domingo, 24 de junho de 2012

Quem ou o que foi sacrificado, para voltarmos o nosso coração e a nossa vida para Deus.

Quero começar esse texto com o que foi dito por Eliana Ribeiro, da Canção Nova: “De repente apareceu no alto da capela em que estava uma pomba se debatendo e sangrando, eu vi era eu ali me debatendo e morrendo dentro da Canção Nova. Mesmo morrendo, mesmo tirando pedaço de você não saia da comunidade, não saia da sua família, não saia do barco. Jesus está dormindo, mas Ele tá no barco. Se você abandona o barco, se você abandona a comunidade, você não vai ver a Glória de Deus.”.

Vocês não têm noção do quanto essa pomba mexeu comigo. Fiquei a pensar, o quanto Deus nos fala através dos acontecimentos e das coisas e quase sempre deixamos passar despercebido.

Foi necessário uma pomba sangrar para que Eliana caísse na real. E ainda bem que caiu.

Essa sensibilidade de ouvir através dos acontecimentos é um privilégio daqueles que são íntimos do Pai.

Aquela pomba não precisava sangrar e nem debater se tivesse parado um pouquinho para se situar.

Nessa situação vivida pela Eliana, Deus permitiu o sacrifício de uma pomba, para que ela tivesse entendimento.

E nós, quem ou o que foi sacrificado, para voltarmos o nosso coração e a nossa vida para Deus.

Talvez você tenha se voltado para o Senhor, porque ao invés da pomba que foi machucada, ferida e morta, tenha sido o seu pai, a sua mãe, algum membro da sua família que tenha passado por um sacrifício.

Ou, quem sabe, Deus tenha utilizado alguém ou alguma coisa para te resgatar, para te mostrar que podemos ser fortes na tribulação e que Deus não quer gente fraca na caminhada e sim guerreiros, capazes de tudo suportar por amor.

Fiquei a imaginar, que ela poderia não ter-se importado ou observado aquela pomba e pensei: Meu Deus! Quantas vezes fugi dos problemas, quantas vezes não tive coragem de olhar para um defunto, para uma pessoa ensanguentada, machucada, quantas vezes deixei de ajudar alguém que tava sofrendo, quantas vezes fugi para não ver a realidade, não enfrentar o problema.

Deus falou com a Eliana através de uma pomba. Fico aqui a lembrar das aves e dos animais, que têm sido desprezados pelos homens.

Quantos cachorros, aí na rua, uns super machucados, outros morrendo de fome. Um dia vi um cachorro que estava ficando cego porque ninguém dava comida e água não se encontra mais. Então, fui num barzinho e comprei comida para ele. Aquele povo disse que nunca tinha visto isso.

As pessoas esquecem que os animais sentem fome, têm sede e querem um pouco de carinho.

Tem gente que fala que ama os passarinhos e daí coloca eles nas gaiolas. Que amor é esse?

Outros dizem que não vão colocar água e comida, porque depois não saem das suas casas, mas se esquecem de que eles são capazes de dar a vida por eles.

Quanta gente já vi em encontros religiosos, retiros espirituais, comendo frango no domingo e cachorros chegam perto delas e elas preferem jogar no lixo os ossos a dar aos cães.

Por vezes pedi a colegas para dar comida aos animais em encontros e me olhavam discriminando. Pouco tempo pedi a alguém da Igreja, um pregador para dar o resto do alimento para o cão e não deu.

Será que Deus não está usando um animal para te falar algo, como falou para a Eliana?

Pois, é, meus amados, fiquemos atentos.


Ao fugir dos problemas, perdemos grandes oportunidades de transformar problemas em soluções.

Todo problema existe é para ser solucionado.

Irmãos, só Deus pode transformar o nosso viver.

Outra coisa me chamou a atenção no testemunho que Eliana deu:

“Eu vivi um desgaste físico, emocional e psicológico muito grande. Eu vou confessar pra você, eu não conseguia mais rezar: Eu dizia Senhor me ajuda! Eu me afastei dentro da Canção Nova. Cheguei numa depressão, insônia, ansiedade severa. No fim do ano o Senhor me incomodou dizendo que eu precisava de um retiro espiritual. Eu preciso de Deus, estou fria, estou vazia, mas eu preciso é Dele. Não tem pessoa que pode saciar a sua sede, nada pode saciar a sua sede de Deus, só Ele.”

Nós cristãos, somos todos iguais, só muda o nome.

Esses dias estava pensando, é necessário que passemos por certas tribulações e provações, para ajudarmos outras pessoas.

Qual o cristão que não tenha passado pela aridez espiritual? Pela frieza, insônia e desconfiança? E as provações e traições de pessoas? Quem é que não tenha perdido algo ou alguém importante? Que não tenha passado por humilhações? Qual o cristão que não tenha sido criticado, injustiçado ou injuriado? Qual o cristão que não tenha passado pela dependência afetiva ou imaturidade espiritual? Qual o cristão que não tenha cometido muitos erros?

Bem, me lembrei até de uma passagem em que Paulo e Silas estavam presos e de repente houve um terremoto que sacudiu o local e arrebentou as correntes quando eles louvavam.

Às vezes, meus irmãos,é necessário um terremoto na nossa vida para que a gente fique livre. Deus não nos quer escravos de nada. Deus não nos quer prisioneiros. Os terremotos são necessários na nossa vida, para que Deus passe a ter o controle dela.

No caso de Paulo e Silas, eles não se preocuparam com a prisão. É bem verdade, que estavam sofrendo, mas focalizaram as suas atenções em Deus, no louvor e nos cantos. E o problema foi solucionado e o Senhor ainda utilizou aquele terremoto para salvar o carcereiro e sua família.

Não tenha medo dos terremotos na sua vida. Não tenha medo das tribulações. Confie no Senhor.

Faça retiros, participe de encontros, leia livros, não pense que só os outros precisam ouvir, nós que pregamos, nós que escrevemos, nós que estamos á frente, precisamos parar e sentar. Precisamos escutar. Não pense que você é melhor que o outro. Que Deus não fica sem você para pregar, que Deus não fica sem você para orar. 

Caia na real. Seja humilde, escute o outro, mesmo que ele não tenha a capacidade que você tem, mesmo que ele não tenha a experiência que você tem. Ora, se Deus utilizou uma pomba para falar com a Eliana, você acha que ele não pode utilizar o seu irmão da sua comunidade para falar com você?

Nesse instante, Deus está falando comigo, através desse texto e, mostrando-me que Jesus morreu que Padre Leo morreu que Paulo apóstolo morreu e que nós também morreremos.

Portanto, vamos nos preocupar é com a nossa salvação. Busquemos as coisas do alto. Essa vida passa e a outra será eterna.

Que o louvor, a honra e a glória sejam dados a Jesus.

Que Deus, nos conceda a graça de buscar e alcançar a santidade.

Augusta Moreira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário