domingo, 26 de agosto de 2012

Por quarenta anos, sem que suas vestes envelhecessem pelo uso e nem os calçados se gastassem em seus pés, o povo foi conduzido através do deserto, por Moisés.



Olá! Paz e bem!

Hoje, vamos refletir sobre algo que Moisés disse quando convocou o povo e que nunca havia parado para refletir ou analisar.

Trata-se de alguns sinais e prodígios, provas grandiosas do amor de Deus. E uma delas, é o fato daquele povo conduzido por Moisés, rumo à terra prometida, ter usado a mesma roupa e o mesmo calçado por quarenta anos, sem que estragassem ou envelhecessem.

É sem dúvida, algo extraordinário e, muita gente não deixa Deus agir em seus corações.

O próprio Moises, disse que o Senhor ainda não vos deu um coração que entenda, olhos que vejam e ouvidos que escutem.

Observemos as palavras de Moisés:

Deuteronômio, 29,1-4
"Moisés convocou todo o Israel e disse: “Tendes visto tudo o que a vossos olhos o SENHOR fez no Egito ao Faraó, a todos os seus servidores e a todo o seu país; as grandiosas provas que teus olhos viram, os grandes sinais e prodígios. Até hoje, porém, o SENHOR ainda não vos deu um coração que entenda, olhos que vejam e ouvidos que escutem. No entanto, por quarenta anos vos conduzi através do deserto, sem que vossas vestes envelhecessem pelo uso nem os calçados se gastassem em vossos pés".

Porque será que as pessoas não conseguem ver e nem escutar, mesmo diante de sinais e prodígios realizados pelo Senhor nosso Deus?

A resposta a essa indagação vem do próprio Moisés, que diz que é porque as pessoas não colocam em prática aquilo que Deus manda.

VEJAM:

Moisés convocou todo o Israel e lhes disse: “Ouve, Israel, as leis e os decretos que hoje vou proclamar a vossos ouvidos, para que os aprendais e cuideis de praticá-los. (Deuteronômio 5,1)

É necessário aprender ou seja ter conhecimento da palavra e assim saber quais os mandamentos e preceitos do Senhor e praticar o que Ele nos orienta.

Não basta saber os mandamentos é preciso praticá-los.

Hoje, não fecheis os vossos corações mas ouvi a voz do Senhor.

"O coração desse povo se endureceu: com os ouvidos ouviram mal e seus olhos, eles os fecharam, para que não enxerguem com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração e se convertam e eu os possa curar’". (Atos dos Apóstolos 28,27)

Não podemos ouvir com ouvido indisposto. Não podemos ouvir por ouvir. É preciso ouvir com o desejo de mudança, ouvir com o coração.

"Pois o coração deste povo se endureceu, e eles ouviram com o ouvido indisposto. Fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar’. (São Mateus 13,15)"

O que posso dizer? Deixe a palavra de Deus tocar. Não espere de mim. Deixe que a palavra de Deus te transforme.

Te convido a voltar ao início desta reflexão e ler tudo novamente, mas agora, com o ouvido atento. Com os olhos fixos em Jesus. Não leia por ler, mas leia o texto novamente, com expectativa ! Leia como se estivesse lá junto com aquele povo.

Deixe a palavra de Deus falar com você. Deixe a palavra te transformar. 


Que Deus nos dê um coração que escute e ouvidos dispostos, atentos à sua palavra e que ela nos transforme.

Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis-Vazante
www.grupodeoracaosaofranciscodeassis.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário