Amados irmãos, preocupada com tantas aparições de Nossa Senhora aqui e acolá, alertando sobre os finais dos tempos e pouquíssimas tiveram a aprovação eclesiástica. em meio à tantas dúvidas, perguntei à uma amiga que é religiosa, sobre as aparições e ela disse que não se preocupa com isso, porque na bíblia temos tudo o que precisamos para cumprir a vontade de Deus.
É verdade, porém, penso que essas aparições particulares, se referem à crítica bondosa que vem do céu, nos levando ao exame de verdades já reveladas na própria bíblia, que nós na maioria não temos observado ou até desprezado.
Quantos passaram a acreditar em Deus, após algum milagre ocorrido.
Diante do que minha amiga falou, resolvi procurar na bíblia, sobre o fim do mundo e observar detalhe por detalhe dos escritos, porém, não desprezando as aparições, pois umas são autênticas e por isso, temos que levar em conta, afinal, há muitos servos que sofrem por serem desacreditados ao passarem as mensagens.
Voltando ao tema proposto, quando será o fim do mundo? Quais os sinais que ocorrerão?
É o próprio Jesus que disse aos discípulos os sinais do fim do mundo: Batalhas; guerras; nação contra nação; reino contra reino; fome; terremotos; tortura e morte de servos do Senhor e ódio por eles; traições e falsos profetas que farão grandes prodígios e maravilhas para enganar, se possível, até os eleitos e que quanto ao dia nem Ele sabia.
Observem o diálogo: “Dize-nos: quando será isso? Qual será o sinal da tua vinda e do fim do mundo?”
Jesus tomou a palavra e disse: “Cuidado para que ninguém vos engane!.Pois muitos virão, usando o meu nome e dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ E enganarão muita gente. "Quanto àquele dia e hora, porém, ninguém tem conhecimento, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai".(São Mateus 24, 36).
Jesus instrui os discípulos sobre os sinais que ocorrerão para ficarem sabendo quando será o fim do mundo e quando o Reino de Deus ficará perto.
Jesus então diz: "Ouvireis falar de batalhas, notícias de guerras. Prestai atenção e não vos assusteis, pois é preciso que essas coisas aconteçam. Mas ainda não é o fim. De fato, há de se levantar nação contra nação e reino contra reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares. Tudo isso é o começo das dores.“Então vos entregarão à tortura e à morte. E por causa do meu nome sereis odiados por todas as nações.Muitos sucumbirão, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente. Hão de surgir muitos falsos profetas, que enganarão muita gente. A maldade se espalhará tanto que o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. A Boa Nova do Reino será proclamado em todo o mundo, como testemunho para todas as nações. E então virá o fim". (São Mateus 24,6-14).
Memorizemos então, o que antes ocorrerá: Batalhas; guerras; nação contra nação; reino contra reino; fome; terremotos; tortura e morte dos servos do Senhor e ódio por eles; traições e falsos profetas.
São Mateus dá as riquezas dos detalhes no capítulo 24, 15-27 "Quando virdes, então, a abominação desoladora, de que falou o profeta Daniel, instalada no Lugar santo — o leitor entenda! —, aqueles que estiverem na Judéia fujam para as montanhas. Quem estiver no terraço não entre para apanhar coisa alguma em casa. Quem estiver no campo não volte atrás para pegar o manto. Ai das mulheres grávidas e das que estiverem amamentando naqueles dias. Orai, para que vossa fuga não aconteça no inverno ou em dia de sábado. Haverá então grande aflição, como nunca houve desde o início do mundo até agora e nunca mais haverá. Se aqueles dias não fossem encurtados, ninguém escaparia; mas, por causa dos eleitos, serão encurtados. Se então alguém vos disser: ‘O Cristo está aqui! ’, ou: ‘Ele está ali! ’, não acrediteis. Surgirão falsos cristos e falsos profetas, que farão grandes prodígios e maravilhas para enganar, se possível, até os eleitos. Vede, eu vos preveni! Se vos disserem: ‘Ele está no deserto’, não andeis até lá, ou: ‘Ele está nos esconderijos’, não acrediteis. Como de repente o relâmpago sai do oriente e reluz até o poente, assim será a vinda do Filho do Homem".
É incrível os detalhes bíblicos. Por isso a palavra é vida. Nela tem tudo o que precisamos.Se lermos a palavra de Deus e colocarmos em prática tudo o que está escrito seremos salvos. Tanto é verdade que alguém fez um elogio a Jesus dizendo a Ele: "Bem aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram". Jesus respondeu, antes, bem aventurado aquele que houve a palavra de Deus e a coloca em prática".
Então não basta ouvir é preciso praticar o que contém na palavra do Senhor.
Mas, continuando, voltemos aos detalhes, aos ensinos do mestre com relação ao fim do mundo e a sua vinda:
“Depois da aflição daqueles dias, o sol ficará escuro, a lua perderá sua claridade, as estrelas cairão do céu e as potências celestes serão abaladas. Aparecerá, então, no céu, o sinal do Filho do Homem. Então todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória. Ele enviará seus anjos com uma grande trombeta; ao seu toque, os eleitos serão reunidos dos quatro cantos da terra, de uma extremidade dos céus à outra. “Aprendei da figueira a lição: quando seus ramos vicejam e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto.Vós, do mesmo modo, quando virdes todas essas coisas, ficai sabendo que está próximo, às portas.(São Mateus 24, 29-33).
Irmãos, vamos relembrar as falas de Jesus: Quer dizer que haverá batalhas; guerras; nação contra nação; reino contra reino; fome; terremotos; tortura e mortes de servos do Senhor e ódio por eles; traições, falsos profetas que farão grandes prodígios e maravilhas para enganar, se possível, até os eleitos; aflições e, depois, o sol ficará escuro, a lua perderá sua claridade, as estrelas cairão do céu e as potências celestes serão abaladas. Aparecerá, então, no céu, o sinal do Filho do Homem.
Como distinguir um falso profeta? A bíblia nos dá a resposta:“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Acaso se colhem uvas de espinheiros, ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons.Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis".(São Mateus, 7,15-20)
O iniquidade irá dominar vejamos o texto que nos alerta e volto a dizer é necessário a nossa conversão antes que seja tarde demais. Observem: "Então, ele se revelará, o Iníquo, que o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda.Ora, a vinda do Iníquo se dará pela ação do Satanás, com toda espécie de milagres e sinais e prodígios enganadores, e com todas as seduções da iniqüidade para aqueles que estão a se perder, por não terem acolhido o amor da verdade que os teria salvo.Por isso, Deus lhes envia uma força que os extravia, fazendo-os crer na mentira, de modo que sejam condenados todos aqueles que não creram na verdade, mas se comprazeram na iniqüidade".(II Tessalonicenses, 2,8-12)
Jesus diz ainda que a vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé: "Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem".(São Mateus 24, 38-39)
Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.(São Mateus 24, 44)
Jesus continua ensinando e Lucas no capítulo 21, 9-20 confirma o que Mateus já havia narrado: "Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu. Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis † salvar a vossa vida! “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima."
São Lucas dá alguns detalhes que complementam o que está em Mateus:“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas. apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas.Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.(São Lucas 21,25-28).
Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.(São Lucas 21,31).
São Lucas narra a exortação que Jesus faz:“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.(São Lucas 21,34-35).
Em Atos dos Apóstolos, diz que o sol se transformará em trevas e a lua em sangue, mas que antes vai ocorrer o derramamento do Espírito Santo. Vejamos: ‘"Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei do meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões e os vossos anciãos terão sonhos; mesmo sobre os meus escravos e escravas derramarei do meu Espírito, naqueles dias, e profetizarão. E mostrarei prodígios no céu, em cima, e sinais na terra, em baixo, sangue e fogo e nuvem de fumaça.O sol se transformará em trevas e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’.(Atos 2,17-21).
Já que estamos refletindo sobre o fim do mundo, vamos analisar sobre os que já estão mortos. Paulo explica sobre a ressurreição dos mortos e de que forma será o corpo daqueles que morreram. Então o mesmo faz uma comparação de que quando se planta um grão de trigo por exemplo, Deus dá um corpo a esse grão.
Da mesma forma ocorrerá com os humanos. Passarão a ter um corpo celeste.semeia-se um corpo só com vida natural, ressuscita um corpo espiritual.
Vejamos os ensinamentos de Paulo: I Coríntios, 15,35-58 "Mas, dirá alguém, em que forma é que os mortos vão ressuscitar? Com qual corpo voltarão? Insensato! Aquilo que semeias morre primeiro e só depois é vivificado; e o que semeias não é a planta já desenvolvida — como será mais tarde —, mas um simples grão, digamos, de trigo ou de qualquer outro cereal; e, de acordo com sua vontade, Deus dá um corpo a esse grão, como dá a cada uma das sementes o seu corpo particular. Nem todos toda a carne é a mesma: uma é a carne dos humanos, outro é a dos animais, outro a carne das aves, outra a dos peixes; há corpos celestes e corpos terrestres; um é o brilho dos celestes, outro o brilho dos terrestres; um é o brilho do sol, outro o brilho da lua e outro o brilho das estrelas; e até de uma estrela para outra, há diferença de brilho. Coisa semelhante acontece com a ressurreição dos mortos: semeado corruptível, o corpo ressuscita incorruptível; semeado na humilhação, ressuscita na glória; semeado na fraqueza total, ressuscita no maior dinamismo;semeia-se um corpo só com vida natural, ressuscita um corpo espiritual. Se existe corpo só com vida natural, existe também corpo espiritual. É como está escrito: o primeiro homem, Adão, foi “um ser natural, dotado de vida”; o último Adão é um ser espiritual e que dá vida.Veio primeiro, não o ser espiritual, mas o natural; depois é que veio o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, era terrestre; o segundo homem veio do céu.Qual foi o homem terrestre, tais são os terrestres; e qual é o homem celeste, tais serão os celestes.E como já trouxemos a imagem do terrestre, traremos também a imagem do celeste. Irmãos, eis o que quero dizer: a carne e o sangue não podem receber de herança o reino de Deus, nem a corrupção receber de herança a incorruptibilidade. Vou ainda revelar-vos um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados. Num instante, num piscar de olhos, ao soar da trombeta final — pois a trombeta soará —, não só os mortos ressuscitarão incorruptíveis, mas nós também seremos transformados. Pois é preciso que este ser corruptível se vista de incorruptibilidade e este ser mortal se vista de imortalidade. E quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória;onde está, ó morte, a tua vitória? onde está, ó morte, o teu aguilhão?”Ora, o aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei.Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória por Nosso Senhor, Jesus Cristo.Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, progredindo sempre na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor".
Irmãos, realmente na bíblia tem todo o conhecimento de que necessitamos. Precisamos é ler, é garimpar o diamante que tem nela.
Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje. A vigilância é necessária. É a palavra que diz, vigiai e orai. Desejemos essa mudança de vida, essa renovação interior, busquemos o Cristo. Pois não sabemos o dia e a hora e não podemos correr o risco de perder a salvação.
Busquemos o silêncio interior, deixemos a palavra de Deus tocar a nossa vida. Veja a alerta : "Quando todo o mundo estiver dizendo: “Paz e segurança”, então, de repente, cairá sobre eles a ruína, como as dores sobre a mulher grávida. E não conseguirão escapar." (I Tessalonicenses 5,3)
Irmãos, lembre-mo-nos de que pela fé, Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar os de sua casa. Pela fé, ele condenou o mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé. (Hebreus 11,7)
Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. (São João 3,17)
Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, (São Mateus 13,49)
Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.(São Lucas 21,36).
Há alguns detalhes que são importantes e que precisamos tomar conhecimento: "Eis o que temos a vos dizer, de acordo com a palavra do Senhor: nós, os vivos, que ficarmos em vida até a vinda do Senhor, não passaremos à frente dos que tiverem morrido.Pois o Senhor mesmo, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do céu. E então ressuscitarão, em primeiro lugar, os que morreram em Cristo; depois, nós, os vivos, que ainda estivermos em vida, seremos arrebatados, junto com eles, sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares. E, assim, estaremos sempre com o Senhor.Reconfortai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".(I Tessalonicenses4, 15-17)
E o julgamento final das nações?
todas as nações da terra serão reunidas diante de Jesus, que estará acompanhado de todos os anjos e Ele separará do lado direito Dele os escolhidos, dizendo:
‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!"(São Mateus 25,34).
Jesus diz o motivo da recompensa do Reino do Céu e porque está colocando os benditos de seu pai à sua direita: "Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’."
Daí Jesus explica: "‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes! "’
Por isso, a lei se resume no primeiro mandamento. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
Quem é o meu próximo? Aquele que tenho conhecimento de que está necessitando de alguma coisa e que me coloco no lugar dele. Se estivesse no lugar dele queria que fizesse para mim.Se faço, é amor. E Jesus diz que ao dar a comida ou a roupa, ao fazer a visita, ao amparar quem necessitava, foi a Ele próprio que fez.
Jesus separará do lado esquerdo Dele os que fizeram exatamente o contrário e os mandará para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos, dizendo: "Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me".
(São Lucas 25, 42-43). E ainda fala: "‘Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!" ’
E Jesus finaliza dizendo que os justos irão para a vida eterna e os injustos para o castigo eterno(São Mateus 25,46).
Fazer para o outro como se tivesse fazendo para mim e fazer por amor a Jesus.
Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. (São Mateus 7,2)
Penso que é como dissemos anteriormente, se faço para o outro como se fizesse para mim e por amor a Deus. Isso é a medida certa.
Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. (São Mateus 7,2)
Penso que é como dissemos anteriormente, se faço para o outro como se fizesse para mim e por amor a Deus. Isso é a medida certa.
Assim, finalizo irmãos, esse artigo, que espero seja de alerta para todos nós. Ainda dá tempo. Que Deus nos conceda a graça, de mudarmos de vida, arrependendo de nossos erros, crendo no evangelho e buscando as coisas do alto, para recebermos o Espírito Santo de Deus e dar um novo sentido em tudo.
Louvado Seja Deus!
Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante-MG
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário