'Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros" (Filipenses 2, 1-4).
Gostaria de falar da história dos gansos. Quando essas aves selvagens voam em forma de "V" alcançam uma velocidade 70 vezes maior do que se voassem sozinhos. Quando o ganso que está no ápice do "V" se cansa ele vai para a ponta e outro vai no lugar dele, e assim por diante. Um encorajando o outro na liderança, tudo em harmonia buscando a unidade. Todos eles são amigos e quando um deles, por fraqueza ou por doença, sai do grupo, no mínimo mais um ganso se junta ao grupo para ajudá-lo. Não é lindo?
Isso nos serve como sinal de Deus. Precisamos discernir os sinais do Senhor em nossa vida. A qualquer instante temos que liderar o grupo; com palavras de encorajamento uns aos outros.
Tenha coragem e não fique preocupada, pois nunca ficará sozinha, assim como acontece com os gansos. Os que vêm na frente sempre apanham mais e sofrem, mas quando não agüentam mais, eles têm outro para substituí-los. Como é bom vivermos em família e em comunidade! É importante que vivamos o momento presente.
Tenhamos cuidado os pessimistas exagerados, essas pessoas que reclamam de tudo. Se está quente ou se está frio, se vai chover ou está sol, se estão cansado ou não, reclamam. Essas pessoas acham tão difícil a vida, que acabam nos confundindo, pois não enxergam os benefícios que há nela. Toda pessoa negativa, o final dela é o que ela desejou: se está falando da doença, antes de acontecer, vai ficar doente; se só fala que está frio, em pouco tempo, já está sentindo frio; e assim por diante. É por essa razão que o pessimismo mata, uma pessoa negativa é destruidora de qualquer convívio, pois nada está bom para ela.
Rezemos: Senhor, dá-nos a alegria de viver! Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos nos exorta a Palavra. Vivamos em comunhão no Espírito, completando a alegria de Deus e nos deixando guiar pelo mesmo propósito em harmonia, como os gansos em "V".
Precisamos ser otimistas em Jesus! Vivendo só pensando o bem, tranqüilos, lógico com altos e baixos, como todo mundo, mas olhando sempre o lado bom.
O otimista encara toda dificuldade como um desafio. Eu deixo sempre para lá as coisas que não me farão bem. A nossa campanha está muito baixa, mas na família dos gansos, hoje, sou líder, e amanhã pode ser você. Eu acredito que vai haver uma reação e vamos fechar esta campanha! Não paro nos problemas. Você também não pode parar neles. Encare-os como desafio e não como desânimo.
Deus abençoe a todos!
Adaptado do texto de Wellington Jardim (Eto) - Administrador da Fundação João Paulo II
Nenhum comentário:
Postar um comentário