sábado, 18 de agosto de 2012

O sábado, que representava o acabamento da primeira criação, é substituído pelo domingo-Nosso dicionário religioso

Amados irmãos, quero propor a mim e a você, começarmos a ler o catecismo da Igreja Católica. Não é possível que nós, com uma riqueza maravilhosa como o mesmo, o deixemos guardado no baú.

É inadmissível que nós cristãos, tenhamos tantas dúvidas na nossa Igreja, deixando que muitos até saiam da Igreja Católica, porque não temos argumentos explicativos para convencê-los de que estão errados.

A Igreja Católica tem explicações e orientações para tudo. É uma organização brilhante. Uma hierarquia maravilhosa. O que precisamos é de formação. É de habituarmos a ler.

Deus tem nos concedido tantas graças, que até pela internet encontramos tudo para a nossa formação. Por exemplo, sobre as dúvidas se devemos guardar o sábado ou domingo. Vejamos as explicações convincentes e corretas da nossa Igreja, que está no catecismo da Igreja Católica. 

Assim como na língua portuguesa, temos o dicionário para sanar as dúvidas, na Igreja Católica temos o catecismo.

Observem:


2189. «Guarda o dia do sábado para o santificar» (Dt 5, 12). «O sétimo dia será um dia de repouso completo, consagrado ao Senhor» (Ex 31, 15).
2190. O sábado, que representava o acabamento da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada na ressurreição de Cristo.
2191. A Igreja celebra o dia da ressurreição de Cristo no oitavo dia que, com razão, se chama dia do Senhor ou domingo (109).
2192. «O domingo [...] deve guardar-se em toda a Igreja como o primordial dia festivo de preceito» (110). «No domingo e outros dias santos de preceito, os fiéis têm obrigação de participar na Missa» (111).
2193. «No domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiéis [...] abstenham-se daqueles trabalhos e negócios que impeçam o culto a prestar a Deus, a alegria própria do dia do Senhor ou o devido descanso do espírito e do corpo» (112).
2194. A instituição do domingo contribui para que «todos gozem do tempo suficiente de repouso e lazer, que lhes permita atender vida familiar, cultural, social e religiosa» (113).
2195. Todo o cristão deve evitar impor a outrem, sem necessidade, o que o impeça de guardar o Dia do Senhor.

Diante do exposto, entendemos que há uma necessidade urgente de adquirirmos o hábito da leitura, para obtermos maior formação, evitando assim os erros.

Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis, Vazante-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário