Paulo foi escolhido por Deus, para evangelizar os pagãos. Eles, eram pessoas não cristãs e que não haviam sido batizadas. Veja a beleza e a grandiosidade da missão. Os pagãos eram discriminados pelos cristãos e inclusive os próprios apóstolos achavam que eles não deveriam receber o Espírito Santo.
Talvez por causa da recomendação que Jesus fizera quando estava entre eles: Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! (São Mateus 10,5).
Dá para perceber na própria escritura sagrada, que essa recomendação feita foi tão somente porque não havia chegado a hora dos discípulos evangelizarem os pagãos. Sabemos que o tempo de Deus não é o mesmo nosso. Ele é que sabe o momento ideal de todas as coisas.
Há uma passagem bíblica que Jesus deu uma visão à Pedro e, só assim, o mesmo pode compreender que os pagãos não estavam excluídos do reino de Deus e deveriam ser batizados.
Tanto é verdade, que o Espírito Santo foi derramado sobre eles mesmos, antes de serem batizados, para que dessa forma os apóstolos se convencessem de que eles eram merecedores do Reino e por isso, não deveriam ser excluídos.
"Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre quem era de origem pagã".(Atos 10,45)
Jesus disse: "Eu não vim, para Condenar o mundo mas para salvá-lo".
Vamos analisar o que disse Paulo:"Em alguns trechos desta carta eu vos escrevi com certa ousadia, a fim de vos reavivar a memória, em virtude da graça que Deus me deu: a graça de ser ministro de Jesus Cristo junto aos pagãos, prestando um serviço sacerdotal ao evangelho de Deus, para que os pagãos se tornem uma oferenda bem aceita, santificada no Espírito Santo".(Romanos 15,15)
É verdade, os pagãos, não eram bem aceitos e a missão de Paulo, além de convencer os Cristãos, era de inserir os pagãos na comunidade cristã, era fazer com que eles sentissem o amor de Deus e mudassem de vida.
No decorrer da caminhada religiosa ficou nítido entre os dois discípulos, Pedro e Paulo, o seguinte: "De fato, o mesmo que tinha preparado Pedro para o apostolado entre os judeus preparou também a mim para o apostolado entre os pagãos". (Gálatas 2,8)
É isso mesmo, Aquele que chama, capacita e envia. Nós, também, no decorrer da caminhada vamos sentindo aonde estamos sendo chamados. É preciso ter a sensibilidade do espírito santo para compreender a missão na qual o Senhor nos chama.
E só vamos conseguir apartir de uma entrega confiante em Deus. Fugindo do pecado, como se foge de uma cobra e buscando a liberdade de uma águia. Alçando vôos na vida espiritual, buscando meditar sempre a palavra de Deus, fazendo anotações no caderno, sobre o que Deus falou e buscando fazer a vontade de Deus em tudo e tendo uma vida de oração profunda.
Pedro foi chamado a evangelizar os judeus, Paulo foi chamado a evangelizar os pagãos.
Como e de que jeito, o Senhor me quer na sua Igreja?
É preciso que nos policiemos e abramos o coração, para que Deus possa curar o nosso interior e assim passemos a escutá-lo, fazendo uma caminhada espiritual.
É preciso adentrar no caminho espiritual pois, nossos pensamentos racionais, interferem no nosso intelecto e nos impede de ver e ouvir da forma como Deus quer nos falar.
Que Deus na sua infinita bondade vá nos indicando o caminho a percorrer.
Augusta Moreira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário