Coloquei o título, queremos nossos padres e freiras perto de nós, porque não somos órfãos, porque amamos a nossa Igreja e quando o pai ou a mãe estão juntos de nós, sentimos protegidos.
Confesso a vocês, que recebi o Espírito Santo, tal como está na bíblia, foi o que de mais lindo ocorreu em toda a minha vida.
O meu coração ardia e queimava. Era um queimor gostoso. Algo que não dá para descrever.
Senti como se meu coração fosse maior do que eu. Era como se uma bomba fosse soprando e enchendo o meu coração e ele ia crescendo, crescendo e, ao invés de ser enchido com ar, era enchido com amor.
É um amor que não dá para explicar, mudou toda a minha vida.
É um amor que não dá para explicar, mudou toda a minha vida.
E se hoje, estou escrevendo para você, é graças a esse Espírito Santo maravilhoso.
Sei que senti o que Nossa Senhora sentiu. Sei que senti o que os apóstolos sentiram.
Hoje, quero te convencer, se é que ainda não teve a experiência de pentecostes, que tenha. Não deixe as oportunidades passarem na sua vida, pois Jesus está para voltar a qualquer momento. É Ele que diz que derramará o seu Espírito sobre toda carne. E não duvido da palavra de Deus. Ela é viva e eficaz.
Como disse nossa senhora em uma de suas aparições:"Vocês lidam com a lógica para explicar o extraordinário! Isto dificulta sentir a presença de Deus, porque ela (a lógica) funciona como um circuito fechado dentro da mente de vocês, razão pela qual, desta forma, nunca poderão entender a linguagem do infinito".
Mas já que temos essa mania de lidar com a lógica, então é necessário que eu te convença que Deus quer derramar o Espírito Santo sobre você, mesma que já seja um padre, um bispo, uma freira, um religoso ou leigo. Deus quer derramar esse Espírito Santo para dar um novo sentido na sua missão ou na sua vida.
Vamos prestar atenção nos detalhes bíblicos para que nos apaixonemos com a palavra de Deus e assim ela possa agir em nós, dentro de nós e por nós.
A palavra devemos recebê-la não como palavra humana, mas como o que ela é: palavra de Deus, que age em nós.
Por que será que temos a mania de ler e não prestar atenção nos detalhes?
Vamos hoje, meditar sobre a vinda do Espírito Santo e sobre a segunda vinda de Jesus, e antes da sua vinda, haverá sinais na terra e no céu. Na terra, haverá sangue e fogo e nuvem de fumaça. Já no céu, o sol se transformará em trevas e a lua, em sangue.
Iremos refletir sobre diversos versículos bíblicos. E o primeiro é extremamente conhecido, pois foi quando durante 40 dias Jesus apareceu para os apóstolos, falando do Reino de Deus. Só que normalmente a gente não vê esse questionamento.
Ao tomar a refeição com eles, Jesus deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse:‘João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo’”.(Atos 1,4)
Porque teriam que esperar alguns dias para receber o Espírito Santo? Porque não foi derramado de imediato sobre eles?
Vocês já imaginaram quantas dúvidas, falatórios, medos, raivas, divisões, após a morte de Jesus? Quem já teve a experiência de pentecostes sabe muito bem, que é uma alegria, uma força, uma coragem, capaz de enfrentar tudo e todos.
Então tinham que esperar o tempo do céu e não da terra para ser derramado o Espírito Santo, pois senão o projeto de Deus não seria cumprido. Se fosse de imediato, eles seriam mortos antes de cumprir o projeto de Deus.
"Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.(Atos 1,8)
Quem recebe o Espírito Santo de Deus se torna uma nova criatura e passa a ter uma coragem que antes não tinha, tanto que milhares e milhares de pessoas deixam tudo, casa, família, bens para testemunhar Jesus.
"Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres — entre elas, Maria, mãe de Jesus — e com os irmãos dele".(Atos 1,14)
Para receber o Espírito Santo, para ter intimidade com o pai é necessário a oração e só reza quem quer mudar de vida, quem entende que DEus é Deus e, Maria, estava ali junto com os apóstolos.(os irmãos, já sabemos que era questão de tradução, na verdade eram primos dele).
A Igreja sempre entendeu que essas passagens não designam outros filhos da Virgem Maria: com efeitos, Tiago e José, ‘irmãos de Jesus’(Mt 13,55), são os filhos de uma Maria discípula de Cristo que significativamente é designada como ‘a outra Maria’(Mt 28,1). Trata-se de parentes próximos de Jesus, consoante uma expressão conhecida do Antigo Testamento698.”(CIC 500)
A Igreja sempre entendeu que essas passagens não designam outros filhos da Virgem Maria: com efeitos, Tiago e José, ‘irmãos de Jesus’(Mt 13,55), são os filhos de uma Maria discípula de Cristo que significativamente é designada como ‘a outra Maria’(Mt 28,1). Trata-se de parentes próximos de Jesus, consoante uma expressão conhecida do Antigo Testamento698.”(CIC 500)
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se.(Atos 2,4)
Aqui quero que prestem atenção, diz o texto que todos, não foi um, nem dois, mas todos, começaram a falar em outras línguas, aqui está incluído Maria.
Nossa Senhora também orou em línguas.
Todos estavam pasmados e perplexos, e diziam uns aos outros: “Que significa isso?”
Mas outros caçoavam: “Estão bêbados de vinho doce”.(Atos 2,12-13)
Vejam, as pessoas acharam que Nossa Senhora e os apóstolos e todos os demais estavam bêbados.
“Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar”.(Atos 2,38-39).
A promessa é para quem? é para todos aqueles que o Senhor chamar.
A promessa não foi só para aquele povo naquele dia. A promessa é para todos os que o Senhor chamar.
Meus irmãos, eu fui chamada pelo Senhor e senti o que os apóstolos sentiram.
Aqueles que o Senhor chama para uma missão especial, sem dúvida alguma fica cheio do Espírito Santo, pois é a palavra que diz, sendo capaz de dar a própria vida por Cristo, como fez Paulo, Pedro, Estêvão, João Batista e tantos outros. Morreram por amor. Deram também suas vidas, por amor, Graças ao derramento do Espírito Santo sobre eles.
Aquele que sentiu o chamado do Senhor, precisa desse ardor missionário para cumprir sua missão.
É agora que quero que você preste mais atenção ainda, pois é preciso saborear a palavra, ver o que ela nos diz, o que o Senhor quer nos mostrar.
Quando iniciei na caminhada religiosa, achava que o Espírito Santo só era derramado em quem era batizado. É o que sempre ouvia. Mas depois, ao analisar a palavra de Deus vi que isso não é verdade. Pois, diz em atos dos apóstolos que os pagãos receberam o Espírito Santo, antes mesmo de serem batizados. Vejam os versículos bíblicos.
"Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre quem era de origem pagã. Pois eles os ouviam falar em línguas estranhas e louvar a grandeza de Deus. Então Pedro falou: “Podemos,por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas, que receberam, como nós, o Espírito Santo?”E mandou que fossem batizados no nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles".(Atos 10, 45-48)
Para convencer Pedro a ir até os pagãos pedro teve uma visão. Caso contrário não teria ido.Eles os pagãos receberam o Espírito Santo, antes mesmos de serem batizados, para que a água do batismo não fosse negada a eles.
É isso mesmo! É a palavra de Deus que fala para nós, pode reler o versículo. O Espírito Santo foi derramado sobre os pagãos antes mesmo de serem batizados. Aliás, é bom que as pessoas leiam atos dos apóstolos com mais atenção, para ver como agia a comunidade cristã. Mas prestar atenção na riqueza de detalhes, lr palavra por palavra e deixar que ela manifeste em você.
Jesus veio para salvar o mundo e não parte do mundo. Então, a ninguém será negada a chance da salvação, a menos que não queira.
Quanta polêmica esses textos já trouxeram na Igreja. Mas a palavra diz: "Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus". (São João 16,2)
Gente, estamos matando as pessoas não é só com tiro. Estamos matando as pessoas com o nosso olhar, com a nossa incredulidade, com a discriminação. As pessoas que mais discriminam os cristãos fervorosos são os da própria Igreja.
Porque essa discriminação? Cadê o amor? O que os cristãos precisam não é de discriminação é de formação e uma formação vinda de padres e religiosos que receberam o Espírito Santo.
É bom ter formação por parte dos leigos, mas queremos o nosso pai e a nossa mãe juntos. Nós não somos orfãos e as vezes nos sentimos assim, quando os nossos padres e religiosos são quase que incrédulos. É muito triste isso. Ficaram no conhecimento da palavra mas não vivenciaram a palavra. A palavra é viva. Não dá para ficar só no conhecimento ou só na vivência é preciso as duas coisas.
Se há erros na Igreja, é porque estamos nos sentindo órfãos. Queremos os nossos padres e freiras juntos de nós.
É bem verdade, que muitos padres e freiras e religiosos em geral, já sentiram o pentecostes, mas queremos que todos tenham essa experiência, se possível, em suas formações e nos seminários.
Não dá só para conhecer sobre o Espírito Santo é preciso sentir o Espírito Santo. Talvez o ideal é um estudo minucioso dos atos dos apóstolos. É preciso encarnar essa palavra nos seminários, É preciso encarnar essa palavra nas formações.
É bem verdade, que muitos padres e freiras e religiosos em geral, já sentiram o pentecostes, mas queremos que todos tenham essa experiência, se possível, em suas formações e nos seminários.
Não dá só para conhecer sobre o Espírito Santo é preciso sentir o Espírito Santo. Talvez o ideal é um estudo minucioso dos atos dos apóstolos. É preciso encarnar essa palavra nos seminários, É preciso encarnar essa palavra nas formações.
Quantos, na Igreja, são perseguidos, porque sentiram o Espírito Santo. Quantos são discriminados, porque tiveram uma experiência viva com Jesus ressuscitado e quer proclamar ao mundo que Ele está vivo. Mas não conseguem, porque muitos que estão à frente na própria Igreja não tiveram uma experiência de pentecostes e se recusam a acreditar neste amor que as pessoas dizem.
E o pior, por serem autoridades na Igreja, deveriam dar uma boa formação para a pessoa ter estrutura na caminhada. Mas negam esse fogo, jogam água abafando nos cristãos aquele amor louco por Jesus.
E o pior, por serem autoridades na Igreja, deveriam dar uma boa formação para a pessoa ter estrutura na caminhada. Mas negam esse fogo, jogam água abafando nos cristãos aquele amor louco por Jesus.
Como seria maravilhoso se tivesse uma catequese onde se explicasse nos mínimos detalhes desde criança, uma preparação para a criança receber o Espírito SAnto, não como algo simbólico, mas uma experiência vivida pela própria igreja.
Há tantos padres e outras autoridades na Igreja, que ainda não experimentaram o Espírito Santo e o fato de não terem tido essa experiência forte com Jesus, impede os mesmos de cumprir fielmente sua missão.
Todo o despreparo que ainda há na Igreja, é porque muitos ainda não tiveram essa experiência linda com o Senhor.
A experiência do derramento do Espírito Santo não foi só para os apóstolos, tanto que até os pagãos o receberam antes de serem batizados.
O que precisa na nossa Igreja é unidade. Seguir a risca o que está na bíblia. Precisamos ser ousados. Só conseguiremos cumprir a vontade de Deus, se silenciarmos o nosso coração, se pedirmos a sabedoria divina e o discernimento espiritual.
Diz a palavra que quando aquele povo recebeu o Espírito SAnto, eles se tornaram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na oração e na partilha.
É isso, que o povo espera. É isso que o povo precisa, de uma catequese renovada, pois não basta receber o Espírito Santo, é preciso ouvir os ensinamentos. Então, é óbvio que precisa de formação.
E quando digo catequese, não é só os catequistas, mas toda a Igreja, inclusive os nossos pastores. É preciso falar a mesma linguagem. Precisamos sentir o aconhego de nossos pastores, pois é muito importante ser guiado por quem realmente já teve uma experiência forte com o Espírito Santo. Graças a Deus, que temos muitas autoridades, que já passaram por essa experiência, mas queremos que chegue a todos.
‘"Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei do meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões e os vossos anciãos terão sonhos; mesmo sobre os meus escravos e escravas derramarei do meu Espírito, naqueles dias, e profetizarão. E mostrarei prodígios no céu, em cima, e sinais na terra, em baixo, sangue e fogo e nuvem de fumaça.O sol se transformará em trevas e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’.(Atos 2,17-21).
É o Senhor que diz, que os jovens terão visões, é Ele que diz que filhos e filhas profetizarão, é ele que diz que os anciãos sonharão. É ele que diz que derramará sobre toda carne o seu Espírito.
É Ele, meus irmãos, que diz isso, então vamos viver a palavra. É ele que diz que mostrará prodígios no céu, isso já está ocorrendo. É ele que diz que haverá sinais na terra, quantos sinais ele já mostrou. E a maioria não acredita. Perseguem aqueles que proclamam, julgando que estão prestando culto a Deus.
Meus amados, o sol vai se transformar em trevas e a lua em sangue, antes da segunda vinda de Jesus.Vamos deixar Deus agir e fazer como está escrito em Efésios 5,10-11"Discerni o que agrada ao Senhor e não tomeis parte nas obras estéreis das trevas, mas, pelo contrário, denunciai-as.
Vamos viver a verdade. Não estou denunciando nada. Só estou dizendo que queremos os nossos padres, freiras, religiosos e toda a hierarquia da Igreja junto de nós, para agradarmos a Deus. Queremos ser obedientes, queremos ser amorosos. Não basta só a permissão da Igreja em trabalharmos na messe, queremos que a Igreja nos ensine e nos ame. Desejamos estar juntos, como os primeiros cristãos estiveram juntos de Pedro, que orou em línguas, que curou paralíticos, cegos, surdos, queremos estar junto das freiras, como os primeiros cristãos estiveram junto de Maria, que orou em línguas, que louvou, que ficou próxima ao povo.
Queremos estar não ao lado, mas juntos, sentindo esse amor na comunidade.
Queremos estar não ao lado, mas juntos, sentindo esse amor na comunidade.
Portanto, somos do entendimento de que devemos deixar a palavra penetrar no nosso interior e pedir o discernimento e a sabedoria ao Senhor, como fez Salomão, para que assim, não cometamos injustiças e façamos a vontade do nosso Deus todo poderoso.
Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br
Vazante-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário