sábado, 8 de dezembro de 2012

Jesus vai reinar por mil anos aqui na terra?

Amados irmãos, vejo como a nossa igreja católica é criteriosa na orientação aos fiéis sobre a bíblia.

As vezes aquilo que está escrito na bíblia o é simbolicamente ou em sentido figurado, então temos que estar atentos para não cairmos nas armadilhas.

Sabe-se perfeitamente bem que o demônio utilizou as escrituras para tentar o nosso Senhor Jesus Cristo, então é preciso ter zelo, momentos profundos de estudos como fez o próprio Daniel, como é narrado biblicamente.

Daniel, pôs a estudar na bíblia, o número dos anos que a Cidade de Jerusalém ficaria destruída. Isso significa que Daniel era tão zeloso e cuidadoso com o que é Santo, que chegou inclusive a fazer uma conta aritmética. Usando naquele instante, da própria matemática.

O Senhor nosso Deus abre o nosso entendimento para a palavra e requer um esforço da nossa parte em entender o livro de apocalipse, pedindo a Deus o dom do entendimento, visto que não são todos que Deus dá a graça de entender a sua palavra é necessário o desejo, a abertura de coração, a mudança de vida e a assiduidade na oração e principalmente a misericórdia do Senhor.

Observem no caso de Daniel:

Estava Daniel pedindo a misericórda e o perdão de Deus, reconhecendo os erros dele e de toda a nação, por não terem escutado os profetas e a sua palavra, por não terem obedecido e respeitado as leis, quando apareceu Gabriel: 

"sim, eu ainda pronunciava minha oração, quando Gabriel, o homem que eu tinha visto no começo da visão, voando rápido veio para perto de mim. Foi na hora da oração da tarde". (Daniel, 9,21)

“Daniel, vim para ensinar-te uma interpretação":(Daniel, 9,22)

Percebam que Gabriel disse que veio ensinar uma interpretação. Isso significa que não bastou só a oração de Daniel e a leitura da palavra,  foi preciso a intervenção do céu, para dar uma mensagem e ensiná-lo a interpretar.

Quando começaste tua oração, surgiu uma mensagem, que eu vim te contar, porque és querido. Presta atenção à mensagem e estuda a visão.(Daniel, 9,23)

Veja bem, então, era preciso que Daniel ficasse atento na mensagem e estudasse a visão que teve.

Hoje, em especial, cheguei a uma conclusão, aliás o meu interior foi convencido e acredito firmemente que quando a gente faz como Daniel, se coloca na escuta, pesquisa, analisa e tem reta intenção, não sendo por curiosidade mas por amor, Deus vem em nosso auxílio e nos orienta.

Então, o meu interior foi convencido de que Jesus não vai reinar aqui na terra por mil anos como muitos dizem por aí, embora esteja escrito com todas as letras. E vou narrar porque acredito desta forma.

Em apocalipse há algumas passagens bíblicas que narram sobre os 1000 anos e entre elas, vou colocar só uma, só para vocês verificarem.

Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também aqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e os que não tinham adorado a fera, nem a sua estátua, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da fera. Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos. (Apocalipse 20,4)

Ora, uma coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. (II São Pedro 3,8)

Não podemos na maioria das vezes pegar ao “pé da letra” o que está escrito, pois muitos pensam que Cristo virá para Jerusalém e lá reinará por mil anos.

Tive associando alguns versículos bíblicos e logo a gente vê que a Nova Jerusalém é o céu e não que Cristo vai vir e reinar em Jerusalém por 1000 anos.

A Nova Jerusalém é o céu, basta associar esses três versículos que percebemos nitidamente.

Agar representa o monte Sinai, que se encontra na Arábia, mas corresponde à Jerusalém atual, que é escrava com os seus filhos. (Gálatas 4,25)

A Jerusalém do alto, ao contrário, é livre; e é a nossa mãe. (Gálatas 4,26)

Vós, ao contrário, vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos;;(Hebreus 12,22)

Do vencedor farei uma coluna no Santuário do meu Deus, e daí não sairá. Nela gravarei o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, de junto do meu Deus. E gravarei nela também o meu novo nome. (Apocalipse 3,12)

Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, vestida como noiva enfeitada para o seu esposo. (Apocalipse 21,2)

Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também aqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e os que não tinham adorado a fera, nem a sua estátua, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da fera. Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos. (Apocalipse 20,4)

Pelo batismo fomos sepultados com ele em sua morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela ação gloriosa do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. (Romanos 6,4). Então essa é a primeira morte que ocorre com o batismo e consequentemente com a ressurreição de Cristo vem a nossa primeira ressurreição para uma vida nova.

A segunda morte está escrito em apocalipse 21,8“Quanto aos covardes, infiéis, corruptos, assassinos, devassos, feiticeiros, idólatras e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago ardente de fogo e enxofre, ou seja, a segunda morte”. 

A ressurreição segunda é, sim, a ressurreição dos corpos, que se dará quando Cristo vier em sua glória para julgar todos os homens e pôr termo definitivo à história.

Ditoso e santo quem participa da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles. Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos. (Apocalipse 20,6)

A teoria milenarista, entendida ao pé da letra, foi professada por antigos escritores da Igreja (S. Justino +165, S. Ireneu +202, Tertuliano + após 220, Lactâncio + após 317...) Todavia S. Agostinho (+430) propôs novo modo de entender o texto - o que excluiu definitivamente a interpretação literal; o S. Doutor baseou-se em Jo 5,25-29, onde se lê: `Em verdade, em verdade vos digo, aquele que ouve a minha palavra... passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo, que vem a hora, e já veio, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.

Não vos admireis disto, pois vem a hora em que ouvirão sua voz todos os que estão nos sepulcros. Os que praticaram o bem sairão para a ressurreição da vida, os que, porém, praticaram o mal, sairão para a ressurreição do juízo". 

Nesse trecho, o Senhor distingue duas ressurreições: uma, que se dá "agora" ("e já veio"), no tempo presente, quando ressoa a pregação da Boa Nova; é espiritual, devida ao Batismo; equivale à passagem do pecado original para a vida da graça santificante. A outra é simplesmente futura e se dará no fim dos tempos, quando os corpos forem beneficiados pela vida nova agora latente nas almas.

A exegese católica não crê  nos mil anos literalmente falando, mas na Parusia, que é a segunda vinda de Jesus Cristo no final dos tempos e sua manifestação gloriosa ao mundo para julgar pessoalmente cada homem segundo sua fé e obras e a História humana. Os justos seriam salvos e gozarem a vida eterna, a criação será renovada e os maus condenados à eternidade sem Deus, que é o inferno.

Assim, somos do entendimento de que em  apocalipse a ressurreição primeira é a passagem da morte para a vida que se dá no Batismo de cada cristão, quando este começa a viver a vida sobrenatural ou a vida do céu em meio às lutas da terra. A ressurreição segunda é, sim, a ressurreição dos corpos, que se dará quando Cristo vier em sua glória para julgar todos os homens e pôr termo definitivo à história.

Augusta Moreira dos Santos
Ministério de Pregação e Cura e Libertação.
Vazante-MG-Bela Vista do Maranhão-MA






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