"Jesus desconheceu a prudência, quando o momento era proclamar a verdade no meio de sua gente."
Amados irmãos, hoje quero meditar com vocês sobre o texto do administrador infiel. Tenho refletido muito sobre a palavra de Deus e realmente fico encantada com tudo o que o Senhor vai me falando e gosto de repassar para que as pessoas possam saborear da fonte da água viva e assim, deixar-se levar pelo texto naquilo que o Senhor deseja.
Por exemplo, comecei a escrever e pela fé estou indo, não sei aonde Ele me levará através da escrita, pois, tenho simplesmente uma idéia do que Jesus falará, não usarei os métodos teológicos ou doutrinários, neste momento, mas sim de forma laical, deixar que a palavra penetre no mais íntimo do meu ser, deixando Deus agir no meu interior e reconhecendo a importância da Igreja Católica na minha vida e o quanto a hierarquia é necessária na Igreja, porém, podemos melhorar interiormente nossas administrações, para que assim a vontade de Deus seja cumprida.
Algum tempo atrás, estava no grupo de oração e o Senhor me ungiu a falar sobre aquele famoso chicote no templo e saíram coisas maravilhosas, tanto que até postei no blog o vídeo sobre o chicote espiritual de Jesus.
O pai dá as chicotadas espirituais quando há necessidade. Então, aquele texto dos vendilhões no templo, o Senhor nos falou muito, que inclusive nós fazemos comércio espiritual. Por exemplo alguns vão na Igreja atrás da Cura e não do Senhor que Cura e isso é comércio espiritual, depois que recebe a cura não volta mais.
Mas, não é esse o tema no momento, quem quizer saber sobre o chicote espiritual de Jesus, veja o vídeo no blog.
Vamos falar agora, é sobre o administrador infiel. Vocês acham que Jesus contou essa parábola só para mostrar que não devemos ser desonestos com o dinheiro alheio?
Não, meus irmãos, vai muito mais além. Aquele homem, administrava os bens materiais de um homem rico.
Sabiam, que o Senhor nos deu também algumas coisas para administrarmos e por vezes não o fazemos da forma correta?
O Pai Celestial, através de seu filho Jesus nos cumulou de dons."No entanto, a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo". (Efésios 4,7)
Os dons são ferramentas que Deus colocou na nossa mão, para desempenharmos com zêlo a nossa missão e o que temos visto por aí? Administradores Infiéis. Talvez você fique perplexo com o que vou dizer, mas o que mais tem na Igreja, são administradores(coordenadores infiéis).
Você já parou para pensar que uns estão querendo tomar os lugares de outros? Há um jogo de interesses que é impressionante! Quantos estão falando na frente, sem ter o dom de falar e excluiu aquele que tem o dom ou, de vez em quando, o coloca(deixa ele 20%, 30%, sendo que ali era para ele falar quase tudo).
Há, também, aquele que o Senhor deu o dom para sair de casa em casa, levando a boa nova e curando os enfermos, mas prefere ao invés disso ficar à frente na Igreja, porque ali ele poderá ser notado ou satisfazer sua própria vontade.
Meus amados, quantos por fofoca, inveja e tantas outras coisas, fizeram pessoas afastarem de suas coordenações que estavam no caminho certo, porque fizeram intriga, mentindo que aquele ou aquela coordenadora estava agindo errado.
Se formos analisar é ou não um administrador infiel aquele que bajula, que puxa o saco, que fica o tempo inteiro preocupado em agradar ciclano ou beltrano ou tal autoridade, para não perder o prestígio ou o função na Igreja.
Quantos, omitem situações do próprio evangelho para não perder o "Poder".
Uns, elogiam autoridades eclesiásticas, para obter vantagens. Outros recebem presentes de pessoas que estão sendo incoerentes com certas situações, para ter uma vida mais tranquila, naquela situação que está vivendo.
Outros, pisam em alguns em nome da obediência, para manter a posição "confortável" naquilo que propôs a fazer na comunidade, fingindo de cego diante da Palavra de Deus. Tudo isso, meus amados são débitos e créditos na administração. E será que isso garantirá um lugar no céu?
Uns, elogiam autoridades eclesiásticas, para obter vantagens. Outros recebem presentes de pessoas que estão sendo incoerentes com certas situações, para ter uma vida mais tranquila, naquela situação que está vivendo.
Outros, pisam em alguns em nome da obediência, para manter a posição "confortável" naquilo que propôs a fazer na comunidade, fingindo de cego diante da Palavra de Deus. Tudo isso, meus amados são débitos e créditos na administração. E será que isso garantirá um lugar no céu?
Meus irmãos em Cristo, a maioria de nós já fomos administradores infiéis. Mas, está na hora de refletirmos no que disse Nossa Senhora em uma de suas mensagens:"Jesus desconheceu a prudência, quando o momento era proclamar a verdade no meio de sua gente"
Vejamos o texto do administrador infiel
São Lucas, 16,1-12 - Depois, Jesus falou ainda aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens.Ele o chamou e lhe disse: ‘Que ouço dizer a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.O administrador, então, começou a refletir: ‘Meu senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Cavar, não tenho forças; mendigar, tenho vergonha.Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.Então chamou cada um dos que estavam devendo ao seu senhor. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor? ’Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo! ’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve: cinqüenta! ’Depois perguntou a outro: ‘E tu, quando deves? ’ Ele respondeu: ‘Cem sacas de trigo. ’ O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve: oitenta’E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu com esperteza. De fato, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz.“Eu vos digo: usai o ‘Dinheiro’, embora iníquo, para fazer amigos. Quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes.Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘Dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem?E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?
Pois, é, meus amados, é a mais pura verdade e foi isso que o Senhor me mostrou com o texto.
Vejamos mais: Pôs-lhe no coração também o dom de ensinar, assim como no coração de Ooliab filho de Aquisamec, da tribo de Dã. (Êxodo 35,34).
Vocês observaram? O Senhor pôs no coração o dom. Já imaginou, quando Deus põe no seu coração um dom e aqueles que detêm a coordenação, não te deixa usar o dom, por inveja ou porque não vai com sua cara? Me diga, é ou não, um administrador infiel.
Aos quatro rapazes Deus concedeu o conhecimento e a compreensão de toda a literatura, bem como a sabedoria e, a Daniel, especialmente, o dom de interpretar toda espécie de visão ou sonho. (Daniel 1,17).
Esse versículo é sério, há pessoas dotadas de muito dons, que já não estão mais à frente e outros que as vezes nem tem o dom e passa a usar a sabedoria humana, para estar nisso ou aquilo e esquecem que quem dá é Deus, quem concede é Deus. Não tenho o direito de atrapalhar os planos do pai.
Por isso, meus irmãos, precisamos silenciar o nosso coração. Necessitamos do Espírito Santo, para iluminar as áreas da nossa vida onde estamos fazendo coisas erradas e mudar. É preciso uma transfiguração interior.
Pedro, porém, lhe respondeu: “Que o teu dinheiro vá contigo à perdição! Pensas que podes adquirir o dom de Deus por dinheiro? (Atos dos Apóstolos 8,20).
Já pensaram que muitos fazem isso na Igreja, aproveitam que têm uma boa situação financeira e fornecem isso ou aquilo para ciclano ou beltrano só com o intuito de ser exaltado, de estar com o grupinho mais de "destaque", entre aspas.
Obviamente, não estou comentando os textos. Os versículos que mencionei alguns não têm haver com o assunto mas os recorda.
É o dom de exortar? Exortemos. Quem distribui donativos, faça-o com simplicidade; quem preside, presida com solicitude; quem se dedica a obras de misericórdia, faça-o com alegria. (Romanos 12,8)
Deus nos convida a administrar bem. Deus nos convida a ser verdadeiros primeiro conosco mesmos.
Se alguém tem o dom de falar, fale como se fossem palavras de Deus. Se alguém tem o dom do serviço, exerça-o como capacidade proporcionada por Deus, a fim de que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. (I São Pedro 4,11).
Sim meus irmãos é preciso ser obediente a Deus e colocá-lo em primeiro lugar na nossa vida. Chega de enganação. Não dá mais para viver na vida velha. Temos que reconhecer que a palavra de Deus pode nos libertar.
Sim, a palavra nos liberta. Por exemplo, Nossa Senhora tem sido uma profetisa nos tempos atuais, porque o povo não está meditando e vivendo a palavra de Deus. Porque quem silencia, quem abre o coração, quem deixa Jesus falar e escuta, ele sabe o que é correto. Então não precisaria da mãe ter que vir alertar. Ela só o faz por amor. Mãe é mãe em qualquer lugar.
Vou dar um exemplo de administrador fiel. Aliás, todos deveriam seguir esse exemplo. Todos nós, e, principalmente os políticos. Quem dera, se os políticos lessem esse texto e meditasse, faria a melhor e maior administração. Pena, que pouquíssimos escutam o Senhor.
Veja o quanto é rica a palavra do Senhor que está em I Reis, 3,9-14- "Dá, pois, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” Este pedido de Salomão agradou ao SENHOR.Deus disse a Salomão: “Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido. Dou-te um coração sábio e inteligente, de modo que não houve teu igual antes de ti, nem haverá depois de ti.E dou-te também o que não pediste: as riquezas e a glória, de tal modo que não haverá teu igual entre os reis durante toda a tua vida.E se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos e mandamentos, a exemplo de Davi, teu pai, eu te darei uma longa vida”.
Caríssimos, é lindo demais o pedido de Salomão"Dá, pois, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal"
Já imaginou os políticos pedindo isso? .E na Igreja? O padre, bispos, diáconos, e toda a hierarquia da Igreja? Quão lindo seria o nosso país. Quanto bem faria as pessoas. Quão linda seria a nossa Igreja.
Que Deus nos conceda a graça de começarmos a pedir como Salomão, pois diz a bíblia que aquele pedido agradou o SENHOR.
Como seria melhor, meus irmãos, se ao invés de uma administração infiel, usássemos de uma correção fraterna, ao percebermos o erro? Administrando ou sendo administrado, é preciso fazer a pergunta: O que Jesus faria se tivesse no meu lugar?
Como seria melhor, meus irmãos, se ao invés de uma administração infiel, usássemos de uma correção fraterna, ao percebermos o erro? Administrando ou sendo administrado, é preciso fazer a pergunta: O que Jesus faria se tivesse no meu lugar?
E eu digo, Dá, pois, a tua serva, um coração obediente, capaz de de discernir entre o bem e o mal e cumprir a tua vontade, ó Senhor.
Portanto, somos do entendimento que só amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, é que seremos administradores fiéis. Que Deus nos conceda essa graça.
Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis
Vazante-MG
Grupo de Oração São Francisco de Assis
Vazante-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário