domingo, 9 de setembro de 2012

Conheceremos a verdade, através do Espírito da sabedoria e da revelação


Tenho observado ao ler diversos artigos, que está havendo revelações demais, em torno da segunda vinda de Cristo.

Penso, que o Senhor nosso Deus até utilize pessoas para abrirem os nossos olhos, mas a força maior vem da palavra de Deus. 

Tudo que acrescentar ou diminuir em relação à palavra de Deus, temos que nos acautelar. Visto que Deus é perfeito. 

Então, é preciso ficarmos atentos aos escritos de Deus, e pedirmos ao Nosso pai, que em nome de Jesus nos dê o Espírito de sabedoria e revelação, para o conhecermos de verdade.

Eis o que a palavra diz:

"suplicando ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que vos dê o Espírito da sabedoria e da revelação, para que o conheçais de verdade". (Efésios 1,17)

O que é conhecer de verdade ? Por exemplo: Só vou conhecer de verdade uma cidade quando for nela pessoalmente.

Só vou conhecer de verdade Deus, quando tiver um encontro pessoal com Ele. 

Só vou conhecer Deus através daquilo que pode me levar a Ele. E o que nos leva a Deus é a palavra de Deus, seguida do que está contido nela, como a oração, fé, louvor, testemunho, pregação. 

Devemos prestar atenção para não sermos enganados como Eva, temos que tomar cuidado, pois satanás conhece a palavra de Deus e Ele a utiliza com meias verdades para nos enganar. Afinal, no desespero dele, vai fazer de tudo, para confundir até os eleitos.

Temos que tomar cuidado, pois satanás finge de anjo de luz. Vejamos as situações vividas por padre Pio, que de todas as formas satanás tentou enganá-lo.

O diabo tem poder para fingir que é nossa senhora, Jesus cristo e outros. Fiquemos atentos. Como outro dia ouvi alguém dizer que há videntes que podem até ter começado de forma divina, sendo usado pelo Céu, mas que depois passaram a ser enganados, devido ao orgulho, à achar que é mais santo que o outro, etc.

Obviamente, há muitos com boas intenções, estão fazendo tudo com o maior amor mas foram enganados e não perceberam.

E há os verdadeiros videntes.

Como saberemos? Através do conhecimento da palavra de Deus e pedindo discernimento.

Conheço casos de pessoas nos grupos de oração, que começaram pelo Espírito tendo revelações e depois perderam o dom e continuaram a proclamar humanamente, sem ser revelação de Deus e pela sua própria cabeça, sem ter percebido que já não tinha mais o dom, faltando o discernimento exatamente devido ao pecado por ter de alguma forma desagradado a Deus.


Papa Bento XIV, afirma a tal propósito num tratado clássico, que se tornou normativo a propósito das beatificações e canonizações: “A tais revelações aprovadas não é devida uma adesão de fé católica; nem isso é possível. Estas revelações requerem, antes, uma adesão de fé humana ditada pelas regras da prudência, que no-las apresentam como prováveis e religiosamente credíveis”. 

"Assim, o critério para medir a verdade e o valor duma revelação privada é a sua orientação para o próprio Cristo. Quando se afasta d''Ele, quando se torna autónoma ou até se faz passar por outro desígnio de salvação, melhor e mais importante que o Evangelho, então ela certamente não provém do Espírito Santo, que nos guia no âmbito do Evangelho e não fora dele. Isto não exclui que uma revelação privada realce novos aspectos, faça surgir formas de piedade novas ou aprofunde e divulgue antigas. Mas, em tudo isso, deve tratar-se sempre de um alimento para a fé, a esperança e a caridade, que são, para todos, o caminho permanente da salvação. Podemos acrescentar que frequentemente as revelações privadas provêm da piedade popular e nela se reflectem, dando-lhe novo impulso e suscitando formas novas". 

Então, precisamos ter cautela, até conosco mesmo. Todo cuidado é pouco. Precisamos vigiar e orar para não cairmos em tentação. 

Que Deus nos conceda a graça, de ter o discernimento devido em situações extraordinárias e mais ainda, que Ele nos dê a graça, o desejo, de ler fervorosamente a bíblia, para que assim, coloquemos em prática o que nela está contido.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós, para não humilharmos as pessoas, para acolher a todos, sem distinção e corrigir aqueles que estão no erro, mas que façamos com amor. Pois Deus é amor.

Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário