Olá!
Hoje, vamos refletir sobre o Espírito de Inteligência.
Então ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, (São Lucas 24,45).
Sim, meus irmãos, apesar de conviver com o mestre, os discípulos não entendiam as escrituras.
Após a ressurreição de Jesus ele abriu a inteligência deles para entenderem as escrituras.
Dá-me inteligência, para que observe tua lei e a guarde de todo coração. (Salmos 119,34)
Para conhecer a Deus, é necessário ter o Espírito de sabedoria e da revelação. É o que encontramos em Efésios:
"suplicando ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que vos dê o Espírito da sabedoria e da revelação, para que o conheçais de verdade". (Efésios 1,17)
Que ninguém, meus irmãos nos engane !
Para conhecer a Deus, é necessário ter o Espírito de sabedoria e da revelação. É o que encontramos em Efésios:
"suplicando ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que vos dê o Espírito da sabedoria e da revelação, para que o conheçais de verdade". (Efésios 1,17)
Que ninguém, meus irmãos nos engane !
Se o Senhor, em sua grandeza, o quiser, ele será repleto do espírito de inteligência. (Eclesiástico 39,8)
A falta de entendimento da palavra de Deus, é pela dureza dos corações, há vários textos que exemplificam isso, inclusive sobre o divórcio, quando Jesus fala que só entende aquela palavra, àqueles que Deus permite.
Os que vivem para o mundo e as coisas do mundo não têm como compreender, observe:
"O deus deste mundo cegou a inteligência desses incrédulos, para que eles não vejam a luz esplendorosa do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". (II Coríntios 4,4)
Entendamos, que a Fé é iluminada pelos dons de Inteligência e ciência.
No momento falemos sobre o dom de inteligência que é a finalidade desta reflexão, afinal sabemos que pela virtude teologal da Fé alcançamos o conhecimento de Deus do modo como Ele revelou-se a nós. Deus é a Santíssima Trindade, Jesus Cristo é o Verbo Eterno de Deus feito homem, etc...
Tudo isso é revelado por Deus e ensinado pela Igreja. Quando estamos rezando, ou estudando, ou simplesmente pensando nessas coisas, Deus ilumina nossas almas com a ação do Dom de Inteligência.
Iluminados por este Dom do Espírito Santo, não somente acreditamos nessas verdades de Fé, mas passamos a conhecê-las de um modo novo, interior, silencioso, muito elevado.
Não podemos dizer como aprendemos aquilo, pois foi Deus quem nos fez ver aqueles mistérios desse modo novo. Os dons são verdadeiras luzes no nosso caminho.
Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência, para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos no Verdadeiro, quando estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. (I São João 5,20)
Deixemos que a palavra de Deus surta o efeito em nós.
A inteligência ilumina o nosso intelecto. Uma pessoa inteligente é aquela que possui a capacidade de compreender ou habilidade para resolver situações problemáticas novas, mediante a reestruturação dos dados perceptivos; é a pessoa que raciocina bem.
Encontramos na Bíblia diversas referências que deixam bem claro:1) Ele ensina e faz lembrar, Jo 14: 26 - Já no Antigo Testamento o Espírito cumpria a missão de ensinar, Ne 9: 20. Ninguém discorda de que Ele é mestre por excelência e nos faz lembrar de tudo o que Jesus ensinou.
2) Ele tem sabedoria e inteligência, Is 11: 2 - O profeta está falando do Messias que haveria de vir e seria poderosamente ungido pelo Espírito Santo, a fim de cumprir a vontade do Pai, Jo 1: 33, 34. Ele descreve a plenitude do Espírito na vida de Jesus. É o Espírito Santo quem anuncia a Cristo e nos guia a toda a verdade, Jo 16: 13-14.
3) Ele tem conhecimento e conselho, Is 11: 2 - Entre os 9 dons citados em 1Coríntios 12, está o do conhecimento (ciência) que é dado pelo Espírito Santo. Ele nos faz ver os mistérios de Deus, Rm 11: 33.
"Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. (São João 14,26)".
Então, é muito claro, o Espírito Santo vai nos ensinar tudo. Ele não disse que ele ensinará um pouco, ele disse, ensinará tudo. Tudo é tudo.
Precisamos configurar essa palavra em nós, ele vos ensinará tudo. Veja bem, a seguir, Jesus ainda diz, que o Espírito vai fazer com que eles se lembrem de tudo.
Além de instruir vai fazer com que as pessoas se lembrem de tudo o que ouviram.
E qual a forma que Jesus tem para falar conosco hoje? Através da palavra de Deus.
Isso significa que a palavra de Deus é o meio pelo qual tudo aprendo e que o Espírito Santo é o instrutor, pois ele ensina.
Defensor, é aquele que nos defende, é aquele que quando vai ter uma audiência nos instrui diante do juiz, para que não falemos ou façamos algo errado.
Veja, que maravilha, tenho um advogado especial, um advogado que me instrui sobre tudo e quando esqueço ele me faz recordar o que é necessário.
Então meus amados, temos preocupado demais, ao passo que deveríamos era ler mais a bíblia.
“Quando, porém, vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. (São João 15,26)”
É simplesmente incrível, além de me instruir, de me fazer recordar o Espírito Santo que habita em mim fará com que eu dê testemunho de Jesus.
“No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós. (São João 16,7)”.
Podem ver que enquanto Jesus estava com os discípulos, ele era o defensor, mas não habitava dentro dos discípulos, tanto é verdade, que eles não tinham entendimento, eram medrosos, faziam muita coisa errada.
Por isso, Jesus disse que era bom que ele fosse, pois se assim não ocorresse eles não receberiam o Espírito Santo.
"Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. (I São João 2,1)."
Em João, há um conforto maior ainda, porque nos mostra que além do Espírito Santo, temos também, Jesus como defensor.
Jesus Cristo nos defende junto ao pai, quando pecamos. Tanto é verdade, que Jesus disse a Pedro: Pedro, eis que satanás queria-te peneirar como trigo, mas eu roguei ao pai para que a tua fé não desfaleça.
Assim, temos dois defensores junto ao Pai.
Continuando em João 14, 23-24 Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou”.
Significa então, que só ama a Jesus quem guarda a sua palavra e quando isso acontece tanto ele quanto o pai faz morada naquele que pratica, naquele que obedece a palavra de Deus. A palavra quem sempre envia é Deus. É o pai que envia a palavra, Jesus sempre deixou isso claro.
Dos teus preceitos recebo inteligência, por isso odeio todo caminho falso. (Salmos 119,104)
Deus nos fala:"É meu o conselho e a prudência, são minhas a inteligência e a fortaleza". (Provérbios 8,14)
Sim, amados É Deus que nos enche do espírito de sabedoria e inteligência. Observe:
"e faz com que tome a palavra no meio da assembléia. * { Ela o encherá do espírito de Sabedoria e inteligência, e o cobrirá com um manto glorioso". } (Eclesiástico 15,5)
É Deus que abre a nossa inteligência, precisamos estar atentos à PALAVRA DE DEUS É ELA QUE DEVE NOS GOVERNAR:
"que Deus derramou profusamente em nós, abrindo-nos para toda a sabedoria e inteligência". (Efésios 1,8)
Que o SENHOR te dê prudência e inteligência, para poderes governar Israel e observar a lei do SENHOR, teu Deus. (I Crônicas 22,12)
Tenho o entendimento de que devemos nos afastar de todo o mal, como diz na palavra, devemos fugir do pecado como se foge de uma serpente.
É isso, devemos fugir, senão não conseguiremos nos manter firmes. Veja:
"E disse à humanidade: ‘O temor do Senhor, aí está a Sabedoria; apartar-se do mal, eis a Inteligência’”. (Jó 28,28)
Sem dúvida é sinal de inteligência afastar do mal.
O dom da Sabedoria pode ser definido como uma disposição sobrenatural da inteligência que leva a dar valor àquilo que diz respeito às coisas de Deus e à glória de seu nome. " A sabedoria vale mais que as pérolas e jóia alguma a pode igualar " (Prov 8, 11).
O dom da sabedoria não se aprende nos livros, mas é comunicado à alma pelo próprio Deus, que ilumina e enche de amor a mente, o coração, a inteligência e a vontade.
O dom da sabedoria não se aprende nos livros, mas é comunicado à alma pelo próprio Deus, que ilumina e enche de amor a mente, o coração, a inteligência e a vontade.
Mas, pelo que vejo, ela é um espírito no ser humano, e a inspiração do Poderoso é que dá a inteligência. (Jó 32,8)
"De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer a Deus através da sabedoria, mas, pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que creem. Pois tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria.Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens.De fato, irmãos, reparai em vós mesmos, os chamados: não há entre vós muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre. Mas o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o que é forte. Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa. Assim, ninguém poderá gloriar-se diante de Deus. É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.(I Coríntios, 1,21-31)
Essa palavra meus irmãos, é um direcionamento para todos nós, pois São Paulo diz que não há entre os escolhidos, muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre e sim, pessoas humildes, pessoas simples, pessoas que o mundo não dá nada por eles, exatamente para mostrar o seu Poder.
Fiquemos atentos, para não sermos enganados. São Paulo nos diz que não devemos confiar nos homens e sim em Deus. Os homens, meus irmãos, por mais que tenham boas intenções estão passíveis de erros, sofrem tentações. As vezes podem começar no espírito e terminar na carne ou vice versa.
A palavra de Deus não nos engana.
"Irmãos, quando fui até vós anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri à oratória ou ao prestígio da sabedoria. Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.Aliás, estive junto de vós com fraqueza e receio, e com muito tremor. Também a minha palavra e a minha pregação não se apoiavam na persuasão da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria humana. Entre os fiéis plenamente instruídos, de certo, falamos de sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem a sabedoria dos poderosos deste mundo, fadados a desaparecerem.Falamos da misteriosa sabedoria de Deus, a sabedoria escondida que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo a conheceu. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu”.A nós, Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito sonda tudo, mesmo as profundezas de Deus. Quem dentre as pessoas conhece o que é próprio do ser humano, a não ser o espírito humano que nele está? Assim também, ninguém conhece o que é de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons que Deus nos concedeu. Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, aplicando a realidades espirituais uma linguagem espiritual. O homem não-espiritual não aceita o que é do Espírito de Deus, pois isso lhe parece loucura. Ele não é capaz de entendê-lo, porque só pode ser avaliado pelo Espírito. Ao contrário, o homem espiritual julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder lhe dar conselho? Nós, todavia, temos o pensamento de Cristo".( I Coríntios, 2)
Deus nos revestiu de Poder semelhante ao Dele e ainda nos deu autoridade sobre tudo o que há sobre a terra. Encheu-nos de inteligência , instrução e bom senso, veja:
"Da terra Deus criou o ser humano e o formou à sua imagem. E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, dando-lhe autoridade sobre tudo o que há sobre a terra. Em todo ser vivo incutiu o medo do ser humano, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros. Concedeu aos humanos discernimento, língua, olhos, ouvidos e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e instrução. * { Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso } e mostrou-lhes o bem e o mal. Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu santo Nome e proclamassem as grandezas de suas obras.Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a Lei da vida. Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos.Seus olhos viram as grandezas de sua glória e seus ouvidos ouviram a glória de sua voz. Ele lhes disse: “Guardai-vos de tudo o que é injusto!” E a cada um deu mandamentos em relação a seu próximo". (Eclesiástico 17, 1-12)
Essa palavra meus irmãos, é um direcionamento para todos nós, pois São Paulo diz que não há entre os escolhidos, muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre e sim, pessoas humildes, pessoas simples, pessoas que o mundo não dá nada por eles, exatamente para mostrar o seu Poder.
Fiquemos atentos, para não sermos enganados. São Paulo nos diz que não devemos confiar nos homens e sim em Deus. Os homens, meus irmãos, por mais que tenham boas intenções estão passíveis de erros, sofrem tentações. As vezes podem começar no espírito e terminar na carne ou vice versa.
A palavra de Deus não nos engana.
"Irmãos, quando fui até vós anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri à oratória ou ao prestígio da sabedoria. Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.Aliás, estive junto de vós com fraqueza e receio, e com muito tremor. Também a minha palavra e a minha pregação não se apoiavam na persuasão da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria humana. Entre os fiéis plenamente instruídos, de certo, falamos de sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem a sabedoria dos poderosos deste mundo, fadados a desaparecerem.Falamos da misteriosa sabedoria de Deus, a sabedoria escondida que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo a conheceu. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu”.A nós, Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito sonda tudo, mesmo as profundezas de Deus. Quem dentre as pessoas conhece o que é próprio do ser humano, a não ser o espírito humano que nele está? Assim também, ninguém conhece o que é de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons que Deus nos concedeu. Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, aplicando a realidades espirituais uma linguagem espiritual. O homem não-espiritual não aceita o que é do Espírito de Deus, pois isso lhe parece loucura. Ele não é capaz de entendê-lo, porque só pode ser avaliado pelo Espírito. Ao contrário, o homem espiritual julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder lhe dar conselho? Nós, todavia, temos o pensamento de Cristo".( I Coríntios, 2)
Deus nos revestiu de Poder semelhante ao Dele e ainda nos deu autoridade sobre tudo o que há sobre a terra. Encheu-nos de inteligência , instrução e bom senso, veja:
"Da terra Deus criou o ser humano e o formou à sua imagem. E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, dando-lhe autoridade sobre tudo o que há sobre a terra. Em todo ser vivo incutiu o medo do ser humano, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros. Concedeu aos humanos discernimento, língua, olhos, ouvidos e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e instrução. * { Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso } e mostrou-lhes o bem e o mal. Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu santo Nome e proclamassem as grandezas de suas obras.Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a Lei da vida. Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos.Seus olhos viram as grandezas de sua glória e seus ouvidos ouviram a glória de sua voz. Ele lhes disse: “Guardai-vos de tudo o que é injusto!” E a cada um deu mandamentos em relação a seu próximo". (Eclesiástico 17, 1-12)
Portanto, a inteligência nos é dada por Deus e o entendimento da palavra de Deus, só o obtemos através da ação Dele em nós, da ação do teu Santo Espírito.
Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-mg
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário