segunda-feira, 6 de agosto de 2012

“PREGAR, É MAIS DO QUE FALAR DE DEUS”- Pregador Ousado


Algumas pessoas, ao ouvirem um pregador ousado exercendo seu chamado eficazmente, ficam tão encantadas com tamanha graça à sua frente, que quase que de imediato desejam em seus corações fazer o mesmo, isto é, pregar a Palavra de Deus.

Não existe nenhum mal em querer ser um pregador, mas é importante discernir bem se temos ou não esse chamado. Para alguns, pregar é apenas falar de Deus para o povo ou pegar um trecho bíblico e aplicá-lo a alguns ouvintes. Mas na verdade pregar é bem mais do que isso irmãos. 

A pregação é um “Carisma concedido pelo Espírito Santo” e é ele quem escolhe a quem conceder este dom, não nós. Por isso, uma vez que reconhecemos este dom em nós, precisamos assumí-lo e depois trabalhá-lo.

O Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1270, nos ensina que todo batizado é chamado a evangelizar, mas isso não quer dizer que todos nós batizados seremos chamados a ser pregadores. É preciso saber diferenciar tal questão .
Um batizado evangelizador nem sempre é um pregador.
E sinto que às vezes  esse fato não é bem compreendido por algumas pessoas.

A evangelização (anunciar Cristo e sua salvação) essa sim, pode e deve ser feita por qualquer batizado, seja ele pregador ou não, pode ser feita por um pai de família, por um trabalhador rural , uma dona de casa e etc. Mas exercer a pregação como dom, vai um pouco mais além.

Esse dom é “um chamado de Deus” que exigirá mais do que evangelizar na minha realidade de vida, embora evangelizar faça parte do chamado. Mas a evangelização feita como pregação terá que ser muitas vezes profética e ousada, o que vai pedir de nós constante formação, obediência, renúncias e principalmente disponibilidade. 

Na obra de Deus existe um lugar para todos, mas precisamos buscar no Senhor, pela oração, escuta e na partilha com os irmãos, qual é o nosso verdadeiro chamado ou ministério, para não corrermos o risco de ocupar um, que não seja o nosso e no futuro nos decepcionarmos.

Por isso meus amados irmãos, fiquemos firmes e busquemos com afinco o nosso lugar na messe, não percamos tempo, pois ele será muito precioso para nós apartir do momento em que estivermos exercendo o nosso verdadeiro chamado.

Um abraço fraterno,

Wellington Castro (Coordenador Diocesano do Ministério de Pregação)
RCC -Uberaba
Fonte:http://pregacaorccuberaba.wordpress.com/2010/05/19/pregar-e-mais-do-que-falar-de-deus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário