Atos 18,24-28 e Marcos 6,7
A palavra que o Senhor me deu neste fim de tarde, foram essas acima e muito me chamaram a atenção pelo fato da forma como Deus faz o chamado, capacita os escolhidos e envia para a missão.
Podemos verificar Apolo, um homem eloquente, versado nas escrituras, tinha recebido instrução no caminho do Senhor e falava com entusiasmo, com exatidão sobre Jesus e só conhecia o batismo de João e não o que havia ocorrido com os apóstolos, onde havia sido derramado o Espírito Santo sobre eles.
Apolo foi instruído no evangelho por Priscila e Áquila, atos 18-26.
A pregação de Apolo não era incorreta, antes era incompleta, Priscila e Áquila, ouvindo sua pregação em Éfeso, eles lhes explicaram tudo com mais exatidão e os últimos acontecimentos, como o pentecostes.
Existem muitos Apolos por aí, que falam bem, expressam bem, têm entusiasmo na palavra de Deus, porque nasceram com a vocação pois ela nasce com a gente.
Mas não deixam a vocação desabrochar porque não experimentam a palavra, não experimentam o amor, não conhecem. Uns não querem aprender, não deixam o outro se aproximar e ajudar. Fogem as vezes para não descobrir o que é verdadeiro. Têm medo da verdade, do sofrimento e de vivenciar algo novo e desconhecido. E outros que até querem que a vocação desabroche, até querem servir ao Senhor, mas falta alguém que venha até ele, porque sozinho não consegue ir ao encontro de.
Apolo não teve medo. Teve a humildade de ouvir. E para eu ensinar é preciso eu conhecer.
Meus Irmãos se querermos convencer alguem dizendo que o caminho que ele está seguindo está errado, precisamos conhecer o mapa, ou seja, as escrituras.
Apolo escutou, aprendeu e vivenciou as escrituras e ele tornou-se popular em Corinto.
Apolo era muito querido pelos irmãos de Corinto, tanto que houve uma pequena confusão na qual,Paulo escreveu aos de Corinto dizendo, em 1 Co 1:12-13 e 1 Co 3:4-6.12- Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. 13- Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
Um instrumento bom não fica jogado pelos cantos, preste atenção será que você tem sido um instrumento desejável para a obra ou precisa de uma restauração?
Priscila e Áquila instruíram Apolo que por sua vez se tornou um multiplicador, como aqueles doze que foram enviados por Jesus em missão. Eles saíram para proclamar que o povo se convertesse e saíram dois a dois e que levassem só um cajado, que usasse sandálias e usasse só uma túnica.
Como disse Frei Bento explicando que o sentido da palavra de Jesus aqui é dizer que ao seguirmos pelo mundo, para anunciar o Evangelho, devemos estar livres, leves, sem nada que nos amarre, que nos prenda, tudo que nos faça pobres," nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto".
É o sentido da pobreza evangélica , anunciar o Evangelho aos pobres , como pobres, sem nada de nosso.
Apenas uma túnica que é a Igreja, apenas um cajado que é o Evangelho que nos sustenta a caminhada, apenas as sandálias para que quando for necessário, sacudirmos o pó da indiferença e seguirmos em frente.
Portanto, irmãos, o Senhor nos convida a sermos instruídos e a instruir, a mudar de vida e a transformar a vida dos outros, com o nosso testemunho, com o nosso entusiasmo.
É preciso saborear a palavra de Deus, para que todos tenham desejo de experimentar.
Augusta Moreira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário