domingo, 26 de agosto de 2012

A nutricionista espiritual



Já observaram o quanto nós cristãos reclamamos? E se a gente for analisar o que foi a vida de muitos apóstolos, ficaríamos até com vergonha de qualquer espécie de queixa.

Prestem atenção em tudo o que o apóstolo Paulo, passou por amor a Cristo. Vejam o tanto que ele sofreu. Aliás, Jesus já tinha dito isso, que Paulo era escolhido e que ia mostrar o quanto ele deveria sofrer por amor ao seu nome.

Paulo diz: "São servos de Cristo? Delirando, digo: Eu ainda mais. Muito mais † do que eles, pelos trabalhos, pelas prisões, por excessivos açoites; muitas vezes em perigo de morte; cinco vezes, recebi dos judeus quarenta chicotadas menos uma; três vezes, fui batido com varas; uma vez, apedrejado; três vezes naufraguei; passei uma noite e um dia em alto mar;fiz inúmeras viagens, com perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em regiões desertas, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos;trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, freqüentes jejuns, frio e nudez; e, sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as Igrejas!Quem fraqueja, que eu também não fraqueje? Quem tropeça, que eu não me incendeie? Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei!O Deus e Pai do Senhor Jesus, ele que é bendito por toda a eternidade, sabe que não estou mentindo.Em Damasco, o governador do rei Aretas mandou pôr guarda em toda a cidade, para me prender.Mas, por uma janela, me desceram num cesto, muralha abaixo. E, assim, escapei das mãos dele".

Por cinco vezes Paulo recebeu 39 chicotadas, isso significa que 195 chicotadas ele recebeu ao ser perseguido. O interessante é que ele contou as chicotadas. Por vez só não recebeu 40 chicotadas, para não equiparar a Cristo, que sofreu toda espécie de ultraje.

Porque Paulo contou as chicotadas?  Talvez meus irmãos, tenha sido para mostrar a cada um de nós o quanto Cristo é importante e que aquele que o segue tudo suporta. Eu diria até, que tudo aceitou para dar exemplo para nós, hoje em dia. Para conformarmos a nossa vontade à de Cristo.

Paulo diz que recebeu excessivos açoites. Sabemos perfeitamente bem que açoite se dá em cavalo e mesmo assim, acho que os cavalos não mereciam a maldade de seus donos. 

No entanto, Paulo foi açoitado e suportou por amor. Paulo era um homem culto, estudado, com título de nobreza, tinha uma situação financeira boa e ele relata que tudo foi comparado a lixo perto de Jesus.

Disse Paulo que para ele o viver era Cristo e o morrer era lucro.

Uma vida totalmente entregue ao Senhor Jesus. Paulo foi também apedrejado. É uma humilhação imensa, alguém ser apedrejado, mas por causa  de Jesus, ele suportou.

Hoje, meus irmãos, a nossa vivência é outra, como também a nossa cultura, as situações vividas, mas sabemos perfeitamente bem que as perseguições continuam, de forma diferente mas continuam.

Podemos até relembrar quando é que fui açoitada(o) na comunidade? Quando é que fui apedrejada(o)? O que mais ocorreu comigo? Com certeza, você lembrará de inúmeras situações na sua vida.

Meus irmãos, somente conseguiremos vencer as dificuldades, caminhando com a palavra de Deus. Como disse Padre Edmilson, assim como a gente necessita de comida e se faltar algum nutriente a gente fica com anemia, assim ocorre conosco na vida espiritual, se não lermos a palavra vamos perdendo a força, ficando desnutridos espiritualmente.

Percebam, o que ocorreu na vida de São Paulo, o apóstolo, que de perseguidor passou a ser perseguido por causa de Jesus e hoje, é um exemplo maravilhoso para nós.

Pensem em Francisco de Assis, um homem que vivia uma vida desregrada, no luxo e sua conversão foi lindíssima tudo suportando para viver o evangelho, da forma que tem de ser vivido. 

Pensemos em Pedro Apóstolo, que após ter negado Jesus, arrependeu-se ao ponto de dizer, eu não sou digno de morrer como o meu mestre e morreu crucificado de cabeça para baixo.

Lembremo-nos de Estevão, que foi morto a pedradas. 

E João Batista? Sua cabeça foi oferecida numa bandeja. Esses e outros mártires deram exemplo de amor. Esses mártires viveram o amor. E nós? Nós as vezes fazemos o que não devemos para preservar o status, a posição dentro da Igreja, as vezes até bajulamos. Já fiz isso e muito mais. Hoje, percebo que temos que ser diferentes.

A bíblia é para ser vivida e não distorcida. O demônio quis distorcer a palavra de Deus quando tentava Jesus e usava a palavra para persuadir o mestre e Ele não permitiu de forma nenhuma que isso ocorresse.

Então, temos que ser conhecedores da palavra e fiéis a ela, tomando o cuidado para que o demônio não a use para nos ludibriar, nos enganar.

Que Deus, meus irmãos, nos conceda essa grande graça de fazer da palavra de Deus, a nossa nutricionista espiritual, como disse o Padre e assim, seguir a risca tudo aquilo que ela manda, não desviando em momento algum, para assim podermos viver o nosso cristianismo como deve ser vivido realmente.

Só pela graça conseguiremos.
Louvado seja o nosso Deus!


Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário