sábado, 23 de junho de 2012

Precisamos preparar a nossa alma para a tribulação




(...)Nós estamos diante de uma passagem bíblica que mostra Jesus fazendo um convite aos discípulos: “Vamos passar para a outra margem?” Imagine você, depois de um dia de trabalho, receber esse convite de Jesus, para passear com Ele... E eu pergunto: estando com Jesus, na companhia de Jesus, pode alguma coisa dar errado?

Quem anda com Jesus pode experimentar alguma coisa errada? Pode passar por alguma situação difícil? Precisamos mudar essa mentalidade infantil de que quem anda com Jesus não tem problemas! É claro que pode dar alguma coisa errada quando estamos com Jesus. “Veio uma ventania tão forte...”. Mesmo estando com Jesus, veio a ventania, diz o Evangelho.

Quantas vezes em nossa vida, nós que andamos com Jesus, temos o nosso barco sacudido.

A gente acha que porque estamos com Jesus nada pode nos acontecer de errado. Você pode pensar: “Ah, mas eu pago dízimo, vou na missa todo Domingo, até sou sócio da Canção Nova... nada me acontecerá de mal”... O que precisamos entender é que as tribulações não vão desaparecer, nós precisamos aprender a lidar com elas. 

Quem pensou que estando com Jesus teria seus problemas resolvidos, pensou errado!

Andar com Jesus exige uma disposição de aprender como enfrentar os problemas. O coração de quem acha que basta estar ao lado de Jesus para ter os problemas resolvidos é fruto de uma pessoa que não sabe enfrentar os problemas. 

O que derruba um cristão na luta pela tribulação é quando ele se deixa abater. Precisamos preparar a nossa alma para a tribulação. Somos espiritualmente analfabetos em preparar a nossa alma . E existe um caminho para isso, e é isso que eu quero fazer nesse final de semana: trilhar esse caminho com você.

Um ser humano sem alma é oco. Precisamos cuidar da nossa alma. É a Palavra que vai nos ensinar a preparar a nossa alma. 

Tome agora Eclesiástico 2, 1-6: 1.Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;2.humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,3.sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.4.Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.5.Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.6.Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. 

A palavra te prepara para a provação. E como se prepara? A Palavra ensina: Mantém o seu coração firme! Nós, homens, quando passamos por uma provação nos tornamos ignorantes, porque deixamos o coração endurecer. 

Quantas mulheres que deixaram de acreditar no amor, perderam a esperança por causa dos problemas. E mais, quantas mulheres se tornam até masculinizadas, de ter que fazer papel de homem e a provação tornou o seu coração duro. 

Existe uma diferença entre “ser duro de coração” e “ser firme de coração”. O que precisamos não é ter um coração duro, é ter um coração firme. No tempo da provação, cuidado de quem você está ouvindo conselho sobre o seu problema. Não vale a pena ouvir conselho na mesa de um bar! Inclina os seus ouvidos e escuta as palavras inteligentes, porque muitas vezes, nesse tempo da provação, fazemos do nosso ouvido um “pinico”, ouvindo o que não presta. 

Outra coisa que nos deixa fracos na tribulação são as soluções fáceis, porque soluções fáceis que resolvem problemas difíceis é propaganda enganosa.

“Sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça” Eclo 2, 3

E essa espera é uma espera ativa que espera no Senhor. A primeira coisa que fazemos na hora da provação é não rezar mais. No tempo da contrariedade, a gente fica desorientado. Precisamos estar orientados por Deus, porque desorientados saímos procurando solução em qualquer lugar. Na verdade, precisamos de um GPS “Guia para a Salvação” e se você decide seguir esse GPS, como pai eu te digo: Filho, prepara a sua alma para a provação!

“Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele”. Eclo 2, 6

Transcrição e Adaptação: @tatianebastos

--------------------------------------------------------------
Padre Fabrício 
Sacerdote missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário