terça-feira, 7 de agosto de 2012

As tentações são utilíssimas ao homem porque nos humilham, purificam e instruem.



Sabemos perfeitamente bem e como sabemos, principalmente os que já têm uma certa caminhada na igreja, exatamente o que é tentação e como ela se infiltra em cada um de nós, nos dominando em determinadas situações.

Sou um exemplo vivo de quem já caiu nas garras do tentador. O mesmo já fez tanta coisa comigo, que até me envergonho de falar e na verdade, isso ocorreu, porque não vigiei, não fiz uma análise da minha vida, não procurei ajuda aos mais instruídos na fé, aos que tinham mais maturidade e caí, e se levantei foi tão somente pela misericórdia do Senhor. 

Por isso, precisamos nos conhecer, procurar ler mais a bíblia, deixar a palavra nos conduzir. Precisamos também, de um orientador espiritual, pessoa de caminhada, para nos ajudar. 

Quando Jesus disse: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (São Mateus 26,41).

Jesus disse isso aos discípulos, porque sabia da reta intenção de cada um deles em servir a Deus mas, Ele sabia também que para vencer o maligno era necessário vigiar e orar.

Irmãos, no caso de alguém ser surpreendido numa falta, vós que sois espirituais, corrigi esse tal, em espírito de mansidão ( mas não descuides de ti mesmo, para não seres surpreendido, tu também, pela tentação ). (Gálatas 6,1)

A tentação, ela vem de uma forma inesperada, como um ladrão. A gente está ali tranquilo,feliz, pregando o evangelho e de repente as coisas mudam, vem como uma tempestade, nas águas que estão calmas.

Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me tenta”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta a alguém. (São Tiago 1,13)

Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. (São Tiago 1,14)

A concupiscência, é um desejo não controlável, sem domínio, desenfreado, que nos domina, exatamente, pela natureza carnal. Daí o demônio nos pega pelo ponto fraco. Se sou moralista, vai me pegar nesta área, fazendo com que me torne imoral, exatamente para ter vergonha e abandonar a Igreja. Se sou ambicioso, é aí que será o meu ponto fraco. Se sou uma pessoa orgulhosa, ele pegará neste ponto. Se o meu ponto fraco for a vaidade, é nesta situação que ele vai dominar.

Então, é necessário vigiar. Vejam, que o demônio pegou Pedro negando Jesus, porque o ponto fraco de Pedro era o medo. Medo de morrer, medo de sofrer, medo de ser humilhado. 

A resistência é fundamental. Temos que resistir a tentação. E o demônio fugirá. É orando e vigiando que vamos nos precaver.

Pois os que querem enriquecer caem em muitas tentações e laços, em desejos insensatos e nocivos, que mergulham os homens na ruína e perdição. (I Timóteo 6,9)

Quantas pessoas na Igreja, já vimos querendo servir a dois senhores. E na hora "h" são reprovados ao terem que provar sua fé.

É por isso que, não mais suportando a demora, mandei colher notícias da vossa fé, receando que o Tentador vos tivesse tentado e que o nosso trabalho tivesse sido em vão. (I Tessalonicenses 3,5).

Sinto que há uma necessidade muito grande de cura interior em nós, porque a nossa tendência é ver os erros dos outros mas não conseguimos enxergar os nossos, por isso, acho que cada servo deveria passar pela cura e libertação, para poder exercer o seu ministério com mais humildade e amor, tendo mais disposição para o perdão e a partilha.

Percebo também, que quando a gente supera a tentação, nos tornamos mais fortes. Há consolo divino.

Que Deus nos conceda a graça de superar as dificuldades e buscar a santidade na simplicidade de coração.

Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário