está no catecismo da Igreja Católica.

Assim como na língua portuguesa, temos o dicionário para sanar as dúvidas, na Igreja Católica temos o catecismo.

Observem:

2189. «Guarda o dia do sábado para o santificar» (Dt 5, 12). «O sétimo dia será um dia de repouso completo, consagrado ao Senhor» (Ex 31, 15).
2190. O sábado, que representava o acabamento da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada na ressurreição de Cristo.
2191. A Igreja celebra o dia da ressurreição de Cristo no oitavo dia que, com razão, se chama dia do Senhor ou domingo (109).
2192. «O domingo [...] deve guardar-se em toda a Igreja como o primordial dia festivo de preceito» (110). «No domingo e outros dias santos de preceito, os fiéis têm obrigação de participar na Missa» (111).
2193. «No domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiéis [...] abstenham-se daqueles trabalhos e negócios que impeçam o culto a prestar a Deus, a alegria própria do dia do Senhor ou o devido descanso do espírito e do corpo» (112).
2194. A instituição do domingo contribui para que «todos gozem do tempo suficiente de repouso e lazer, que lhes permita atender vida familiar, cultural, social e religiosa» (113).
2195. Todo o cristão deve evitar impor a outrem, sem necessidade, o que o impeça de guardar o Dia do Senhor.

Todo o evangelho de São Marcos é recheado da compaixão de Jesus pelos sofredores e faz um chamamento a cada um de nós a segui-lo e mostra através de parábolas sobre o Reino, sobre a missão, sobre o chamado e orienta os seus na missão.

Que Deus nos conceda a graça de no mês da bíblia passar a refletir mais sobre as nossas vidas e a partir de agora, encontrar tempo para a leitura, porque a palavra de Deus nos transforma.

Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário